Autor Tópico: instalação do ubuntu 8.04 não reconhece as partições do HD  (Lida 4244 vezes)

Offline jrmelo

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
fiz um upgrade na minha maquina dai resolvi também reinstalar os sistemas operacionais. to com um pentium IV 3GB com 2MB de cache, 2G RAM, Plca de video de 512MB e ainda com HD de 80. nesse HD eu tenhu partições NTFS onde instalei o M$ Vista e partições ext 3 onde ja tinha instalado o ubuntu 7 e gostaria de instalar agora o 8. porém quando vou instalar o ubuntu a partir do CD ele não reconhece as outras partições .. o q devo fazer ?? andei vendo uns tópicos aki mas nada relacionado exatamente ao problema aki em questao .. dei o comando blkid e me apareceu isso:

/dev/sda1: UUID="2A02283902280C7F" TYPE="ntfs"
/dev/sda2: UUID="b7fd8d26-df6f-48cb-a4e1-9d3ad90902df" SEC_TYPE="ext2" TYPE="ext3"
/dev/sda4: UUID="E4309F79309F5202" TYPE="ntfs"
/dev/sda5: TYPE="swap" UUID="6ac35b34-fa5c-47a8-8fe2-90b76589689f"
/dev/loop0: TYPE="squashfs"

agradeço desde já a ajuda !!

Offline jrmelo

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: instalação do ubuntu 8.04 não reconhece as partições do HD
« Resposta #1 Online: 13 de Junho de 2008, 01:29 »
será q alguem nunca passou por isso ??

Offline Leonardo Meira

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: instalação do ubuntu 8.04 não reconhece as partições do HD
« Resposta #2 Online: 13 de Junho de 2008, 04:50 »
Olá Jrmelo,

Eu já passei por um problema parecido com o seu. Eu usava só o WIndows até que decidi fazer um dual boot WIndows/Ubuntu. Pois bem, particionei meu HD com o particionador do próprio live cd do Ubuntu e até aí deu tudo certo. Em seguida, fui instalar o windows na primeira partição (NTFS) do meu HD. Instalei o windows e em seguida reinstalei ele de novo por ter tido uns problemas ao configurar o windows após a primeira instalação. Até aí tudo bem, mas quando fui instalar o Ubuntu numa segunda partição (ext3), o particionador da instalação (live cd) do Ubuntu simplesmente não detectava nenhuma das minhas partições. Resultado, perdi tudo o que tinha no meu HD (ainda bem que eu já tinha feito backups) e tive que refazer as partições novamente.
Agora você poderia me perguntar: qual foi o problema? Bom, eu acho, mas não tenho certeza, que o que aconteceu foi o seguinte: ao ter instalado o windows sucessivas vezes, a trilha MBR (pequeno trecho no início do HD que guarda as informações referentes às partições) foi substituída ou apagada. Por isso, durante a instalação do Ubuntu, o particionador simplesmente não detectava nada.

Dê uma olhada no seguinte link, que esclarece bastante: http://www.guiadohardware.net/tutoriais/recuperando-particoes-corrigindo-sistemas-arquivos/