Autor Tópico: Chat na lan entre Linux e Windows. É possível?  (Lida 6777 vezes)

Offline adrboliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 61
    • Ver perfil
Chat na lan entre Linux e Windows. É possível?
« Online: 26 de Maio de 2008, 12:22 »
Por favor, alguém conhece ou já utiliza um programa para chat na lan (rede interna) que possibilite a conversação amigável entre Linux e Windows? Hoje em dia a interoperabilidade creio ser muito boa entre os dois, pelo que tenho lido ultimamente.

Quando refiro-me a "amigável", digo de um programinha freeware que conte com interface gráfica, ok, rsrs.

Valew!!!
Adriano Oliveira
São Luís-MA

Offline Razien

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 291
  • Zzzz...
    • Ver perfil
    • Meu multiply ja abandonado
Re: Chat na lan entre Linux e Windows. É possível?
« Resposta #1 Online: 26 de Maio de 2008, 13:06 »
Aqui em casa eu uso o Pidgin com bonjou pra conversar com o pc na sala que tem windows.

Só tive alguns problemas do Pidgin no windows não reconhecer as vezes o Bonjour, mas provavelmente era problema do meu computador.

Não sei se é exatamente isso que vc procura...


yari yari...

Offline adrboliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 61
    • Ver perfil
Re: Chat na lan entre Linux e Windows. É possível?
« Resposta #2 Online: 26 de Maio de 2008, 13:15 »
Obrigado pelo retorno, mas você depende da Internet para que a conversação funcione?

Pois o objetivo é disso acontecer no âmbito de uma Intranet.
Adriano Oliveira
São Luís-MA

Offline Razien

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 291
  • Zzzz...
    • Ver perfil
    • Meu multiply ja abandonado
Re: Chat na lan entre Linux e Windows. É possível?
« Resposta #3 Online: 26 de Maio de 2008, 14:05 »
O bonjour reconhece todo computador em rede, é um programa da apple pra rede funcionar sem precisar de configurar nada.

Então, não, não é preciso de internet, apenas que ambos os computadores estejam em rede.


Ahh sim, só lembrando, no windows é preciso instalar o bonjour, o pidgin do linux ja tem suporte a ele.
yari yari...

Offline acborba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 277
    • Ver perfil
    • http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,14155.0.html
Re: Chat na lan entre Linux e Windows. É possível?
« Resposta #4 Online: 26 de Maio de 2008, 14:08 »
(Me metendo no assunto) só é preciso instalar esse tal de bonjour no win que o pidgin reconhece o micro na rede??
"Ubuntu Linux 8.04 / Athlon XP 2400+ / Asus A7v8x-x / GForce Fx 5200 128MB / 1GB / 80GB + 80GB"

Offline Razien

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 291
  • Zzzz...
    • Ver perfil
    • Meu multiply ja abandonado
Re: Chat na lan entre Linux e Windows. É possível?
« Resposta #5 Online: 26 de Maio de 2008, 15:33 »
No windows o bonjour ainda não tem todas as funções que tem em um mac.

No windows ele auxilia na instalação e compartilhamento de impressoras e redes, e o pidgin usa ele pra permitir conversa entre dois pcs na mesma rede.

Ja no mac ele mesmo ( o bonjour) se responsabiliza de conectar os dois pcs em rede e tudo mais, eu não sei direito explicar pq não tenho um mac ^^.


yari yari...

Offline raidicar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Quad Shot of Ubuntu
    • Ver perfil
Re: Chat na lan entre Linux e Windows. É possível?
« Resposta #6 Online: 26 de Maio de 2008, 21:47 »
Centericq , para os mais habituados a comandos, que não é bem o seu caso, mas sou acostumado com ele.
Obs:
IM = mensagem instantanea, instant messenger, = icq, msn, etc... |  chat pode ter um utro conceito.
Se o que quer é um msn pra rede, o companheiro Razien ja te respondeu.

Agora, como vc disse "chat na lan", me pareceu que vc queria algo permitisse uma comversa mais como um  bate papo, onde todos podem falar na mesma tela, ler sua mensagem, e vc pudesse ler as dos outros, claro que com a opção que permita conversas privadas, selecionando um usuario especifico e falando somente com ele.
Algo mais ou menos como isso:
http://webscripts.softpedia.com/screenshots/KVIrc-14400.png
Se for o caso, por que não um servidor irc?
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

Offline adrboliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 61
    • Ver perfil
Re: Chat na lan entre Linux e Windows. É possível?
« Resposta #7 Online: 27 de Maio de 2008, 09:58 »
Obrigado, não sou contrário a comandos, e trabalho bem com eles, rsrs. Sou adepto desta geração linuxista. Mas ocorre que os demais usuários precisam de coisas mais palpáveis, sabe.
Um servidor de IRC é interessante, desde que limitado a rede interna. Depois vou pesquisar a respeito, sim, obrigado. Só não vou levar tanto apetrecho como na tela acima que você me mostrou, rsrs.

Obrigado!
Adriano Oliveira
São Luís-MA

Offline raidicar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Quad Shot of Ubuntu
    • Ver perfil
Re: Chat na lan entre Linux e Windows. É possível?
« Resposta #8 Online: 27 de Maio de 2008, 17:07 »
ok, a tela foi qq uma que achei no google, mas ele é simples, aquilo foi uma tela de um cliente já personalizada, para linux, o mais famoso é o xchat, http://www.freesmug.org/review/img/review/xchataquashot.jpg
mas eu uso o kvirc.

Vc pode liberar download, upload, de arquivos do servidor.

Sim, ele funciona internamente e vc pode bloquear a conexão remota, por fim, vc pode usar qualquer cliente, xchat, kvirc, cyberscript, sysreset, polaris, etc...
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

Offline Razien

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 291
  • Zzzz...
    • Ver perfil
    • Meu multiply ja abandonado
Re: Chat na lan entre Linux e Windows. É possível?
« Resposta #9 Online: 28 de Maio de 2008, 09:53 »
Eu não sei como funciona, mas o Pidgin também tem um cliente irc =p

Só que eu acho que ele só serve pra se conectar a um canal, não sei, nunca uso ele pra isso XD
yari yari...

Offline raidicar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Quad Shot of Ubuntu
    • Ver perfil
Re: Chat na lan entre Linux e Windows. É possível?
« Resposta #10 Online: 28 de Maio de 2008, 19:17 »
não sei se o Pidgin suporta o protocolo irc, deve suportar, mas se conectar a somente um canal é uma limitação horrivel, acredito que isso não ocorra, acho que ele deve se conectar a apenas uma rede, mas deve se conectar a varios canais dentro da mesma rede, por que se não ele seria inutil, aqui na empresa tenho os canais "diretoria", "Cpds", "Contabil", etc, etc e por fim, o canal "Peões" ;) .
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

Offline Razien

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 291
  • Zzzz...
    • Ver perfil
    • Meu multiply ja abandonado
Re: Chat na lan entre Linux e Windows. É possível?
« Resposta #11 Online: 28 de Maio de 2008, 19:41 »
É ele se conecta a um servidor, vc decide qual
Mas não entendi como se usa =p

O xchat é definitivamente uma opção muito melhor
yari yari...

Offline alexandre.mbm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
    • Chat direto com meu GTalk
Re: Chat na lan entre Linux e Windows. É possível?
« Resposta #12 Online: 28 de Junho de 2013, 21:39 »
Tenho achado alguma opções. Estou usando Ubuntu 12.04.2 LTS e por isso a opção que mais me chamou a atenção até agora foi o próprio Empathy que vem como cliente de chat padrão, com seu recurso "Pessoas por perto" (em inglês: "People Nearby"). Se não me engano, tal recurso lança mão do avahi-daemon. Gostaria de saber se isso é a mesma coisa do Bounjour e se eles conversam entre si; Pidgin com Empathy, por exemplo.

No ambiente em que estou, não vejo por que configurar servidores IRC ou Jabber. O Empathy deixa os usuários com status "ausente" quando eles abandonam seus assentos e suas telas X ficam "bloqueadas", o que acontece em alguns minutos. Se estou usando a mesma máquina deles remotamente, isso me avisa se posso fazer algumas coisas a mais... na máquina.

Só está me incomodando que, parece-me, o Empathy está com um bug exatamente para este caso de pessoas usando uma mesma máquina simultaneamente. No caso, eu estou conectando à máquina por XDMCP, um usuário fica em atividade no tty7 e de vez em quando troca com outro que passa a usar o tty8. Todos nós usando sessões X. Nessa circunstâncias, o Empathy duplica ou triplica nossos apelidos para cada outro, em nossas listas de contatos. Bug! O Empathy se confunde por ser a mesmíssima máquina, o mesmo IP, acho. Vou relatar bug no Launchpad. Fora isso, está tudo OK.

Estou preferindo o Empathy especialmente por ser o chat padrão do Ubuntu. Muita facilidade...
« Última modificação: 28 de Junho de 2013, 21:45 por alexandre.mbm »