Autor Tópico: F-spot e importação de fotos de câmera  (Lida 3044 vezes)

Offline Éderson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 203
    • Ver perfil
F-spot e importação de fotos de câmera
« Online: 21 de Maio de 2008, 00:35 »
Leio muita coisa falando bem sobre o f-spot e tentei usá-lo mas em algumas coisas tive dificuldade e, se possível, gostaria que me ajudassem:

1 - O f-spot parece que não mostra as fotos por pastas, sempre tenho que criar uma etiqueta? Outra coisa, se crio a etiqueta e depois acrescento as fotos na mesma pasta ele não atualiza. Caso seja isso, ele é um gerenciador de fotos e não um visualizador?

2 - Na importação de fotos da câmera foi que a coisa pegou. Minha máquina separa as fotos por dias e a numeração zera a cada dia. Usando o f-spot para baixar, ele não cria pastas separando por data, coloca tudo junto e ainda pede pra sobrescrever as fotos que apresentam nomes iguais. Testei vários programas, gthumb, gwenview, picasa e o Digikam. O Digikam é o úncio que me dá a opção de baixar da câmera criando pastas de acordo com a data que as fotos foram tiradas e para isso utiliza o libgphoto2, daí pensei: porque os outros também não fazem a mesma coisa utilizando o mesmo pacote? Sei que o gthumb e f-spot utilizam o libgphoto2. Sabe algum comando ou configuração para fazer o gthumb, f-spot (e o gwenview não usa o libgphoto2) ou outro programa em gtk2 baixarem as fotos criando as pastas das datas em que foram tiradas?

Offline MaRxMR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 142
    • Ver perfil
Re: F-spot e importação de fotos de câmera
« Resposta #1 Online: 22 de Maio de 2008, 00:08 »
Pois sempre que usei e ele faz tudo que você tá querendo. Ele mostra de acordo com a data da foto e cria as pastas por data também.

Só usei Canon nele.

Offline Éderson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 203
    • Ver perfil
Re: F-spot e importação de fotos de câmera
« Resposta #2 Online: 22 de Maio de 2008, 09:54 »
Pois sempre que usei e ele faz tudo que você tá querendo. Ele mostra de acordo com a data da foto e cria as pastas por data também.

Só usei Canon nele.

A minha também é Canon. Pode me informar como conseguiu importar as fotos criando as pastas pela data que foram tiradas? Como visualizar por pastas em vez de apenas por etiquetas ?

Offline MaRxMR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 142
    • Ver perfil
Re: F-spot e importação de fotos de câmera
« Resposta #3 Online: 22 de Maio de 2008, 10:32 »
O que eu faço é conectar a máquina e quando aparece a janela que diz que a câmera foi detectada, eu clico em importar fotos e o F-Spot abre.

Depois que as fotos carregam eu seleciono as que quero transferir e clico pra importar. As pastas de acordo com as datas são criadas na pasta que você especifica para salvar.

Offline Éderson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 203
    • Ver perfil
Re: F-spot e importação de fotos de câmera
« Resposta #4 Online: 22 de Maio de 2008, 17:45 »
O que eu faço é conectar a máquina e quando aparece a janela que diz que a câmera foi detectada, eu clico em importar fotos e o F-Spot abre.

Depois que as fotos carregam eu seleciono as que quero transferir e clico pra importar. As pastas de acordo com as datas são criadas na pasta que você especifica para salvar.

Acho que você não entendeu minha primeira mensagem direito!
1º - ele não abre a visualização por pastas, apenas por etiquetas criadas. Você disse q sim.
2º - Ele não cria as pastas automaticamente por data em que a foto foi tirada, mas sim na que nós especificamos salvar
« Última modificação: 22 de Maio de 2008, 17:47 por Éderson »

Offline MaRxMR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 142
    • Ver perfil
Re: F-spot e importação de fotos de câmera
« Resposta #5 Online: 22 de Maio de 2008, 21:31 »
Ele não abre por pastas, ele mostra por data. Observe que a barra acima das fotos é dividida pelos meses do ano.

Ele também cria as pastas de acordo com a data da foto. Olhe a imagem.



O F-Spot cria as pastas do dia, mês e ano da foto dentro da pasta que você especificar. Nesse exemplo eu indiquei a pasta "Fotos" para p F-Spot importar as fotos.

Uma coisa que eu nunca fiz foi criar etiquetas.

Offline Éderson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 203
    • Ver perfil
Re: F-spot e importação de fotos de câmera
« Resposta #6 Online: 23 de Maio de 2008, 10:14 »
Vendo sua fotos sua fuçar mais e encontrei. Para separar em pastas por datas em que foram tiradas as fotos, na hora de importar da câmera, é preciso configurar o f-spot mas o processo é simples:
Vá no menu Edita > Preferências e marque "Gravar metadatos para arquivo"

Gostaria ainda de saber onde fica o arquivo de configuração pois gostaria de editá-lo para que ele salvasse as pastas no formato Ano_Mês_Dia (2008_05_27 por exemplo) em vez de uma pasta dentro da outra como mostra sua foto.

Offline MaRxMR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 142
    • Ver perfil
Re: F-spot e importação de fotos de câmera
« Resposta #7 Online: 23 de Maio de 2008, 10:31 »
Isso eu não sei se tem como fazer, desde que uso o Ubuntu salvo minhas fotos nessa estrutura de de pastas. Só o programa da máquina pra Windows que fazia como você quer.

Offline Éderson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 203
    • Ver perfil
Re: F-spot e importação de fotos de câmera
« Resposta #8 Online: 23 de Maio de 2008, 11:03 »
Só no Windows não. O digikam faz isso, basta ir no menu Câmera e escolher sua câmera > Depois clica na aba configurações > Seleciona o menu "Criação automática de álbuns" > marca "sub-álbuns baseados na data" (deixe o formato de data: iso)

Como o digikam, f-spot e o gthumb utilizam a mesma biblioteca para importar as fotos das câmeras, deve ter uma opção para que o f-spot e o gthumb façam o mesmo. Se descobrir posto aqui. Obrigado pela ajuda. Me foi de muita valia!
« Última modificação: 23 de Maio de 2008, 11:08 por Éderson »