Autor Tópico: Ubuntu 8.04 + Dell Vostro 1400 : Problemas = 6 / Solucoes = 5  (Lida 13099 vezes)

Offline rrsn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Ubuntu 8.04 + Dell Vostro 1400 : Problemas = 6 / Solucoes = 5
« Online: 26 de Maio de 2008, 19:55 »
Vou continuar os meus posts aqui já que o problema com o HD externo foi resolvido na marra (reinstalação).
Aqui vou postar o que esta dando de errado com a instalação dessa versão (8.04) nesse note e também caso "exista" uma solução.

1. Controle de brilho do monitor [resolvido]
Apenas 3 níveis
Adicionar
Código: [Selecionar]
blacklist video
no arquivo
Código: [Selecionar]
/etc/modprobe.d/blacklist
solução de brunodm



2. Hibernar [resolvido]
Depois de hibernar sistema não consegue voltar, fica congelado com o logo do Ubuntu.
funciona diferente do windows e mac



3. Wireless Broadcom Corporation BCM4328 802.11a/b/g/n [não resolvido]
Não é reconhecido pelo sistema, tentarei instalar da mesma forma que fiz no 7.10


3. Network: Intel (R) Wireless WiFi Link 4965AGN [resolvido]
Reconhecido pelo sistema automaticamente. Como eu estava tendo problemas com o Broadcom, liguei para a Dell e trocaram pelo Intel. Recomendo a troca para quem tem Wireless Broadcom




4. Unidades 'mount' [resolvido]
Unidades são montadas apenas quando clicado no ícone pela primeira vez, quero que todas sejam montadas quando o sistema iniciar.

- Abra o arquivo: /etc/hal/fdi/policy/preferences.fdi como root
  sudo gedit /etc/hal/fdi/policy/preferences.fdi

- Troque essa linha:
<merge key="storage.automount_enabled_hint" type="bool">false</merge>

por essa:
<merge key="storage.automount_enabled_hint" type="bool">true</merge>

- restart o sistema

Solução por alessandro_ufms em >> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,35884.0.html



5. Teclado externo USB Dell Multimidia US International SK-8135[resolvido]
Teclas de acento não funcionam corretamente:
não consegui escrever por exemplo cedilha, quando tento aparece "ć"

acesso o arquivo:
Código: [Selecionar]
/usr/lib/gtk-2.0/2.10.0/immodule-files.d/libgtk2.0-0.immodules
Procure pela linha:
Código: [Selecionar]
"cedilla" "Cedilla" "gtk20" "/usr/share/locale"
adicione no final:
Código: [Selecionar]
:en
reinicie o x (Ctrl + Alt + Backspace)

pronto, cedilha funcionando em teclado internacional



6. Uso de dois monitores / nVidia GeForce 8400M [resolvido]
Venho tendo problemas para usar dois monitores desde que uso ubuntu, não sei se a solucao resolve nas distribuicões anteriores, mas vamos la.
Post original em inglês para quem estiver interessado. >> http://my.opera.com/sjosul/blog/ubuntu-8-04-dual-monitor-setup

 - Faca uma copia do seu xorg.conf, para evitar problemas futuros caso eles acontecam.
Código: [Selecionar]
sudo cp /etc/X11/xorg.conf /etc/X11/xorg.conf.bak
 - Ative a placa de vídeo caso ela esteja desabilitada em:
System > Administration > Hardware Drivers

 - Vamos zerar agora o xorg.conf
Código: [Selecionar]
sudo dpkg-reconfigure -phigh xserver-xorg
 - Instale o nvidia-settings (programa muito parecido com aquele instalado no windows da nvidia)
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install nvidia-settings
 - Atribua provilegios de usuário "root" quando for executar o programa
em:  System > Preferences > Main Menu
Na primeira coluna selecione: System > Administration
Na segunda coluna clique com o botão direito em "NVIDIA X Server Setting" e depois em "Properties"
No Campo Command Insira no comeco a palavra "gksudo" vai ficar algo assim "gksudo /usr/bin/nvidia-settings"
Clique em "Close"

 - Abra o NVIDIA X Server Settings pelo menu "System > Administration > Nvidia X Server Settings"
Pode ser que a janela do programa apareca pequena clique no botao para maximizar
No menu do programa clique em "X Server Display Configuration"
Nessa tela deve aparecer os monitores já reconhecidos, caso não clique em detectar
No caso um monitor vai aparecer desabilitado, clique nele "layout"
depois clique em "Configure...", escolha Twinview
clique em aplicar, ele vai estender o monitor automaticamente.
clique em "Save to X Configuration File"
depois clique em "Save"

Pronto apenas isso deveria já resolver o problema para ativar dois monitores.


Vou complementar o tópico assim que as coisas forem acontecendo a medida do possível.

Esse tópico foi aberto sem a intenção de gerar uma discussão sobre os problemas relacionados acima.
O propósito do tópico é acumular os resultados que terei ao longo do tempo tentando solucionar por definitivo todos os problemas que estou tendo.
« Última modificação: 19 de Novembro de 2008, 13:51 por rrsn »

Offline danpos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 386
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 + Dell Vostro 1400 : Problemas = 4 / Solucoes = 0
« Resposta #1 Online: 26 de Maio de 2008, 20:19 »
@rrsn

Respondendo 4.:

Este comportamento é CORRETO e LÓGICO desde que a mídia é removível (você conecta, então desconecta) ao contrário de um HD interno (fica todo o tempo conectado). Pense no funcionamento de um disquete no windows (apenas para ficar mais fácil), em que quando clicamos no mesmo, abre-se a pasta no explorer; o que ocorre 'por debaixo dos panos' é que com o clique no ícone ativa uma regra para a montagem do sistema de arquivos. O mesmo raciocínio se aplica para o caso do HD USB. Agora, para a montagem a partir do boot do sistema, você pode configurar isso no /etc/fstab (nesse caso, seria como é feito para um HD interno). A solução ideal seria criar uma regra udev para que toda vez que o dispositivo for conectado, o sistema de arquivo seja montado.

Danpos.

UPDATE: encontrei esse link que mostra um exemplo disco rígido USB.
« Última modificação: 26 de Maio de 2008, 20:41 por danpos »

Offline rrsn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 + Dell Vostro 1400 : Problemas = 4 / Solucoes = 0
« Resposta #2 Online: 26 de Maio de 2008, 20:44 »
@rrsn

Respondendo 4.:

Este comportamento é CORRETO e LÓGICO desde que a mídia é removível (você conecta, então desconecta) ao contrário de um HD interno (fica todo o tempo conectado). Pense no funcionamento de um disquete no windows (apenas para ficar mais fácil), em que quando clicamos no mesmo, abre-se a pasta no explorer; o que ocorre 'por debaixo dos panos' é que com o clique no ícone ativa uma regra para a montagem do sistema de arquivos. O mesmo raciocínio se aplica para o caso do HD USB. Agora, para a montagem a partir do boot do sistema, você pode configurar isso no /etc/fstab (nesse caso, seria como é feito para um HD interno). A solução ideal seria criar uma regra udev para que toda vez que o dispositivo for conectado, o sistema de arquivo seja montado.

Danpos.

danpos, em nenhum momento eu falo de cabo USB, isso já foi resolvido por força bruta, reinstalação. O caso agora é outro:
 - As parições (5 no caso) são montadas apenas quando CLICO pela primeira vez nelas.

 * Outra coisa que deixei claro é que posts sem explicações diretas e que deixam em aberto como devo proceder só complicam mais a vida de quem esta querendo uma solução. Um simples "digita esse comando que resolve" ou "nesse tópico tem a solução" são melhores do que "procure no google por xyzk". Vamos ser direto e reto ninguém (pelo menos eu) tem tempo para perder em tentativas frustantes na esperança de resolver os problemas.

Offline danpos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 386
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 + Dell Vostro 1400 : Problemas = 4 / Solucoes = 0
« Resposta #3 Online: 26 de Maio de 2008, 20:47 »
@rrsn

Em nenhum momento eu estou me referindo a cabo USB também. Eu fui bem DIRETO e basta você ler o link. Se você "não tem tempo a perder", muito menos EU PERDEREI O MEU COM VOCÊ.

Passar bem,

Danpos.

Offline rrsn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 + Dell Vostro 1400 : Problemas = 4 / Solucoes = 0
« Resposta #4 Online: 26 de Maio de 2008, 21:04 »
@rrsn

Em nenhum momento eu estou me referindo a cabo USB também. Eu fui bem DIRETO e basta você ler o link. Se você "não tem tempo a perder", muito menos EU PERDEREI O MEU COM VOCÊ.

Passar bem,

Danpos.

Meu desabafo/reclamação reflete exatamente o seu update, você viu o tamanho do documento que passou?
Quem é que tem tempo para ler um documento desses?

[removido pela moderação: informe publicitário]

« Última modificação: 26 de Maio de 2008, 21:27 por ins3rt c0in »

Offline maudy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 481
  • Darth Tux
    • Ver perfil
    • Dicas para iniciantes no Ubuntu
Re: Ubuntu 8.04 + Dell Vostro 1400 : Problemas = 4 / Solucoes = 0
« Resposta #5 Online: 26 de Maio de 2008, 21:13 »
Meu desabafo/reclamação reflete exatamente o seu update, você viu o tamanho do documento que passou?
Quem é que tem tempo para ler um documento desses?

Quem quer aprender direito as coisas, seria uma boa resposta?
Olha, meu amigo... na boa, vc começou pedindo soluções de pessoas que querem e podem ajudar, mas ninguém é obrigado e atender seus pedidos de "usuário Windows". Uma sugestão: seja mais paciente e humilde, pois para um novato, vc tá mais exigente demais.


Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 + Dell Vostro 1400 : Problemas = 4 / Solucoes = 0
« Resposta #6 Online: 26 de Maio de 2008, 21:22 »
São proibidos tópicos duplicados. Também são desencorajados tópicos com múltiplos problemas. Isso só atrapalha quem quer ajudar e quem no futuro pode ter o mesmo problema que o seu.

Também são proibidas atitudes com a intenção de alterar a visibilidade de um tópico, como "socorro, help, desisto" e posts seguidos com a intenção de subir o tópico. Todos aqui têm pressa na solução de problemas e em nada seus "clamores" vão te ajudar a ter sua solução. Como bem disse o colega Maudy, ninguém aqui é obrigado a prestar suporte, embora eu tenha visto empenho muito grande de alguns usuários em resolver seu problema.

Por favor tenha paciência, se alguém souber alguma solução para o seu problema você terá sua resposta. Mas o trabalho aqui é voluntário, não exija uma resposta.

Offline danpos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 386
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 + Dell Vostro 1400 : Problemas = 4 / Solucoes = 0
« Resposta #7 Online: 26 de Maio de 2008, 21:26 »

[removido pela moderação: informe publicitário]


Um fórum não é serviço de suporte.

Quer suporte direto: procure a Canonical (empresa por trás do Ubuntu).

Esta é a minha última participação nesse tópico, visto a sua atitude desrespeitosa para um membro que se dispôs a auxiliá-lo voluntariamente (não sou funcionário da Canonical).

Danpos.
« Última modificação: 26 de Maio de 2008, 21:31 por ins3rt c0in »

Offline rrsn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 + Dell Vostro 1400 : Problemas = 4 / Solucoes = 0
« Resposta #8 Online: 26 de Maio de 2008, 21:27 »
Esse tópico foi aberto sem a intenção de gerar uma discussão sobre os problemas relacionados acima. Em nenhum momento pedi ajuda (leia o tópico e vai perceber o que estou dizendo). O propósito do tópico é acumular os resultados que terei ao longo do tempo tentando solucionar por definitivo todos os problemas que estou tendo. Isso tudo para que alguém que tenha o mesmo notebook resolva rápido sem perder horas/dias/meses e também para o meu próprio consumo futuro.

Peço desculpas para quem se sentiu ofendido.

« Última modificação: 26 de Maio de 2008, 21:30 por rrsn »

Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 + Dell Vostro 1400 : Problemas = 4 / Solucoes = 0
« Resposta #9 Online: 26 de Maio de 2008, 21:34 »
rrsn,

Do mesmo modo que pedimos respeito para com os iniciantes no Fórum, exigimos muito mais para com as pessoas que doam seu tempo livre prestando suporte aqui no fórum, a maioria com satisfação pelo que faz.

Offline maudy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 481
  • Darth Tux
    • Ver perfil
    • Dicas para iniciantes no Ubuntu
Re: Ubuntu 8.04 + Dell Vostro 1400 : Problemas = 4 / Solucoes = 0
« Resposta #10 Online: 26 de Maio de 2008, 21:36 »
dica: crie um blog para este propósito.
eu tenho um que começou com seu propósito e hoje tenho mais de 700 visitas por dia, ajudando centenas de pessoas.

Offline rrsn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 + Dell Vostro 1400 : Problemas = 4 / Solucoes = 0
« Resposta #11 Online: 26 de Maio de 2008, 21:52 »
rrsn,

Do mesmo modo que pedimos respeito para com os iniciantes no Fórum, exigimos muito mais para com as pessoas que doam seu tempo livre prestando suporte aqui no fórum, a maioria com satisfação pelo que faz.

Acredito não ter ofendido ninguém. Meu tempo é curto e acho uma falta de respeito alguém que poste em um tópico sugerindo a leitura de um texto enorme por exemplo que ele encontrou no Google. Depois que abri o tópico com outro fim, o de reuni os meus resultados na busca das soluções para os problemas que tenho hoje.

Peço desculpas novamente se fiz alguem se sentir ofendido.

Offline rrsn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 + Dell Vostro 1400 : Problemas = 4 / Solucoes = 0
« Resposta #12 Online: 26 de Maio de 2008, 21:55 »
dica: crie um blog para este propósito.
eu tenho um que começou com seu propósito e hoje tenho mais de 700 visitas por dia, ajudando centenas de pessoas.

poderia ter postado o blog aqui, eu iria ler com o maior prazer.

Offline maudy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 481
  • Darth Tux
    • Ver perfil
    • Dicas para iniciantes no Ubuntu
Re: Ubuntu 8.04 + Dell Vostro 1400 : Problemas = 3 / Solucoes = 1
« Resposta #13 Online: 26 de Maio de 2008, 21:56 »
tá na minha assinatura...
abs!

Offline rrsn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 + Dell Vostro 1400 : Problemas = 3 / Solucoes = 1
« Resposta #14 Online: 26 de Maio de 2008, 22:03 »
tá na minha assinatura...
abs!

Eu uso uma opção do fórum que remove assinatura dos usuários. Mais uma vez eu falo "vamos ser práticos"

Entrei no seu perfil e estou lendo o blog