Autor Tópico: openSUSE 11 - primeiras impressões!  (Lida 15582 vezes)

Offline HD883

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
openSUSE 11 - primeiras impressões!
« Online: 02 de Junho de 2008, 12:59 »
É isso ai pessoal, já foi lançado versão 11RC1 do Opensuse, eu tive o prazer de baixar a Iso ontem mesmo, e instalei ele numa partição.
Bom, as minhas primeiras impressões foram muito boas, o instalador está super fácil,a instalação foi rápida, usei o esquema de autoparticionamento em LVM do Opensuse mesmo e depois de instalado é bastante rápido.

O Kde 4 está muito bonito e rápido, não tem aquele padrão de barra de tarefas preta, que pessoalmente eu não gosto.O kde4 está muito bem personalizado. Não tenho duvidas em dizer que é a melhor distribuição para quem quer usar o kde 4.
O Yast, como sempre se supera, a atualização e instalação dos componentes pt, foi fácil, solicitou um download de 165 megas, que foi num piscar aqui na minha conexão de 2 megas.
A consulta aos repositórios de software, do Opensuse, não estão mais lentos como na versão 10.3, que foi a minha maior bronca em Outubro.

O yast é mágnifico! As suas opções de configurações são muitas, tem até pra dispositivos de leitura de impressões digitais.

O Kde que veio com essa versão é a versão 4.04, que provavelmente deverá se a padrão para o lançamento no dia 19 de junho próximo, o dia do lançamento oficial do Opensuse, eu verifiquei ainda no instalador de pacotes do Yast, as versão do Kde 3 e do Gnome 2.22 como opções para instalações.
A melhor novidade é o no gerenciador de pacotes -zypper. O apt-get que se cuide, o zypper é mesmo muito rápido. Fez-me lembrar o pacman do Arch.
O gerenciamento de pacotes no opensuse passou de besta a bestial!!
Outra novidade é o live cd que agora funciona! O live cd do 10.3 era um pouco bugado, mas nesta versão funcionou muito bem. Demorou 10 minutos a instalar.
Outra novidade que ainda não testei é a possibilidade de criarmos o nosso próprio live cd, ou live-usb de forma fácil. Basta instalar o kiwi e o processo é bem, simples.
Um outro aspecto que não queria deixar de falar. Para o opensuse esqueçam os tutoriais multimedia.
Basta ir ao site do opensuse.org, clicar e já está.
A minha webcam, não foi reconhecida. Então bastou clicar e os drivers foram instalados. mais fácil imnpossivel!
Aliás, desde que eles lançaram o build service é possível encontrar de tudo nos repositórios.
Ainda faltam 16 dias para a versão final, mas esta versão rc já está mesmo muito boa. Vale a pena um teste!!
As midias de instalação serão as seguintes:

    * Dvd (i386, 64Bit PC, PowerPC)
    * Live-Cd Instálavel Kde 4 (i386, 64Bit PC, PowerPC)
    * Live-Cd Instálavel Gnome (i386, 64Bit PC, PowerPC)
Mais informações aqui:

http://en.opensuse.org/OpenSUSE_11.0

EDIT: os drivers para a nvidia ainda não estão prontos. Tive de seguir este tutorial:
http://lists.opensuse.org/opensuse-kde/2008-03/msg00119.html
Na versão final, os drivers irão estar prontos nos repositórios.
« Última modificação: 02 de Junho de 2008, 13:13 por HD883 »

Offline danpos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 386
    • Ver perfil
Re: openSUSE 11 - primeiras impressões!
« Resposta #1 Online: 02 de Junho de 2008, 13:09 »
@hd883

Gostei do teu 'review'. :) Eu usei por um bom tempo o openSUSE (versões 10.2 / 10.3) em dual boot com meu desktop e notebook principal. A pouco tempo resolvi migrar todas as máquinas apenas para o Ubuntu por questões de manutenção e gerenciamento, sem contar que um programa específico para lidar com o TIM WEB só funciona com ambiente GNOME e (sinceramente) não vejo o sentido de usar o openSUSE com o Gnome. Realmente o gerenciador de pacotes nas versões anteriores era muito lento, a consulta à base de pacotes idem e isso também desanimou um pouco o uso do mesmo. Well, que sabe agora com as mudanças de performance eu não teste o mesmo (talvez agora em uma máquina virtual).

Danpos.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: openSUSE 11 - primeiras impressões!
« Resposta #2 Online: 02 de Junho de 2008, 14:19 »
Eu já baixei e instalei aqui o OpenSuse 11 rc1 na minha máquina de testes.

Minhas impressões:

Visual Magnífico! O SUSE continua dando um banho no quesito qualidade de imagem.

A Instalação de pacotes melhorou 1000% em relação a versão 10.3 . Contudo para mim, ao contrário do colega que abriu o tópico, ainda perde em funcionalidades quanto ao apt/Synaptic. Por exemplo, todas as vezes que você vai abrir o gerenciador de programas, ele faz uma checagem dos repositórios (tudo bem que existe a opção para parar com isso, mas é um saco toda vez ter que cancelar isso se você sabe que os repositórios estão atualizados). Outra coisa, acontece um erro na hora de baixar um pacote para instalação, o que ele faz? Para tudo e fica esperando você responder para ele se continua, tenta novamente ou cancela o download do bendito pacote. Não era mais simples como no apt, ele baixar o que puder e no final fazer a mesma pergunta? Você não pode sair e esperar que tudo estaja baixado para posterior instalação, pois pode dar um erro logo em um pacote inicial e você descobre que nada mais foi baixado por causa disso. A velocidade de instalação dos pacotes teve um aumento incrível, como eles mesmo brincaram no blog do desenvolvedor, está parecendo a velocidade da luz, em comparação a versão 10.3!

O KDE4 é muito rápido mesmo, coitado do Gnome! Estou seriamente tentado a passar a usar o KDE. O SUSE continua consumindo muitos recursos da máquina, mas não tão vorazmente como na versão anterior e muito menos que o Fedora 9 com Gnome! No meu PC de testes com 376MB, após 15 horas ligado direto, fazendo várias coisas, ele consome 239MB e usa mais 256MB de Swap.
Não recomendo o seu uso em máquinas de núcleo simples  com menos de 2GHz! Tive que overclokar o meu Celeron socket 478 para um desempenho realmente satisfatório!

O YAST2 fechou uma vez de uma hora para outra não sei o motivo. Isso só aconteceu uma vez. Apesar de maravilhoso, o YAST2 não é perfeito, não consegui compartilhar pastas e nem visualizar arquivos do Notebook dentro da minha rede aqui em casa! Coisa bem simples de fazer no PCLinux2007, Ubuntu 8.04 e no BigLinux 4.0 (esse o mais fácil de todos de fazer isso), por exemplo.

Não consigo escutar um MP3!  Mesmo indo no site http://opensuse-community.org/Multimedia e seguindo os passos indicados lá. Tudo tranqüilo para assistir filmes e vídeos em vários formatos.

Ainda estou me acostumando ao Dolphin. Dizem que na versão 4.1 do KDE ele vai trazer mais funcionalidades e melhorias. Assim espero.

Não pude instalar o Driver da Nvidia para o minha Geforce FX5500, do PC de testes. Não consta dos repositórios oficias dele. Também não procurei sites alternativos, ainda.  Será o motivo do kernel ser o 2.6.25.4-8-default #1 SMP no SUSE?

Sem dúvida nenhuma essa será uma das melhores, senão a melhor versão do OpenSUSE já lançada.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline HD883

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: openSUSE 11 - primeiras impressões!
« Resposta #3 Online: 02 de Junho de 2008, 14:27 »
galactus, eu não falei do gerenciamento de pacotes do yast mas do zipper que está disponivel por linha de comando desde o 10.3.
O zipper voa! Duvido que o apt-get seja mais rápido, se o é não será por uma margem muio grande

http://en.opensuse.org/Zypper/Usage

Quanto aos drivers nvidia, estarão prontos na versão final e para quem quer instalar agora postei a solução no post inicial.
« Última modificação: 02 de Junho de 2008, 16:02 por HD883 »

Offline IgorM0L

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 487
  • Lokos está morto. Vamos ressucitá-lo?
    • Ver perfil
    • Yrado.net
Re: openSUSE 11 - primeiras impressões!
« Resposta #4 Online: 02 de Junho de 2008, 16:27 »
  Para mim, infelizmente, continua extremamente pesada em se comparando as demais distros; mais pesada que minha instalação personalizada do Ubuntu (com compiz-fusion cheio de efeitos e tudo que possas imaginar).
  Estou correndo de distros assim nos últimos tempos.

Offline Geeko81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: openSUSE 11 - primeiras impressões!
« Resposta #5 Online: 02 de Junho de 2008, 18:38 »
Eu queria apenas que a placa Intel GMA 950 fosse reconhecida corretamente, é só logar após a instalação que a resolução passa dos 1280X800 para 1024X768, haja paciência.

Offline d3k

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 115
    • Ver perfil
    • d3kfox
Re: openSUSE 11 - primeiras impressões!
« Resposta #6 Online: 04 de Junho de 2008, 22:32 »
Pesada mesmo!!!!!!!!
Também testei, só que peguei Gnome e uns 90% dele ainda está em inglês, eu quero testar o KDE 4 (mas no Mandriva).Gostei da tela de boot, muito bonita. Firefox fecha sozinho (toda hora).
Aprovada, (mas no meu 256 de memória... esquece)
Blog | deviantART | Twitter | Flickr
"Pra que usar de tanta educação .. Pra destilar terceiras intenções"

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: openSUSE 11 - primeiras impressões!
« Resposta #7 Online: 05 de Junho de 2008, 02:04 »
 No KDE4 resolveram aquele bug terrível do Dolphin, que passava a mostrar um aviso de erro ao fechar uma janela, toda vez que a gente entrava como kdesudo numa pasta qualquer? Ou esse bug é exclusividade do Kubuntu Gutsy? E uma pergunta mais básica: o OpenSUSE é mais estável que o Ubuntu? E que o Debian também?


Offline STIG

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
OpenSUSE 11: ubuntu killer
« Resposta #8 Online: 08 de Junho de 2008, 19:56 »
Bom dia. Esta é a opnião de dois reviews que sairam até agora do openSUSE 11 RC1, cuja versão final sairá ainda neste mês. Ainda tem alguns bugs, mas já esta bem usavel para quem quiser testar.

Resumo dos reviews:
http://www.junauza.com/2008/06/opens...tu-killer.html

"openSUSE 11: Ubuntu Killer? Based on my brief but thorough experience using openSUSE 11 (RC1), I'm expecting a very solid release for this Novell-sponsored Linux distribution. If those minor bugs that I've encountered will be ironed out before the release day comes, then this is going to be the best openSUSE version ever. Does it have what it takes to beat Ubuntu on the desktop? -- openSUSE has always been a distro of choice for mainstream and new-to-Linux users for so many years now, hence overtaking Ubuntu is not far from reality."

http://blogs.zdnet.com/BTL/?p=8988

"OpenSUSE 11 RC1: The Mercedes-Benz to Ubuntu’s Volkswagen If Ubuntu is a Volkswagen, then OpenSUSE is a Mercedes-Benz."

Este aqui chega a afirmar que se o buntu é um volks, carro popular, então o openSUSE é um mercedes, algo bem mais sofisticado e evoluido hehe Alguem ja testou o rc1? Estou com dificuldade de ativar o wireless do meu note que ele detecta, mas eu não entendi como configuro uma nova conex. Abraços.

Offline luizlcds

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
Re: openSUSE 11 - primeiras impressões!
« Resposta #9 Online: 08 de Junho de 2008, 23:59 »
Instalei o rc1 tanto com kde como com gnome, confesso que o visual e realmente muito bom, alguns bugs do kde4 me deixaram danado da vida tais como nao descompactar pelo gerenciador de arquivos, as atualizações dos repositorios toda vez que você vai instalar um programa tambem enchem o saco, falatam algumas atualizações também. mas esta nova versão promete mesmo

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: openSUSE 11 - primeiras impressões!
« Resposta #10 Online: 09 de Junho de 2008, 08:53 »
Li algumas coisas aqui sobre essa nova versão do openSuse que sairá em poucos dias. Parece que irá ser uma das melhores lançadas até então. E parece que dessa vez a tradução para pt_BR será melhor do que a anterior que praticamente não tinha.

Achei muito interessante essa integração do Zyyper com o PackageKit. Este último já está virando padrão dentre as distribuições com RPM. E isso indica realmente aquela previsão de no futuro ter 2 padrões de distribuição. Eu não creio que tenhamos 2 distribuições, mas sim 2 padrões. Já tínhamos (Red Hat e Debian), mas agora está cada vez mais padronizado. Mas ainda acho que a solução de pacotes do Debian com APT-GET+Synaptic continua sendo vencedora.

Agora no Suse há algo que ainda me decepciona e essa versão, pelo visto nas telas disponíveis no site, não será diferente: Gnome todo avacalhado. É estranho o openSuse caminhar na contramão enquanto diversas distribuições têm adotado o Gnome mais próximo do padrão (algo como o "Vanilla" como chamamos o Kernel original sem patches). No Suse 10.3 o Gnome era simplesmente horrível. E mesmo configurando com as barras e menus tradicionais, ainda tinha o trabalho de "des-sub categorizar" os menus. Por outro lado o KDE sempre foi o ponto mais forte do Suse. E acho que nessa versão não será diferente, principalmente com o KDE 4 um pouco mais maduro.

Muitas coisas boas nos esperam no openSuse 11.
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline Geeko81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: openSUSE 11 - primeiras impressões!
« Resposta #11 Online: 10 de Junho de 2008, 20:49 »
Bom, saiu uma versão RC2, instalei e desta vez está uma maravilha, os dois maiores problemas que tive nas versões de teste anteriores (wireless broadcom e video gma 950) a princípio foram arrumadas, consegui (finalmente!!!!) mudar  a resolução do notebook e da placa wireless foi questão de um comando apenas. ;D

Offline scan-soft

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 84
    • Ver perfil
Re: openSUSE 11 - primeiras impressões!
« Resposta #12 Online: 10 de Junho de 2008, 21:07 »
Bom, saiu uma versão RC2, instalei e desta vez está uma maravilha, os dois maiores problemas que tive nas versões de teste anteriores (wireless broadcom e video gma 950) a princípio foram arrumadas, consegui (finalmente!!!!) mudar  a resolução do notebook e da placa wireless foi questão de um comando apenas. ;D

Olá,

Só uma observação, é RC1 e não RC2, pois no Roadmap não tem nenhum RC2 previsto, lembrando que a versão final sairá dia 19/06. ;)

Offline Geeko81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: openSUSE 11 - primeiras impressões!
« Resposta #13 Online: 10 de Junho de 2008, 21:13 »
Bom, no planetsuse conta como RC2:

Coolo was nice enough to leak us the RC2 LiveCD’s for openSUSE 11.0 RC2, please download and do final testing to make sure we have the best openSUSE release. Get them here

Features to test can be found here and as always, check most annoying bugs.

[opensuse-factory] RC2plus leaked

Piras

  • Visitante
Re: openSUSE 11 - primeiras impressões!
« Resposta #14 Online: 10 de Junho de 2008, 21:27 »
Também testei o candidato a release do Suse, mas ao invés do Live CD Gnome, minha escolha habitual, decidi mesmo experimentar o KDE 4 (sou gnomaníaco, sim, porém mais curioso que gnomaníaco...). Algumas observações:

(1) O kernel é recente, porém bem comportado: não tive os mesmos problemas que o Ubuntu tem apresentado e que, em parte, vivenciei também com o Fedora 9.

(2) O particionador apresentou um erro elementar demais para uma distro dessa categoria: não reconheceu o espaço em disco que eu havia deixado livre exatamente para testes como este. Podia criar uma nova partição liberando espaço das partições já existentes, mas não podia usar um espaço já livre!

(3) Como sempre, uma aula de artwork, sem nenhum dos lugares-comuns em moda ultimamente. Nada de imitar Windows ou Apple, uma apresentação visual refinada, mas refinada segundo o padrão Suse.

(4) Também gostei muito do zypper e notei muitas melhoras no gerenciamento de pacotes do Yast. Mas podiam facilitar a instalação de software proprietário ou, pelo menos, daquelas bibliotecas e decodificadores livres que permitem o acesso aos formatos proprietários, caso contrário fica quase impossível ao principiante ter suporte multimídia completo.

(5)  Minha conexão Internet, que o Ubuntu Hardy teima em não configurar (sim, ele tem apresentado este problema agora...) foi facilmente efetuada pelo Yast (um candidato a release que em muitos aspectos parece mais estável que o "estável" Hardy Heron...).

Não fosse pelo desgraça que o Suse faz com o Gnome (sim, neste aspecto me solidarizo com o JeffersonX!) e eu bem que me atreveria a instalá-lo por uns tempos. Já fui usuário do Suse e tenho algumas saudades do conforto e da segurança que ele oferece. Para quem tem pelo menos 1 gigabytes de memória RAM não há com que se preocupar: o Suse faz muito bom uso da memória consumida, inclusive em termos de desempenho. É um sistema que consome, mas que devolve!

Parabéns pela resenha HD883!