Autor Tópico: Configurar teclado? Stellarium ?  (Lida 2413 vezes)

Offline batota

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Configurar teclado? Stellarium ?
« Online: 22 de Maio de 2008, 16:29 »
Bom...
Se isto fosse fácil, já estava resolvido. Mas não é e não está, e por mais triste que esteja, vou insistir novamente. Já uma vez me deram uma reprimenda por ter escrito onde, pelos vistos não devia. Hoje tento novamente.
Citando: "Bom...Se isto fosse fácil, já estava resolvido.", e nem precisava de incomodar ninguém. É que nem é fácil descobrir, onde meter um texto a pedir ajuda. Se alguém souber ou poder resolver, será uma grande ajuda....E quem não pode ajudar, não ajude, mas se eu poder pedir ajuda, que me deixem pedir...

Dúvida:
1ª - Quando ligo o portátil (com ubuntu 8.04), e faço o registo (nome e utilizador), o teclado está com uma configuração diferente daquela com que vou trabalhar, (a correta) e extensiva a qualquer programa, mas só depois do arranque. Antes não. Naquele momento, caracteres como o - (Hífen), estão deslocados. Claro que se resolve, mas antes (7.10), isso não sucedia. Só depois dumas quantas actualizações. Após a migração para 8.04, também estava bem, mas algumas semanas depois, deixou de estar. Se alguém souber ajudar agradeço.
2ª O stellarium que funcionava direito antes, agora descobri que não. Depois de iniciar, aparentemente de forma normal, pois indica a versão actualizada, fico com o fundo branco, e apenas uma linha no fundo, numa cor quase invisível, onde só tem efeito prático, o botão "sair". Faz algum tempo, tentei instalar o google earth, por causa do sky. Não funcionou. Não entendi se a instalação foi mal sucedida ou não, pois não houve qualquer resposta. Quando descobri o icone em Aplicações»Internet, estranhei mas activei e não funcionou. Acabei mais tarde por reinstalar e agora funciona. Mas como não lhe via utilidade, pensei em desinstalar. Mas,  no Adicionar/remover programas, não aparece. Verifico agora pelo synaptics, que a versão instalada é 4.2 e não a 4.3. Supostamente aquela que tentei instalar directamente do sitio google. Não sei se haverá correlação.
Obrigado
batota

PS: Não sei se é por esta via. Não me dê sermões, pf. Fiz horas de leitura. Nem sei mesmo se consegui enviar. :-[

Offline VB5

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Configurar teclado? Stellarium ?
« Resposta #1 Online: 22 de Maio de 2008, 22:23 »
1ª - Quando ligo o portátil (com ubuntu 8.04), e faço o registo (nome e utilizador), o teclado está com uma configuração diferente daquela com que vou trabalhar, (a correta) e extensiva a qualquer programa, mas só depois do arranque. Antes não. Naquele momento, caracteres como o - (Hífen), estão deslocados. Claro que se resolve, mas antes (7.10), isso não sucedia. Só depois dumas quantas actualizações. Após a migração para 8.04, também estava bem, mas algumas semanas depois, deixou de estar. Se alguém souber ajudar agradeço.

Não sei se entendi bem, mas parece que na tela de login ( usuário e senha) seu teclado está desconfigurado, é isso? Que tipo de teclado é, e como está configurado no Ubuntu?

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline batota

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 23 de Maio de 2008, 17:50 »
Bom...
O problema é que eu sou um ignorante. O que sei, é que tenho na minha frente um portátil um pouco antigo, (Targa e com mais de três anos). Quando usava  ubuntu 7.10, (e quase um mês de 8.04), isto não sucedia. Notei pela primeira vez após um CHKDSK automático, daqueles que acontecem periodicamente. Em tudo o resto sou mesmo iniciante, não sei.
Obrigado

Offline VB5

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 23 de Maio de 2008, 23:39 »
Seu teclado tem "Ç", na tecla logo ao lado do "L"?   
E isto nada tem a ver com CHKDSK, que por sinal é um comando do W$, não do Ubuntu... O teclado funciona no W$?

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline batota

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 26 de Maio de 2008, 19:21 »
Olá obrigado por ter dado atenção.
O teclado no "arranque", é que não está configurado. Pois para digitar o hifen, e não confirmei todas as teclas, tenho de premir a tecla onde está, "?" e apostrofe. Mas enquanto procurava, verifiquei que os simbolos estavam deslocados. Nao confirmei o "ç", mas depois de instalado o sistema, funciona tudo no seu lugar.
Obrigado

batota