Autor Tópico: Duvida para configurar rede Linux X Windows  (Lida 4545 vezes)

Offline PlastificadO

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Duvida para configurar rede Linux X Windows
« Online: 22 de Maio de 2008, 02:01 »
Opa tudo bom, estou comecando agora com o ubuntu agora e estou com um problema em configurar minha rede local, a internet esta funcionando normalmente por dhcp, so que queria acessar as pastas de outro pc que possui windows xp como eu faco?

Offline raidicar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Quad Shot of Ubuntu
    • Ver perfil
Re: Duvida para configurar rede Linux X Windows
« Resposta #1 Online: 22 de Maio de 2008, 07:39 »
Se a internet esta funcionando normal, via dhcp, quer dizer que os computadores devem estar no mesmo ranjo de IP, se vc acessar o MENU / LOCAIS / REDE deve aparecer um icone com os dizeres "Rede Windows" e dentro dele, esta os computadores windows que estão na rede. OK?

Vc pode digitar alt+F2 e na tela que abrir, coloque network:/// e clique em "EXECUTAR" e não em "Executar como arquivo", e sem marcar a opção "executar em um terminal".

Caso não apareça o micro windows, verifique o ranjo de IP, veja se o ip das duas maquinas apontam para a mesma rede:
EX:

192.168.10.100 windows
192.168.10.7 linux
estão na mesma rede, se os três primeiros campos forem iguais, e o ultimo campo for diferente, é por que esta correto, se houver diferença em qualquer um dos 3 primeiros, vc deve corrigir isso, mas como está funcionando via DHCP, não deve ter esse problema.
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

Offline PlastificadO

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Duvida para configurar rede Linux X Windows
« Resposta #2 Online: 22 de Maio de 2008, 17:12 »
o problema esta no seguinte ontem a noite consegui "mexer" na pasta do linux pela rede do outro pc que tem windows so que no linux nao enxergo as pastas que estao compartilhadas no pc com windows o que sera que pode ser???

Offline Nnecromancer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Duvida para configurar rede Linux X Windows
« Resposta #3 Online: 24 de Maio de 2008, 01:08 »
instalou o SAMBA fio?

Offline raidicar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Quad Shot of Ubuntu
    • Ver perfil
Re: Duvida para configurar rede Linux X Windows
« Resposta #4 Online: 24 de Maio de 2008, 21:32 »
depende, vc não ajuda muito pois não da detalhes especificos, imaginando que os dois estejam na mesma rede, ja que o windows mexeu nas pastas linux, a pergunta é:
1 - o linux pinga no windows?
ping IP_do_WINDOWS
ele da uma mensagem mais ou menos assim:
64 bytes from 192.168.10.101: icmp_seq=3 ttl=248 time=27.0 ms
ou ele trava?

2 - vc disse que não conseguiu acessar as pastas windows pelo linux, mas vc conseguiu enxergar a maquina windows, ou nem isso? se vc fez o que eu disse, vc pode dizer se o linux pelo menos localizou o computador dentro da REDE WINDOWS ou nem isso apareceu? ou vc acessou o windows, acessou as pastas e elas estavam vazias.

3 - digite no terminal sudo apt-get install smbfs e o instale, vai ajudar em algumas funções, mapeamentos, etc...

4 - desabilite o firewall do windows.
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

Offline steba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Duvida para configurar rede Linux X Windows
« Resposta #5 Online: 06 de Julho de 2008, 10:02 »
Bom, vou aproveitar o início deste tópico e continuá-lo, pois estou com o mesmo problema que o Plastificad0 e, parece que abandonou o tópico...

Se a internet esta funcionando normal, via dhcp, quer dizer que os computadores devem estar no mesmo ranjo de IP, se vc acessar o MENU / LOCAIS / REDE deve aparecer um icone com os dizeres "Rede Windows" e dentro dele, esta os computadores windows que estão na rede. OK?
Tenho acesso normal a internet. Acesso os locais de rede e aparece a Rede Windows. Clico nela e não aparece nada.

1 - o linux pinga no windows?
ping IP_do_WINDOWS
ele da uma mensagem mais ou menos assim:
64 bytes from 192.168.10.101: icmp_seq=3 ttl=248 time=27.0 ms
ou ele trava?
Fiz isso, mas ele não termina. o icmp_seq começa, e atingiu mais de 100 e não terminou.

3 - digite no terminal sudo apt-get install smbfs e o instale, vai ajudar em algumas funções, mapeamentos, etc...
4 - desabilite o firewall do windows.

Já instalado o que pediu no 3 e já tentei desabilitar o firewall, porém tudo sem sucesso...

Alguma outra dica???