Minha instalação não entra no modo gráfico

Iniciado por edipinho, 10 de Junho de 2008, 04:47

tópico anterior - próximo tópico

edipinho

Olá pessoal,
sou novato em Linux,
acabei de instalar o "ubuntu-8.04-server-i386.iso" em um HD antigo de 40Gb mandei usar somente para a instalação do Linux, não fiz nada ele criou as partições e sei lá o que mais, deixei que ele fizesse tudo sozinho, pois eu sou leigo no assunto, quem sou eu para dúvidar da instalação dos caras do Ubuntu.  ;D

Na instalação funcionou tudo beleza, até reinicializar,  :o , não consigo entrar no modo gráfico.
Ou eu fiz algo errado ou não sei como entrar.

Qualquer ajuda será bem vinda. ::)
Tche Louco

clcampos

Se você instalou a opção sever (ubuntu-8.04-server-i386.iso) é exatamente isto que é instalado.

O que você pode fazer é logar-se e instalar a interface gráfica, conforme abaixo:

Código (Para Gnome) Selecionar
sudo  apt-get   installl ubuntu-desktop

Código (Para KDE) Selecionar
sudo  apt-get   installl kubuntu-desktop

Existem outras opções, mas estas duas são as mais usadas.

Querendo testar outras use a pesquisa que encontra fácil.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

edipinho

Oi Cristiano,
tentei fazer isso que você falou, mas me deparei com uma duvida: qual a senha do Admin?  ???

Quando eu entro ele me pede para me logar eu entrei como usuário que ele me cadastrou,
logo após eu digitei o que você falou, ele me pede para logar com Admin eu tentei a mesma senha que coloquei no usuário mas não funcionou, ele fica acusando erro na senha, eu não coloquei mais nem uma senha na instalação. :-\
Tche Louco

clcampos

Citação de: edipinho online 10 de Junho de 2008, 17:38
Oi Cristiano,
tentei fazer isso que você falou, mas me deparei com uma duvida: qual a senha do Admin?  ???

O usuário admin é aquele que você criou na instalação do sistema.

CitarQuando eu entro ele me pede para me logar eu entrei como usuário que ele me cadastrou,
logo após eu digitei o que você falou, ele me pede para logar com Admin eu tentei a mesma senha que coloquei no usuário mas não funcionou, ele fica acusando erro na senha, eu não coloquei mais nem uma senha na instalação. :-\

Verifique se não esta usando maiúsculo (ou coisa assim), pois você deve logar com o usuário criado na instalação, e usar a senha dele.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

edipinho

Oi Cristiano.

Esse usuário que ele criou tem o mesmo poder do Admin ?
se for isso, tem algum erro pois eu consigo entrar com este usuário e assim que coloco "sudo  apt-get   installl ubuntu-desktop" e aperto enter ele pede a senha do Admin.
Eu apenas coloquei a senha deste usuário, do Admin não.

Uma coisa que observei, é que acontece alguma coisa estranha quando esta entrado (caregando o linux), tipo, erro reset... , não da pra ler é muito rápido.
Tche Louco

clcampos

Citação de: edipinho online 10 de Junho de 2008, 21:01
Oi Cristiano.

Esse usuário que ele criou tem o mesmo poder do Admin ?

Você fala o root?

Citarse for isso, tem algum erro pois eu consigo entrar com este usuário e assim que coloco "sudo  apt-get   installl ubuntu-desktop" e aperto enter ele pede a senha do Admin.
Eu apenas coloquei a senha deste usuário, do Admin não.

Novamente, como assim você não colocou a senha do Admin? Que usuário é esse?

CitarUma coisa que observei, é que acontece alguma coisa estranha quando esta entrado (caregando o linux), tipo, erro reset... , não da pra ler é muito rápido.

Tem como você postar as mensagens quando executa o comando para instalação da interface gráfica?

Para entender melhor as diferenças do Ubuntu (que não usa root) para outras que usam leia o texto:

O que é "Root" e "Sudo"? Por que usar e como usar
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

edipinho

Tche Cristiano, obrigado pela paciência.  :)

Estou meio perdido, você me disse que :
CitarSe você instalou a opção sever (ubuntu-8.04-server-i386.iso) é exatamente isto que é instalado.
Então fui procurar e achei esta versão "ubuntu-8.04-desktop-i386.iso",
se ela entrar automático no modo gráfico é melhor instalar ela?
Tche Louco

clcampos

A versão desktop já entra direto no modo gráfico, e instalar ela sempre é a melhor opção, isto se você não quer fazer um servidor.

Mas você deveria conseguir instalar a interface gráfica e fazer sua versão server virar uma versão desktop.

Só não estou entendendo qual é o erro ai. E quanto a paciência sou eu que devo falar da sua, pois ainda não entendi bem o erro e por isto não pude te ajudar.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

edipinho

BLZ Cristiano.
Vou tentar instalar esta a versão "desktop", se der tudo certo e aprender um pouco mais sobre o linux, vou voltar a tentar a instalação   da versão "server", mas fica pra depois.  ;D

Até amanhã estará tudo ok, espero que de certo. :D

Por enquanto muito obrigado amigão.
Tche Louco

edipinho

Instalei o "ubuntu-8.04-desktop-i386.iso" do CD Live,
estava funcionando mais ou menos, tela de 800x600,
não reconheceu a placa de vídeo "GeForce4 MX 440" ou eu não soube achar como habilita-la ou instalar,
tudo bem por enquanto, depois eu corrijo isto.

Depois de uns 30min. a tela ficou toda com linhas finas verticais e trancou o funcionamento do Uruntu, mas o mouse ficou funcionando com um retângulo de uns 2cm a sua volta.
O kurumin esteve assim antigamente, mas ele corrigiram isso na versão 7 e resolveu este problema.

Estou desistindo  :-\,  ou quando eu trocar meu PC ou o Uruntu corrija os problemas de configurações.

Por enquanto obrigado Cristiano.
Tche Louco

clcampos

Não desistiu muito rápido?

Acho que qualquer usuário que queira mudar seu sistema (sair de um que esta acostumado para algo novo) sua perseverança esta meio pequena não?
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

edipinho

Oi Cristiano,
eu acho que é minha placa de vídeo que esta trancando o Linux.

Sobre minha perseverança,
ela esta ligada diretamente no meu conhecimento de Linux, que é muito pequena,  :-\
estou tentando instalar para aprender.

Se você acha que existe alguma chance de conseguir eu estou pronto a tentar.
Tche Louco

clcampos

Todo mundo sempre esta apto a aprender, e só se aprende (para mim) estudando e/ou batendo a cabeça.

Uma coisa te dou certeza, se não desistir esta comunidade também não desistirá e com certeza você terá seu ubuntu redondo mais cedo do que pensa.

Quanto ao problema podemos tentar resolvê-lo.

Antes disso vamos fazer um backup por segurança. Abra o Terminal (ou consola) através da opção Aplicações > Acessórios > Terminal (ou consola) e digite o comando abaixo:

sudo   cp   /etc/X11/xorg.conf    /etc/X11/xorg.conf.bkp.20080612

Agora vá na opção Sistema > Administração > Drives de Hardware e veja se tem lá a opção da sua placa (sem estar marcada).

Caso esteja lá marque a opção e proceda com a instalação, e espero que funcione assim.

Caso não funcione partiremos para outras opções.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

edipinho

Enquanto eu estava fazendo trancou novamente, que ver as imagens:
http://edipinho.uni.cc/uploads/Uruntu-Gran2-Erro-video.JPG
http://edipinho.uni.cc/uploads/Uruntu-Gran1-Erro-video.JPG
http://edipinho.uni.cc/uploads/Uruntu-Peq-Erro-video.jpg

Não tem placa alguma dentro da pasta "Drivers de Hardware"???

Na Ajuda falaram para habilitar o hardware das placa usando o  Gereciador de Hardware,
eu não achei o Gereciador de Hardware   :-\ , acho que +- este texto. ;D

Estou usando o CD desktop, não instalei no HD ainda só vou fazer se funcionar blz.  ;)
Tche Louco

clcampos

Tente usando o envy, e com ele você pode fazer usando apenas o terminal, assim nem tem perigo de travar.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!