Autor Tópico: Modem/Roteador/Gateway LYNKSYS WAG200G perde configuração no 8.04 e 7.10  (Lida 7645 vezes)

Offline Bitrate

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Quando uso o LYNKSYS WAG200G em wireless, não conecta por perder a configuração da senha de acesso à rede.
Para conseguir conexão, é necessário ir em Rede, limpar as bolinhas pretas do box "Senha da rede" e colocar a senha.
Usando o mesmo equipamento e com a mesma "Configuração automática (DHCP), ou até  Endereços fixos, em modalidade com cabos funciona bem.
Porque necessário colocar senha cada vez que que volto usar o Ubuntu e não ocorre este "bug" no uso o WindowsXP ?;
eis a questão que não encontro a solução !. Agradeço quem possa ajudar-me nesse mistério.

Offline csat

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Modem/Roteador/Gateway LYNKSYS WAG200G perde configuração no 8.04 e 7.10
« Resposta #1 Online: 13 de Junho de 2008, 12:15 »
Quando uso o LYNKSYS WAG200G em wireless, não conecta por perder a configuração da senha de acesso à rede.
Para conseguir conexão, é necessário ir em Rede, limpar as bolinhas pretas do box "Senha da rede" e colocar a senha.
Usando o mesmo equipamento e com a mesma "Configuração automática (DHCP), ou até  Endereços fixos, em modalidade com cabos funciona bem.
Porque necessário colocar senha cada vez que que volto usar o Ubuntu e não ocorre este "bug" no uso o WindowsXP ?;
eis a questão que não encontro a solução !. Agradeço quem possa ajudar-me nesse mistério.

Quando se fala em wireless vem a idéia de uso de um notebook.  Quando se fala em wireless e notebook é necessário saber qual a placa que o notebook utiliza para fazer o wireless funcionar.  Ao saber a placa que o notebook/wireless utiliza é necessário ter em mente se o Ubuntu identificou adquadamente o hardware e usou o driver correto.  Se estou no caminho certo creio eu que outras informações precisariam ser fornecidas por você para que eu ou outra pessoa possa entender e sugerir alguma coisa.  Estou entendendo que seu equipamento MODEM/ROTEADOR está funcionando bem por causa do WindowsXP.

EDITADO:  parece que você postou duas vezes o mesmo assunto com títulos diferentes.
« Última modificação: 13 de Junho de 2008, 12:19 por csat »
Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline Bitrate

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 13 de Junho de 2008, 14:48 »
Caro CSAT, eis os detalhes que necessita:
Uso o LYNKSYS (Modem/Toteador/Gateway com 4 portas e 1 antena Wireless), para rede ADSL em dois Computadores desktop (gabinete torre).
As placas de recepção wireless são TP-LINK 54 M Wireless PCI Adapter.
Tentei todas as configurações de rede (dinâmica, Endereços IP, DHCP, etc) sem
resultado; só funciona se colocar a senha da rede que se perde a cada desligamento.
Quanto à postar duplamente, suponho tenha havido operação errada, quando tentei retirar outro tópico anterior e sem resposta, para colocar este;
não tenho muita habilidade no uso do Forum.
Agradeço imensamente sua atenção ao problema, esperando também a dos outros colegas ubunteiros.

Offline csat

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 14 de Junho de 2008, 20:44 »
Uso o LYNKSYS (Modem/Toteador/Gateway com 4 portas e 1 antena Wireless), para rede ADSL em dois Computadores desktop (gabinete torre).
resultado; só funciona se colocar a senha da rede que se perde a cada desligamento.
Quanto à postar duplamente, suponho tenha havido operação errada, quando tentei retirar outro tópico anterior e sem resposta, para colocar este;
Agradeço imensamente sua atenção ao problema, esperando também a dos outros colegas ubunteiros.

Algumas considerações:

a) Não entendi bem o que você diz com "placas de recepção".  As placas de rede são de transmissão e recepção e tanto faz com fio ou sem fio;

b) O difícil de configurar na rede wireless é fazer o hardware do computador (rede) ser acionado pelo Software, no caso o Ubuntu.  Portanto, para saber mesmo que o sistema está funcionando, digite:

Código: [Selecionar]
sudo iwlist scan

Copie e cole o resultado em sua resposta.

Informe, também, se você consegue ler em Ingles pois algumas soluções pode aparecer nesse idioma.

Csat (Ubuntu 8.04)

Offline Bitrate

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 14 de Junho de 2008, 22:05 »
Citação de: Bitrate em Ontem às 14:48

Algumas considerações:

a) Não entendi bem o que você diz com "placas de recepção".  As placas de rede são de transmissão e recepção e tanto faz com fio ou sem fio;

b) O difícil de configurar na rede wireless é fazer o hardware do computador (rede) ser acionado pelo Software, no caso o Ubuntu.  Portanto, para saber mesmo que o sistema está funcionando, digite:

Código:

sudo iwlist scan

Copie e cole o resultado em sua resposta.

Informe, também, se você consegue ler em Ingles pois algumas soluções pode aparecer nesse idioma.
Placas de recepção, são as TP-Link 54M instaladas no slot PCI do gabinete do Computador, com uma antena externa para receber as informações transmitidas do Gateway LINKSYS WAG200G acima referido.
Tenho condições de lêr e entender no idioma Inglês.
O Sistema Ubuntu está funcionando, visto que estou usando-o para acessar o Forum e enviar esta postagem;
se desligar e voltar à usa-lo, será necessário ir em Rede e colocar novamente a senha da rede, conforme  já relatei.
Aguardo orientação, "soon as possible !". "My best Regards".

Offline Bitrate

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 14 de Junho de 2008, 22:18 »
CSAT, eis o resultado de sudo iwlist scan:
[sudo] password for raul:
lo        Interface doesn't support scanning.

eth0      Interface doesn't support scanning.

wifi0     Interface doesn't support scanning.

ath0      Scan completed :
          Cell 01 - Address: 00:18:39:A7:C2:DC
                    ESSID:"redealves"
                    Mode:Master
                    Frequency:2.462 GHz (Channel 11)
                    Quality=60/70  Signal level=-35 dBm  Noise level=-95 dBm
                    Encryption key:on
                    Bit Rates:1 Mb/s; 2 Mb/s; 5.5 Mb/s; 11 Mb/s; 22 Mb/s
                              6 Mb/s; 9 Mb/s; 12 Mb/s; 18 Mb/s; 24 Mb/s
                              36 Mb/s; 48 Mb/s; 54 Mb/s
                    Extra:bcn_int=100
                    IE: WPA Version 1
                        Group Cipher : TKIP
                        Pairwise Ciphers (1) : TKIP
                        Authentication Suites (1) : PSK

raul@raul-desktop:~$

Offline csat

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 14 de Junho de 2008, 22:55 »
CSAT, eis o resultado de sudo iwlist scan:
[sudo] password for raul:
lo        Interface doesn't support scanning.

eth0      Interface doesn't support scanning.

wifi0     Interface doesn't support scanning.

ath0      Scan completed :
          Cell 01 - Address: 00:18:39:A7:C2:DC
                    ESSID:"redealves"
                    Mode:Master
                    Frequency:2.462 GHz (Channel 11)
                    Quality=60/70  Signal level=-35 dBm  Noise level=-95 dBm
                    Encryption key:on
                    Bit Rates:1 Mb/s; 2 Mb/s; 5.5 Mb/s; 11 Mb/s; 22 Mb/s
                              6 Mb/s; 9 Mb/s; 12 Mb/s; 18 Mb/s; 24 Mb/s
                              36 Mb/s; 48 Mb/s; 54 Mb/s
                    Extra:bcn_int=100
                    IE: WPA Version 1
                        Group Cipher : TKIP
                        Pairwise Ciphers (1) : TKIP
                        Authentication Suites (1) : PSK

raul@raul-desktop:~$

Bom.  O mais difícil é fazer o hardware ser entendido pelo Ubuntu de forma a que a interface de rede  sem fio possa identificar o roteador ou o ponto de acesso e, no seu caso, o iwlist mostra as estações captadas.

O gerenciador de rede, ao identificar o ESSID, mostraria os parâmetros necessários ao ser clicado sobre ele e abriria uma janela para que fosse digitada a chave (senha) referente ao TKIP/PSK e deveria guardar essa informação para o uso futuro. 

Alternativamente, eu tentaria mudar o gerenciador de rede pelo WICD.  Para isso é necessário que seu desktop esteja ligado a rede com fios pois o sistema de instalação modifica completamente o modelo original do Ubuntu.

Veja =>aqui<= como proceder.

Sugiro que você faça uma instalação alternativa e teste essa dica acima do wicd pois mal ou bem seu sistema está funcionando quase 100%.  Caso dê certo, ou seja, o gerenciamento com o WICD consiga melhorar e implementar suas funcionalidades você poderia então refazer a instalação original.

Não consigo ver o que poderia estar atrapalhando a gravação da chave de acesso no seu Ubuntu.  O WICD pode ser uma solução alternativa, salvaguardando a instalaçao atual.

« Última modificação: 15 de Junho de 2008, 10:19 por csat »
Csat (Ubuntu 8.04)

Offline Bitrate

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: 15 de Junho de 2008, 16:10 »

Caro CSAT;
imprimi toda a sua orientação e do wicd.sourceforge.net para facilitar análise e execução cautelosa.
O mais breve possivel, postarei resultado para seu conhecimento e registro no Forum.
Agradeço sua paciência e atenção com este Ubunteiro de 80 anos; usuário de Computadores desde o tempo dos cartões perfurados IBM. Um abraço do Bitrate.

Offline csat

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: 15 de Junho de 2008, 19:50 »

Caro CSAT;
imprimi toda a sua orientação e do wicd.sourceforge.net para facilitar análise e execução cautelosa.
O mais breve possivel, postarei resultado para seu conhecimento e registro no Forum.
Agradeço sua paciência e atenção com este Ubunteiro de 80 anos; usuário de Computadores desde o tempo dos cartões perfurados IBM. Um abraço do Bitrate.

80 anos?  Parabéns pela longevidade e pelo interesse no uso do software livre.  Sou do tempo do IBM 1401, /360 e /370 também.  Um abração e tudo de bom.

Csat (Ubuntu 8.04)

Offline Bitrate

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #9 Online: 16 de Junho de 2008, 20:04 »
Caro CSAT:
O Gateway LINKSYS permite, simultaneamente, Conexão sem fio (Wireless-ath0) 
e Conexão por fios (cabo RJ45-eth0), conforme teste usando:
- sem fio para o Micro da minha mulher que só usa Windows XP;
- cabo para o meu usando Ubuntu ou Windows XP;
dispensando, assim, uso de senha e conectando eficientente as duas máquinas.
Conseqüentemente, considerando que, não pretendo adquirir e usar  Notebook em casa, decidi não efetuar as boas dicas sugeridas pelo colega, que poderão ser úteis para quem deste fórum desejar.
É oportuno, agradecer mais uma vez o interesse do colega em ajudar

Offline csat

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #10 Online: 16 de Junho de 2008, 23:57 »
Caro CSAT:
O Gateway LINKSYS permite, simultaneamente, Conexão sem fio (Wireless-ath0) 
e Conexão por fios (cabo RJ45-eth0), conforme teste usando:
- sem fio para o Micro da minha mulher que só usa Windows XP;
- cabo para o meu usando Ubuntu ou Windows XP;
dispensando, assim, uso de senha e conectando eficientente as duas máquinas.
Conseqüentemente, considerando que, não pretendo adquirir e usar  Notebook em casa, decidi não efetuar as boas dicas sugeridas pelo colega, que poderão ser úteis para quem deste fórum desejar.
É oportuno, agradecer mais uma vez o interesse do colega em ajudar

Ok, é sua a decisão de fazer testes.  Por aqui sempre faço o seguinte.  No disco de 300 GB, 150 ficam com o XP e o restante vou criando partições não mais do que 10 GB para colocar diversas versões de LINUX.  Nunca eu apago ou testo alguma coisa em cima do que está funcionando mesmo que com deficiência.  Tem que ter sempre uma partição de testes para diversos "sabores" de Linux e para experiências como as que eu sugeri pois se estragar alguma coisa é só formatar essa partição e instalar de novo.

No Linux como em outros sistemas operacionais é importante testar sempre pois aí encontramos as dificuldades e as tentamos superar e ao buscarmos as soluções nos deparamos com outras que talvez venham a servir para outra coisa no futuro ou mesmo até para oferecer suporte a outros colegas.

Um abração.
Csat (Ubuntu 8.04)