Eita nóis, pessoal quando sai do windows fica perdidinho.
o avast esta em /usr/bin , essa é a pasta padrão, praticamente tudo o que vc instala, o executavel esta armazenado la dentro, criar um atalho na area de trabalho como o caminho /usr/lib/nome_do_programa.
Muita coisa vc vai instalar no linux e o atalho não sera criado, procure la dentro quando isso ocorrer.
MAS ISSO NÃO FUNCIONA PARA O AVAST
se vc baixou o avast do site, ele lhe obrigou a se registrar, ai, ele mandou pro seu e-mail uma chave como essa:
W78161657H5500A1106-EET56AH4
essa é minha chave de registro do avast.
abra o terminal e digite: avast
ele vai pedir a key
Copie e cole no terminal a chave que consta no seu email, email que vc informou ao se cadastrar no site para baixar o programa.
se vc não tem a chave, cadastre-se no site do avast eles lhe mandar a chave pro e-mail, para se cadastrar, basta selecionar o programa, a versão do Sistema e antes de baixar, ele vai pedir para se cadastrar, ou então, tente essa minha, pode passar na boa.
feito isso, digite no terminal avast-updade para atualizar, se ele não conseguir vai aparecer uma mensagem de erro, se ele conseguir se atualizar, não vai aparecer nada.
Por fim, digite: man avast
Vai abrir um manual para vc aprender a utilizar o avast, os comandos.
Para sair do man, basta pressionar a tecla "q" do teclado.
Exemplo de como utilizar o avast, eu tenho em minha pasta home a pasta porcarias e dentro dela, centenas de pastas e minlhares de subpastas e arquivos, então, eu vou no terminal e digito:
avast -c /home/raidicar/porcarias/
e pronto, scaneamento completo de tudo o que tem dentro da minha pasta porcaria.
detalhe: ao digitar man avast, veja que o parametro -c significa testfull, ou seja, avast -c é = a teste completo.
SIM, É ISSO MESMO, esquece a interface grafica, acostume-se com o modeo texto.
Boa sorte e que os virus não estejam com vc.
abraço