Jogos: 64-bit atrapalha?

Iniciado por nory, 25 de Maio de 2008, 01:23

tópico anterior - próximo tópico

nory

Eu me pergunto se o Ubuntu 64-bits vai ser um problema na hora de tentar alguns jogos (nativos e também com Wine). Vou ter problemas pra rodar jogos para 32-bit em 64?

Tyasske

#1
Eu também tinha essa dúvida. Sempre rodei o Ubuntu em 64bits e conseguia rodar tranquilamente (ou quase) a maioria dos meus jogos. Porém agora que vim para o 32bits ganhei muita performance, e em alguns casos compatibilidade também. Alguns pontos que você deve pensar:

1. Os jogos muitas vezes têm a sua performance influenciada pelo funcionamento do restante do computador. Se todos os componentes tiverem pleno suporte e estiverem funcionando da melhor forma, os seus jogos normalmente vão ter mais CPU, GPU e RAM sobrando pra dispensarem em FPS. A plataforma 64bits tem pouco suporte à muita coisa. No meu notebook por exemplo, o WoW rendeu 10FPS, só de passar do 64bits pro 32bits.

2. Muitos programas têm seu desenvolvimento voltado pro 32bits, e a versão 64bits é secundária, o que pode (não necessariamente) afetar na sua performance. O WINE por exemplo, eu pessoalmente senti bastante diferença, principalmente em relação aos jogos.

3. Querendo ou não, tem muitos jogos que foram feitos pra aproveitar só o range de variável que 32bits usa, e colocar eles numa plataforma 64bits não vai ajudar muito, talvez nada. Jogos mais antigos desenvolvidos na era onde 64bits era raro ou nem existia comercialmente são um bom exemplo.

4. Tem coisas que você nem vai achar em 64bits, vai ter que se arrumar compilando ou ficar chupando dedo até lançarem.