Autor Tópico: Não consigo acessar o ubuntu  (Lida 11185 vezes)

Offline Srta Ludy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Não consigo acessar o ubuntu
« Online: 04 de Junho de 2008, 10:39 »
Oi gente sou mais uma iniciante no sistema Ubuntu Linux e estou com um pequeno problema: minha máquina veio com o Vista original em inglês e eu decidi que queria aprender a usar o Ubuntu, pedi pra um amigo instalá-lo na minha máquina só que isso deu um problemão!!! Primeiro os drives da máquina agora vem em uma partição fixa não mais em cds, e ele mexeu nisso e até agora eu não sei como ficou!!! Foi instalado o Ubuntu, tudo bem, só que o Vista original deu problema pois ele tentou substituí-lo pelo XP e não deu, então ele colocou um Vista em português sabe-se lá de onde!!! Até aí tudo bem, só um belo dia estava mexendo na máquina e ela avisou que o Vista tinha feito algumas atualizações e precisava ser reiniciado, eu reinicie e quando ligou deu um erro que dizia que havia sido corrompido um drive da minha máquina e que era preciso colocar o cd do Vista e restaurar o sistema.. Assim eu fiz só que agora quando eu ligo a máquina ele não me dá opções para escolher qual sistemas eu quero usar, na verdade eu nem sei se desistalou o Ubuntu!!! Eu queria resolver isso pois mexeram na minha máquina e isso só me trouxe problemas, primeiro a web-cam, depois o mouse e agora isso! Se alguém puder me ajudar eu agradeceria muitíssimo!!!

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Não consigo acessar o ubuntu
« Resposta #1 Online: 04 de Junho de 2008, 10:52 »
O Windows tem mesmo a mania de remover o GRUB (que te apresenta o menu para escolha do sistema a usar) e assim não dar acesso a outros sistemas. Acho que é ciumes, e ele quer você só pra ele, só pode!

Mas existem formas de recuperar isto, porque provavelmente o Ubuntu continua lá, mas para isto você precisará do LiveCD do Ubuntu, e também das dicas do tópico Mil e uma maneiras de recuperar o Grub.

Caso não saiba fazer, ou tenha medo podemos ajudá-la, precisando mesmo do LiveCD.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline alineri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
  • Ubuntu 10.04 - twitter.com/rodrigoalineri
    • Ver perfil
    • Rodrigo Alineri
Re: Não consigo acessar o ubuntu
« Resposta #2 Online: 04 de Junho de 2008, 10:57 »
Sou novo tbm na comunidade mas o que puder ver de acordo com o seu relato é que ao realizar a restauração do sistema do Vista, ele tirou o GRUB (onde voce escolhe qual sistema iniciar) da MBR.
Se seu Vista estiver OK agora, voce tera de refazer a instalação do Ubuntu para ele colocar o GRUB de volta.


NOTA: Estou colocando aqui da forma que sei, mas se alguem na comunidade tiver uma dica melhor vamos ajudar a Ludy.
Não tenha medo de ser o melhor. Só os medíocres não são criticados.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Não consigo acessar o ubuntu
« Resposta #3 Online: 04 de Junho de 2008, 10:59 »
Sou novo tbm na comunidade mas o que puder ver de acordo com o seu relato é que ao realizar a restauração do sistema do Vista, ele tirou o GRUB (onde voce escolhe qual sistema iniciar) da MBR.
Se seu Vista estiver OK agora, voce tera de refazer a instalação do Ubuntu para ele colocar o GRUB de volta.


NOTA: Estou colocando aqui da forma que sei, mas se alguem na comunidade tiver uma dica melhor vamos ajudar a Ludy.

Não concordo!

Reinstalar sistema para resolver um problema é coisa de windows.

Basta reinstalar o GRUB  que tudo estará OK.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline CGaldino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
  • O conhecimento liberta.
    • Ver perfil
    • Infosucata
Re: Não consigo acessar o ubuntu
« Resposta #4 Online: 04 de Junho de 2008, 20:17 »
Sou novo tbm na comunidade mas o que puder ver de acordo com o seu relato é que ao realizar a restauração do sistema do Vista, ele tirou o GRUB (onde voce escolhe qual sistema iniciar) da MBR.
Se seu Vista estiver OK agora, voce tera de refazer a instalação do Ubuntu para ele colocar o GRUB de volta.


NOTA: Estou colocando aqui da forma que sei, mas se alguem na comunidade tiver uma dica melhor vamos ajudar a Ludy.

Não concordo!

Reinstalar sistema para resolver um problema é coisa de windows.

Basta reinstalar o GRUB  que tudo estará OK.

Concordo com o guru Clcampos, nesta situação é desnecessário reinstalar todo o sistema. Srta Ludy, primeiramente seja bem vinda! Recomendo que siga a recomendação do Clcampos antes de qualquer tentativa de reinstalar o sistema, na sequência poste aqui o resultado.

abs,
C.
@conradopreto Linux user #440560 / Ubuntu user #11411 /

Offline lucianobass

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 118
    • Ver perfil
Re: Não consigo acessar o ubuntu
« Resposta #5 Online: 07 de Junho de 2008, 09:49 »
Olá Srta Ludy,

Olha aconteceu um problema semelhante comigo, eu tive que formatar a partição do windows e ele realmente formata a MBR (conhecida como ATAPI 0, onde fica "instalado" o GRUB), deixando a parte técnica de lado...
Seu UBUNTU está anda no seu HD não se preocupe, NÂO precisa reinstalá-lo basta seguir esses passos que o GRUB estará novamente...
Você precisa ter o liveCD, aquele de instalação do ubuntu...

1º passo

Dê o boot pelo liveCD e escolha a opção testar sem instalar, ou rodar pelo CD não lembro mais qual é, o importante é rodar o ubuntu sem instalar;

2° passo

No terminal (shell, console como queira chamar) digite os comandos abaixo:

$ su
senha:
# grub
grub-> find /boot/grub/menu.lst
(hdX,Y)
**** Provavelmente terá 1 saida, caso tenha apenas 1 linux com grub instalado, e os X e Y são a indicação pra partição, usados os numeros adiante.
grub-> root (hdX,Y)
grub-> setup (hd0)
grub-> quit

3° passo

Se tudo estiver certinho basta reinstalar seu ubuntu e veja se o GRUB estará lá depois ;)

Espero ter ajudado...

Lucianobass
"Facilidade? Dom? Balela..." (Oscar Schimmit) Por isso vou estudar o lunix até aprender. ;)

Offline edson-dantas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
    • Ver perfil
Re: Não consigo acessar o ubuntu
« Resposta #6 Online: 07 de Junho de 2008, 09:57 »
luciano bass

vc opderia me ajudar cara to com problema a + de uma semana  e piorou ontem, preciso muito de ajuda o cl campos estava me ajudando ontem mas ele precisou sair e estou desolado cara leia aqui por favor a nossa conversa e entenda meu problema:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,168.150.html

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,168.165.html

 meu computado esta inutilizavel preciso muito de ajuda cara

desde ja muito obrigado

Offline edson-dantas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
    • Ver perfil
Re: Não consigo acessar o ubuntu
« Resposta #7 Online: 07 de Junho de 2008, 10:08 »
luciano

o erro é o seguinte quanto ao boot:

quando ligo aparece a tela com opçoes

        .ubuntu 8.04. kernel .2.6.24
        .ubuntu 8.04. kernel .2.6.24 (recovery)
         ubuntu 8.04 memtest86+
         window xp

   quando clico em qualquer linux aparece a mensagem:

   ERROR 22: NO SUCH PARTITION

   quando clico no xp aparece:

  FALTA NTLDR.

Offline lucianobass

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 118
    • Ver perfil
Re: Não consigo acessar o ubuntu
« Resposta #8 Online: 07 de Junho de 2008, 11:11 »
luciano

o erro é o seguinte quanto ao boot:

quando ligo aparece a tela com opçoes

        .ubuntu 8.04. kernel .2.6.24
        .ubuntu 8.04. kernel .2.6.24 (recovery)
         ubuntu 8.04 memtest86+
         window xp

   quando clico em qualquer linux aparece a mensagem:

   ERROR 22: NO SUCH PARTITION

   quando clico no xp aparece:

  FALTA NTLDR.


Olha Edson,

Você já tentou formatar a partição do Windows? Ele desinstala o GRUB que fica na MBR e fica fácil depois reinstalar sem precisar formatar a partição do linux,  te passo como fazer passo a passo.
Agora, se você tiver dados na partição do windows que não possa perder, tente dar um boot com um CD do windows mais antigo, por exemplo o winME, aí vc salva seus dados pelo DOS.
"Facilidade? Dom? Balela..." (Oscar Schimmit) Por isso vou estudar o lunix até aprender. ;)

Offline edson-dantas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
    • Ver perfil
Re: Não consigo acessar o ubuntu
« Resposta #9 Online: 07 de Junho de 2008, 11:23 »
luciano

acho que o problema é mais simples pois na hora do boot oq acontece é que o sistema ñ acha a aprtição do linux é uma medida drastica reistalar o xp leia isso:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,168.150.html

 o procedimento que tomei quando o clcampos me ajudava creio q deve haver algum erro no arquivo menu.lst que esta mandando o boot procurar na partição errada.

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Não consigo acessar o ubuntu
« Resposta #10 Online: 07 de Junho de 2008, 12:48 »
Depois de perder o acesso a outros sistemas e ter que reescrever o menu.lst algumas vezes uma medida de segurança que sempre tomo e manter uma cópia funcional deste arquivo em local seguro (pendrive, email, etc...)  ;)

sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline lucianobass

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 118
    • Ver perfil
Re: Não consigo acessar o ubuntu
« Resposta #11 Online: 07 de Junho de 2008, 16:15 »
luciano

acho que o problema é mais simples pois na hora do boot oq acontece é que o sistema ñ acha a aprtição do linux é uma medida drastica reistalar o xp leia isso:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,168.150.html

 o procedimento que tomei quando o clcampos me ajudava creio q deve haver algum erro no arquivo menu.lst que esta mandando o boot procurar na partição errada.

Trocar o sistema que iniciará primeiro e o tempo de espera
Trocar Sistema
Para trocar o sistema que será iniciado primeiro (como por exemplo, a
maioria dos usuários que querem o Windows entre automático, mas com a
opção de escolher Windows ou o Ubuntu) navegue ate a pasta
/boot/grub/ e encontre o arquivo chamado menu.lst
Ou: sudo gedit /boot/grub/menu.lst
Haverá uma linha assim: default 0
Tempo
Altere conforme o numero de sistemas e entradas que você tiver:
Exemplo: Geralmente para os usuários que só tem o Windows XP e o Ubuntu, o número do default geralmente será
o 4, já que as outras entradas são:
        1 - Ubuntu Kernel...
      
        2 - Ubuntu Kernel (recovery)
      
        3 - Memory Test
      
        Other Operating Systems: (Que não vale como entrada)
      
        4 - Windows XP (OU 98, ME etc.)
      
        Trocar Procure a linha que contém timeout 10, observe a figura acima.
      
        Por padrão o Ubuntu usa 10 segundos de espera para escolher o sistema.
      
        Modifique pela quantidade de segundos que achar conveniente.
      
        Salve as alterações e reinicie o computador. Pronto!
      
Como adicionar uma entrada para o Windows no menu do GRUB?
       sudo gedit /boot/grub/menu.lst
Adicione as seguintes linhas no fim do arquivo (Assumindo que /dev/hda1 é a localização da partição Windows)
title           Microsoft Windows
root            (hd0,0)
savedefault
makeactive
chainloader +1
Restaurar GRUB
Maneira 1 - Como restaurar o menu do grub depois de uma instalação do Windows? (Caso você teve que formatar
o Windows XP e o Windows sumiu com seu GRUB).
        Use o seu Live-cd e num terminal digite:
      
        sudo grub-install /dev/hda ( Assumindo que /dev/hda é a localização da partição(HD) do boot)
        Troque hda pelo correspondente: hda, sda, hdb, sdb ...
      
                       
Maneira 2 – Execute este comando:
- sudo grub --> executamos o interprete de comando do GRUB.
- root (hdX,Y) --> indicamos onde esta localizada a partição
- setup (hdX) --> instalamos o GRUB nesse disco
- quit      --> Saímos do interprete de comandos do GRUB
Aonde X é o numero do disco rígido e Y e o numero da partição. Para saber mais, use a tabela no começo do
capitulo.
O primeiro HD do GRUB é o primeiro HD primário (master). O segundo é o primeiro HD secundário (slave), o terceiro
é o segundo HD primário e assim sucessivamente.
Maneira 3 – Desde um terminal digitamos:
- sudo grub -                  -> Executamos o interprete de comando do Grub
- find /boot/grub/stage1      --> Busca aonde esta a partição do Ubuntu (GRUB)
- root (hdX,Y)                --> Ponha o valor que apareceu no comando anterior
- setup (hd0)                 --> Instala o GRUB no primeiro HD (hd0), que é o que inicia o computador.
- quit                        --> Saimos do interprete de comandos do GRUB



Fonte: Ygor abreu - Retirado do Tutorial do Ygor Abreu
« Última modificação: 07 de Junho de 2008, 16:19 por lucianobass »
"Facilidade? Dom? Balela..." (Oscar Schimmit) Por isso vou estudar o lunix até aprender. ;)

Offline edson-dantas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
    • Ver perfil
Re: Não consigo acessar o ubuntu
« Resposta #12 Online: 07 de Junho de 2008, 16:56 »
ja tentei isso Luciano  tentei tudo sobre grub mas nada o erro 22 such partition persiste isso quer dizer que estou colocando o boot no lugar errado?
 to desistindo vou zerar tudo e instalar só o xp ñ estou conseguindo solução todos falam que o problema é o grub.
 sei lá cara me de uma luz



Offline lucianobass

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 118
    • Ver perfil
Re: Não consigo acessar o ubuntu
« Resposta #13 Online: 07 de Junho de 2008, 18:10 »
Olha edson tudo levra a crer que é no GRUB mesmo o problema, mas posso te afirmar uma coisa amigo...
Eu uma vez tinha desistido de usar linux por causa desses problemas que sempre surgiam... Mas eu utilizava o slackware faz bastante tempo, e era muito ruim de rodar alguma coisa, pra vc ter idéia para montar o CDROM por exemplo tinha que ficar dando o comando no terminal ou então fazia um script para parar de digitar, hj em dia está td mais fácil...
E quando cv consertar isse problema aí (que ao meu ver amigo infelizmente terá que tomar medidas drásticas) vc vai conseguir ter um SO que é muito confiável e seguro.
Não uso o windows só qd for pra uma coisa que realmente não cnsiga ter acesso no linux.
E mesmo assim tive que trocar de distro por causa da minha placa de vídeo, agora está rodando tudo redondinho, vai por mim formate o windows e reinstale o grub pelo cdlive do ubuntu que vc não vai se arrepender...
Se precisar de algo estarei às ordens amigo!!!
Boa sorte!!!
"Facilidade? Dom? Balela..." (Oscar Schimmit) Por isso vou estudar o lunix até aprender. ;)

Offline Srta Ludy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Não consigo acessar o ubuntu
« Resposta #14 Online: 13 de Junho de 2008, 13:44 »
Queria agradecer as respostas de todos você  a minha pergunta, bem infelizmente eu ainda não arrumei o Ubuntu pois não tenho o CD, mas um amigo meu tem e assim que ele puder me emprestar eu vou seguir as recomendações de vcs e reinstalar o sistema operacional.
Obrigada.