Autor Tópico: Dúvida sobre criação de partição para o UBUNTU 8.04 [+resolvido]  (Lida 3348 vezes)

Offline Master_Coyote

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Olá pessoal,como vão ?

ja tenho o winxp instalado nessa máquina,e quero instalar o ubuntu,aproveitando tmb o dual boot.
bem,dei reboot no computador,e selecionei o cd do ubuntu,fui em instalar,agora chegou na parte de selecionar idioma,horário,e bem,criar as partições,coisa em que sou TOTALMENTE leigo.

queria dar algumas informaçoes para obter algumas respostas.
meu computador :
p4 2.4
hd 80gb (tenho ~15gb livre)
512 de memória
placa de vídeo geforxe fx 5200 128 mb (offboard,claro)

na opção do particionador,é melhor eu ir em manual,assistido,ou qual outra ?
se for em manual,oq tenho q por ?
tentarei descrever +- a janela q aparece :

Device         |       type    |     Mount Point  |   format ? |   size             |  used
/dev/sda
  /dev/sda1  |       ntfs     |                                 [__]      |  80048 MB    | 63700 MB

free space                                                     [__]      |   8mb

e tem as opções para clicar (ao selecionar algo q não seja o /dev/sda) : editar partição   /        deletar partição
Desfazer as mudanças nas partições

e ao clicar em /dev/sda : New Partition table

e bem,sou TOTALMENTE analfabeto em questão de criar partições,espero uma ajuda,e espero q não demore,pois estou esperando a informaçõa para partir pro próximo passo :D

obrigado a todos;

ps.: esqueci de avisar,quero usar +- 10gb pro linux,e uns 700~800mb pro swap.
« Última modificação: 10 de Junho de 2008, 19:16 por Master_Coyote »

Offline VB5

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Dúvida sobre criação de partição para o UBUNTU 8.04
« Resposta #1 Online: 08 de Junho de 2008, 22:37 »
Você pode usar o particionamento assistido, redimensionando hda1 (sua atual partição W$) e instalando  o Ubuntu no espaço restante; 10 a 15 GB são bem suficientes - é a primeira opção apresentada. Atente que na na "régua" mostrada o espaço que corresponderá ao ubuntu é à direita ( parte branca); o espaço laranja à esquerda fica para o W$.  Atente ainda mais na 2a. opção: ela sugere usar o disco inteiro, e nesse caso seu W$ será totalmente deletado!...

Em qualquer caso, sempre desfragmente seu W$ e passe um chkdsk nele antes de instalar o Ubuntu.

Se quiser usar o pariicionamento manual, pode fazê-lo; nesse caso reserve uns 8 GB para a partição raiz ("/"), uns 6 para a "/home " e cerca de 512 MB  para a "swap". A diferença é que neste caso sua pasta "/home" fica numa partição separada da raiz; se você reinstalar o Ubuntu não perde seus arquivos e configurações (o contrário do que acontece na primeira opção, onde a /home fica dentro da partição raiz). Entretanto, se optar por esta, mais tarde pode mover a /home para outra partição.

Qualquer dúvida que não puder resolver fazendo uma pesquisa aqui mesmo ( há muitos tópicos a respeito), poste e vamos ver... Boa sorte!

VB5
« Última modificação: 08 de Junho de 2008, 22:40 por VB5 »
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Master_Coyote

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 08 de Junho de 2008, 22:40 »
Olá,muito obrigado pela resposta atenciosa,mas como eu disse,não sei nada sobre particionar hd/particionador.

pretendo deixar o home junto com todo o linux,sendo assim,criando apenas + 2 partições,a raiz e a de swap.

onde clico pra selecionar essas partições ? é justamente esse o problema. (totalmente resumido)
por isso coloquei as funções q aparecem ao selecionar cada parte.

obrigado novamente.

Offline VB5

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 08 de Junho de 2008, 22:48 »
Se clicar na primeira opção ( "redimensionar hda1...") basta que mova depois o cursor da "régua" para definir o espaço que pretende deixar para o Ubuntu; aí ele acomodará a raiz ( incluindo a /home) e a swap, que ele  dimansionará de acordo com su RAM. O resto é automático... e demora 15 minutos, no máximo.

VB5

Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Master_Coyote

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 08 de Junho de 2008, 22:52 »
bem,fui na primeira opção "guiado" (redimensionamento) e ocorreu um erro,até estou com ele aberto aki ainda.

Falha na operação de redimensionamento

Um erro ocorreu durante a gravação das mudanças
nos dispositivos de armazenamento.

A operação de redimensionamento foi abortada.

OK <-

bem,oq pode ter causado isso ? |:

aki vai uma imagem : http://i210.photobucket.com/albums/bb156/master_coyote/Captura_da_tela-1.png
« Última modificação: 08 de Junho de 2008, 22:58 por Master_Coyote »

Offline VB5

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 08 de Junho de 2008, 23:01 »
OK, vamos passo a passo...

- Primeiro, desfragmente o W$ e  passe o chkdsk ( isso é importante!);
- Dê boot com o LiveCD do Ubuntu;
- Após a carga, clique no ícone "Install";
- siga o particionamento desejado.

É provável que o erro que está tendo se deva a pedaços de arquivos do W$ perdidos na área onde o Ubuntu será instalado, se não foi feita a desfragmentação e a checagem do disco.

VB5

Offline Master_Coyote

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 08 de Junho de 2008, 23:05 »
bem,fiz a desfragmnetação e a checagem de disco,apesar de que depois disso eu deletei cerca de 3~4gb de arquivos,oq pode ter diexado alguns arquivos no meio,faz lógica.
irei para o windows e irei tentar,mas de todo caso...

pode por favor me ensinar a criar a partição raiz (incluindo a home) e a swap ?
manualmente,claro.

obrigado pela ajuda,e desculpa o trabalho.

Offline VB5

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: 08 de Junho de 2008, 23:11 »
Não é trabalho algum!...  :D  não é necessário fazer nada, se usar a primeira opção. O Ubuntu verificará o espaço em disco e a RAM disponível e selecionará uma swap compatível com esta; o restante do espaço será usado para  raiz, já incluindo a /home.

VB5

Offline Master_Coyote

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: 08 de Junho de 2008, 23:17 »
Não é trabalho algum!...  :D  não é necessário fazer nada, se usar a primeira opção. O Ubuntu verificará o espaço em disco e a RAM disponível e selecionará uma swap compatível com esta; o restante do espaço será usado para  raiz, já incluindo a /home.

VB5

ótimo,muito obrigado!
ja q não quero utilizar todo o espaço livre,irei copiar alguns arquivos no windows pra tomar espaço,instalo,depois deleto,auahu

mas obviamente,desfragmentando e passando check disck,vai demorar,mas fazer oq...

obrigado

Offline VB5

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
« Resposta #9 Online: 08 de Junho de 2008, 23:24 »
a q não quero utilizar todo o espaço livre,irei copiar alguns arquivos no windows pra tomar espaço,instalo,depois deleto,auahu

Você não precisa fazer isso, basta que mova o cursor da régua para que o espaço restante seja o que pretende; a sobra ficará para o W$.

===Editando:===
Mas deixe pelo menos uns 7 a 8 GB para o Ubuntu, senão logo terá problemas e terá que reparticionar o disco...

VB5
« Última modificação: 08 de Junho de 2008, 23:41 por VB5 »

Offline Master_Coyote

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #10 Online: 08 de Junho de 2008, 23:50 »
a q não quero utilizar todo o espaço livre,irei copiar alguns arquivos no windows pra tomar espaço,instalo,depois deleto,auahu

Você não precisa fazer isso, basta que mova o cursor da régua para que o espaço restante seja o que pretende; a sobra ficará para o W$.

===Editando:===
Mas deixe pelo menos uns 7 a 8 GB para o Ubuntu, senão logo terá problemas e terá que reparticionar o disco...

VB5

queria deixar em torno de 10gb,daí vim aki,desfragmentei e taulz,cheguei lá,indiquei 11gb e disse q o espaço estava poequeno O_O
vim aki,liberei mais,deixei 15gb,e vai 15gb mesmo...

Offline Master_Coyote

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #11 Online: 09 de Junho de 2008, 00:33 »
é cara,desisto |:

ja desfragmentei,dei scandisk e tentei instalar lá no modo guiado + 2 vezes
depois da vez q disse q o tamanho era pequeno,eu vou lá seleciono 15gb e fala q deu erro,daí eu vou,seleciono 10gb (na outra vez) e da erro de novo,o mesmo da screenshot ali,acho q desisto de ubuntu ;s

mas de qualquer jeito,se alguém puder me ensinar um passo a passo mastigado como criar a swap e a raíz pro ubuntu,agradeço.

gracias

Offline Master_Coyote

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #12 Online: 09 de Junho de 2008, 11:00 »
estou postando do meu cursinho pra dizer q essa madrugada fui dormir 3hrs da manhã tentando fazer.
o problema era q o desfragmentador não desfragmentava um arquivo (.iso) de 4.5gb q eu tinha no windows,foi só deletá-lo (droga,nem queria deletar) e desfragmentar q deu tudo certo.

só tenho uma dúvida mo boba,no tópico do skype q criei.
VB5,obrigado por toda a ajuda.

Offline VB5

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
« Resposta #13 Online: 09 de Junho de 2008, 23:32 »
Master_Coyote,

beleza, sabia que tinha que funcionar!...  :D às vezes é um detalhe desses que não se pode prever que complica tudo. Mas se está tudo bem quanto a isso, as outras dúvidas a gente vai tirando. Por favor, acrescente um [Resolvido] no título do tópico pra ajudar a galera ...

( ),
VB5