Como eu sei se a partição Swap está funcionando?

Iniciado por Nadab, 28 de Maio de 2008, 18:32

tópico anterior - próximo tópico

Nadab

Eu deixei o monitor de sistema no meu painel do UBUNTU pra ver a utilização do processador, da memória e da memória Swap. Constatei que a partição Swap está sempre em 0% de uso, mesmo quando a RAM tá cheiaa! Será que a minha partição Swap não está funcionando?

Tota

Comigo acontece a mesmissima coisa. Swap sempre a 0%

Para quem tem mais de 512 Megas de Ram realmente o Linux usa pouca swap.

Se voce tem 1 giga então pode até tirar o swap ( por ex. o eeepc da Asus com 1 giga roda beleza e sem swap )

Eu não recomento tirar o swap bem entendido.

[],s

Nadab

Citação de: Tota online 28 de Maio de 2008, 18:41
Comigo acontece a mesmissima coisa. Swap sempre a 0%

Para quem tem mais de 512 Megas de Ram realmente o Linux usa pouca swap.

Se voce tem 1 giga então pode até tirar o swap ( por ex. o eeepc da Asus com 1 giga roda beleza e sem swap )

Eu não recomento tirar o swap bem entendido.

[],s

Putz, será que é só isso mesmo? se for, tudo bem...mas quando eu encho a memória RAM (tipo 77% de programas e 22% de cache), a Swap não deveria entrar em ação? ou ela só entra em ação quando a RAM está 100 % alocada pra programas?
[],s

Tota

Depende de quanto voce tem de Ram.

Um outro detalhe: o marcador da tela indica o consumo de ram em segundos, mas o processador faz isto em milissegundos, quando voce vê 100% de Ram em uso, isto já foi ou ( incrivel ) será, pois em um segundo voce tem 1000 milissegundos, logo para usar 100% de Ram em realidade ou seja full mesmo, é que se veria degradação de performance a ponto de se acreditar que a maquina travou.

Isto acontece muito no windows, porque o windows gerencia mal o swap. Voce pensa que travou, esquece dele por uns 10 a 20 minutos e quando volta ele esta com o protetor de tela ligado. ( logo não travou)

Tem um comando em terminal que te dá uma posição de momento do uso do HD ( incluindo a swap ) como eu não me lembro dele vai a dica. Tem aqui no forum mesmo.

[],s

raidicar

Amigo, quando vc esta utilizando 100% de sua memória, a swap ainda não se faz necessário, pois a memória começa a ser realocada entre os programas em uso, EX: Firefox com 22 mega, openoffice com 40 mega, amsn com 15 mega, ai vc abre o cliente de email evolution que precisa de 15 Mega, mas sua memória já esta 100%, o que o sistema faz, ele pega 3 mega do firefox, 10 mega do openoffice e 2 megas do amsn, liberando assim, 15 megas que o evolution precisa.
AI vc se pergunta, mas como fica o Firefox, que necessita de 22 mega, mas só tem 19 agora, a resposta é simples, ele não fica, e nem importa, pois como ele esta em "segundo plano", ou minimizado ou atraz do evolution, que é a aplicação principal, ele não precisa da memória, ele esta em "standy bye", ao selecionalo, ele vem pra frente, em primeiro plano e o evolution vai pra traz, em segundo plano, como o evolution esta aberto, mas não esta nesse momento em primeiro plano, sendo usado, ele empresta ou devolve, parte da sua memória para o firefox e assim o sistema vai administrando tudo, quando se tem muita memória, ele não precisa realocar nada. Mesmo quando esta em 100% de uso, ele tem muita aplicação de onde tirar memória, por isso existe uma demora as vezes quando temos muita coisa minimizada e maximizamos uma tela, essa demora é por que como essa aplicação estava minimizada ou estava atraz de outra janela, a memória utilizada por ela para funcionar foi quase toda cedida a outros aplicativos e, nesse momento, ela precisa de memória, pois foi selecionada, então, ela começa a pegar memória de tudo que é aplicação ao seu redor e quando atinge a quantidade necessária, ela passa abre.
O tempo para realocar a memória é menor que o tempo de resposta da swap.
A swap só é utilizada quando não se pode mais tirar memória de lugar nenhum, de aplicação nenhuma, então utiliza-se a swap.
Por isso computador com 512 mega ou mais de memória não precisa de swap, pois ele sempre vai ter de onde tirar memória, mesmo que tenha muitos aplicativos, pois ela tira dos mesmos para abrir o programa que vc acabou de clicar.
Isso é uma explicação muito, muito simplificada, o que a torna meio relativa, foi o que pude bolar para explicar da melhor forma possivel, pois técnicamente, é complicado, então não leve tudo ao pé da letra. Leve como "é mais ou menos isso", pois outros fatores influenciam, mas não vale a pena explicar sobre níveis e etc.
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

Piras

Citação de: raidicar online 28 de Maio de 2008, 20:30
Amigo, quando vc esta utilizando 100% de sua memória, a swap ainda não se faz necessário, pois a memória começa a ser realocada entre os programas em uso, EX: Firefox com 22 mega, openoffice com 40 mega, amsn com 15 mega, ai vc abre o cliente de email evolution que precisa de 15 Mega, mas sua memória já esta 100%, o que o sistema faz, ele pega 3 mega do firefox, 10 mega do openoffice e 2 megas do amsn, liberando assim, 15 megas que o evolution precisa.
AI vc se pergunta, mas como fica o Firefox, que necessita de 22 mega, mas só tem 19 agora, a resposta é simples, ele não fica, e nem importa, pois como ele esta em "segundo plano", ou minimizado ou atraz do evolution, que é a aplicação principal, ele não precisa da memória, ele esta em "standy bye", ao selecionalo, ele vem pra frente, em primeiro plano e o evolution vai pra traz, em segundo plano, como o evolution esta aberto, mas não esta nesse momento em primeiro plano, sendo usado, ele empresta ou devolve, parte da sua memória para o firefox e assim o sistema vai administrando tudo, quando se tem muita memória, ele não precisa realocar nada. Mesmo quando esta em 100% de uso, ele tem muita aplicação de onde tirar memória, por isso existe uma demora as vezes quando temos muita coisa minimizada e maximizamos uma tela, essa demora é por que como essa aplicação estava minimizada ou estava atraz de outra janela, a memória utilizada por ela para funcionar foi quase toda cedida a outros aplicativos e, nesse momento, ela precisa de memória, pois foi selecionada, então, ela começa a pegar memória de tudo que é aplicação ao seu redor e quando atinge a quantidade necessária, ela passa abre.
A swap só é utilizada quando não se pode mais tirar memória de lugar nenhum, de aplicação nenhuma, então utiliza-se a swap.
Por isso computador com 512 mega ou mais de memória não precisa de swap, pois ele sempre vai ter de onde tirar memória, mesmo que tenha muitos aplicativos, pois ela tira dos mesmos para abrir o programa que vc acabou de clicar.
Isso é uma explicação muito, muito simplificada, o que a torna meio relativa, foi o que pude bolar para explicar da melhor forma possivel, pois técnicamente, é complicado, então não leve tudo ao pé da letra. Leve como "é mais ou menos isso", pois outros fatores influenciam, mas não vale a pena explicar sobre níveis e etc.

Parabéns, raidicar!

Nadab

Citação de: raidicar online 28 de Maio de 2008, 20:30

Valeu raidicar,
Então, eu acho que acabei de ganhar 2 GB na minha partição /home.  ;)

raidicar

thx Piras!!!

Nadab, se precisar ter uma memória swap algum dia por ter instalado o linux em um sistema com pouca memória, existem regras e vc deve segui-las.
2gb de swap é uma coisa de louco, não pode sobre nenhuma hipotese, a swap é uma memória temporaria que sera utilizada somente quando o sistema estiver esgotado, estrangulado, sem nenhum mega disponivel.
Ou seja, é um quebra galho, um folego a mais e não um balão de oxigênio com 1hora de duração, por isso, seu tamanho é sempre pequeno, pois como disse, ela é lenta, então, em uma maquina com 256Mega de memória vc tem o ubuntu 8.04, tem aberto o amsn, evolution, openoffice, cairo-dock, compiz, mozzila, terminal, flock... e ai sua memória de 256M acabou, então vc abre o gedit e ele passa a tirar um pouco de memória dos outros programas, então vc abre um jogo, um aplicativo no wine, o amule e... acabou, ele ja não pode tirar memória de mais nada, então vc abre mais outro jogo, ai dalhe swap,  vc pluga um pendrive e abre o mesmo, dalhe mais swap. Já nesse momento, ao utilizar a swap vc sente uma perda considerave de desempenho e se ve forçado a fechar algumas coisas, o evolution, openoffice, ... ai vc deixa de usar a swap e passa a usar a memória, ou, ela ainda pode estar cheia, mas tem aplicações de onde tirar mais uns meguinhas.
Por isso, a swap deve ser de 128Mega, 200Mega, não pode forçar seu sistema a administrar mais que isso, ou vai ter problemas sérios com desempenho, além do que, ter 128Mega de memória swap utilizada é um pesadelo. 2GB é um inferno em vida. ;)
Quanto mais memória, menor deve ser a swap, + de 512, a swap não precisa existir.
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

gncolasso

Caro Raidicar,

Quando instalei o Ubuntu não criei uma partição swap, e deixei o computador dividido entre Ubuntu e o Windows. Recentemente instalei o Gparted e criei uma partição swap e me livrei do Windows. Dúvidas: a partição swap é automaticamente reconhecida pelo ubuntu? pergunto isso, pois, por vezes, percebo uma grave lentidão no computador quando abro o FireFox, Rhythmbox e o Trasmission. Tenho 512M de RAM. Será que fiz alguma besteira durante a instalação?
Agradeço desde já pela ajuda.
Abçs,

Gabriel

wagnerluis1982

Pra quem usa, a função HIBERNAR usa a swap, quem não tem swap ou é pequena, não vai funcionar.

E o comando pra ver o uso de swap é o free.