criar atalhos

Iniciado por pingu, 29 de Maio de 2008, 18:02

tópico anterior - próximo tópico

pingu

:D ola a todos .
estou de volta com mais uma dúvida.
estando como( usuario) eu tento executar um jogo com o wine pela linha de comando , o jogo nao abre.
se mudo para root na linha de comando executa normal.

bom , o que posso fazer >>> criar atalho na area de trabalho ( da forma , botão direito, criar lançador,etc já fiz e não deu certo.)
se mando criar link do jogo ele nao funciona.
como fazer para criar o link ou lançador na area de trabalho do usuario mas o mesmo ser executado como root. (como se eu estivesse na linha de comando.)
script da certo ? como fazer estes scripts?.
desculpe a chateação , eu sei pouco do linux. Mas :'( estou começando a sentir saudade do ouuuutrooooo  >:(
obrigado

raidicar

pelo terminal va a pasta onde esta o aplicativo do jogo e de o comando chmod para seu usuario poder executar o arquivo.
ex: sudo chmod 777 /home/pingu/c/jogos/warcraft/war.exe
pronto, agora vc pode executar o jogo dando o comando sem ser root.
ao criar um lançador, aponte para o arquivo e se o arquivo precisa ser executado em um terminal, especifique isso no campo "TIPO" substituindo aplicação por aplicação no terminal.
Feito isso, seu atalho vai funcionar, mas teste criar um lançador sem que ele seja executado em um terminal e que seja executado somente como aplicação, assim ao execuar, o terminal não será aberto.
não precisa fazer scrip pra isso

Pesquise sobre o comando chmod, não conhece-lo lhe trará muitas dificuldades ao instalar programas como root e ter de executa-los com seu usuário. Pesquise também sobre o comando chown que serve para se apropriar de pastas e arquivos que pertencem a outros usuários.

Detalhe, se criar um lançador e em comando deixar assim: sudo /home/pingu/c/jogos/warcraft/war.exe e selecionar alicação no terminal, no campo tipo, ao executar ele vai pedir a senha e ao colocar a senha, seu jogo vai abrir como root, ai vc desconsidera tudo acima, mas vai ter de colocar sempre a senha.

Um abraço.
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.