Autor Tópico: Compartilhar internet com modem rotiado:  (Lida 3829 vezes)

Offline Baronzinho

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Compartilhar internet com modem rotiado:
« Online: 30 de Maio de 2008, 00:34 »
                 Caros amigos, sou iniciante no sistema linux.
                 Gostaria de quem puder me dar um toque, no como fazer para utilizar o linux para liberar a internet usando 2 placas de rede e tenho o intuito de fazer como eu faco no windows xp. Que e compartilhar a internet na rede somente colocando o meu computador no hob e as outras pessoas terem internet tambem, o meu modem e roteado, uso speedy.
                   So instalei o ubuntu e nao sei se tem que ter mais algum programa adicional para fazer este tipo de coisa.

Obrigado pela atencao.

Offline rbernard

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • Rafael Bernard Araujo
Re: Compartilhar internet com modem rotiado:
« Resposta #1 Online: 30 de Maio de 2008, 00:38 »
Que e compartilhar a internet na rede somente colocando o meu computador no hob e as outras pessoas terem internet tambem, o meu modem e roteado, uso speedy.

Se você tem seu modem configurado como Roteador (router), você terá o compartilhamento independente do sistema operacional. Basta que você o modem conectado ao Hub ao invés de conectado ao computador. O Hub é quem distribuirá a conexão à internet e você não precisará em se preocupar em configurar nada no sistema que distribuiria (Firewall, proxy etc).
[http://rafael.bernard-araujo.com | Hospedagem Profissional - http://oservidor.com]

Offline raidicar

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Quad Shot of Ubuntu
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 01 de Junho de 2008, 21:41 »
Já respondi isso nesses 3 tópicos, de uma olhada.
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,35945.msg214169.html#msg214169
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,35576.msg211937.html#msg211937
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,35266.msg211535.html#msg211535
se o seu modem é roteado, então não existe conexão pppoe no seu linux, é só plugar a placa de rede e estar conectado, nesse caso, vc deve compartilhar a sua placa que recebe a internet e não a placa que libera aos outros computadores.
EX: eth0 internet
      eth1 hub
nesse caso, o comando é iptables -A POSTROUTING -t nat -s 192.168.0.0/24 -o eth0 -j MASQUERADE

mude o 192.168.0.0/24 para a sua rede, ex:

se sua rede é 10.0.0.x, ou seja, a eth1 é 10.0.0.1 e os outros computadores 10.0.0.2, 10.0.0.3, 10.0.0.4 em diante, o comando deve ser:
iptables -A POSTROUTING -t nat -s 10.0.0.0/24 -o eth0 -j MASQUERADE

Se você tem seu modem configurado como Roteador (router), você terá o compartilhamento independente do sistema operacional. Basta que você o modem conectado ao Hub ao invés de conectado ao computador. O Hub é quem distribuirá a conexão à internet e você não precisará em se preocupar em configurar nada no sistema que distribuiria (Firewall, proxy etc).
Na maioria das vezes em casos assim, onde mesmo com o modem roteado as pessoas querem deixar um servidor entre os outros micros e a internet, as pessoas precisam exatamente disso para aprendizado, configurar firewall, proxy, etc... Começar a mexer com squid, ter relatórios do que é acessado pelos clientes, controle de banda, etc...

rbernard - Se essa for sua necessidade, se precisa limitar a net, ter controle do que é feito nela, se aprofundar em segurança e internet no mundo linux, faça o que eu disse e vai dar certo, se não for, se não tem interesse em se aprofundar em linux no que diz respeito a redes, segurança, etc... faça o que o companheiro Baronzinho disse, ligue o roteador no hub e os micros no hub.
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

Offline IgorM0L

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Lokos está morto. Vamos ressucitá-lo?
    • Ver perfil
    • Yrado.net
« Resposta #3 Online: 14 de Junho de 2008, 20:10 »
  Caros colegas, como vão?

Bom, somente para complementar o tutorial de raidicar (que merece os parabéns pelo artigo), para que quando você inicie o computador que possui a conexão direta com a Internet e compartilha a mesma - chamado pelo artigo de computador 1 ele já comece compartilhando, basta adicionar os comandos utilizados ao final do arquivo /etc/init.d/rc.local
/i]
  O meu ficou dessa maneira:
Código: [Selecionar]
#! /bin/sh

PATH=/sbin:/bin:/usr/sbin:/usr/bin
[ -f /etc/default/rcS ] && . /etc/default/rcS
. /lib/lsb/init-functions

do_start() {
if [ -x /etc/rc.local ]; then
log_begin_msg "Running local boot scripts (/etc/rc.local)"
/etc/rc.local
log_end_msg $?