Com 256 MB eu não usaria o Ubuntu e pronto. Há alternativas mais leves pré-configuradas por aí. Mas uma boa alternativa seria utilizar o Ubuntu com um ambiente gráfico e aplicativos mais leves.
Uma boa solução seria a seguinte:
Ambiente gráfico: gerenciador de janelas Openbox + gerenciador de arquivos Thunar + Lxpanel
Navegador Internet: Kazehakase ou Midori
Cliente de e-mail: Claws Mail
Reprodutor multimídia (filmes, música, etc.): Gnome Mplayer ou Gxine.
Para configurar o seu ambiente Openbox, há o excelente tutorial do colega kernelscript aqui: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,35539.0.html
Gerenciador de janelas
Openbox ficou bom aqui(gosto do recurso arrastar janela pra outro desktop) está gastando 1,2mb segundo o monitor de sistema,
Thunar é bom, usa uns 5 mb de memoria, só nao gosto do
Lxpanel ele não é nada pratico a meu ver e nem vou usar, não da pra arrastar icones pro painel segurando e soltando e clicando c/ botao direito nos itens da lista ele nao aparece as opçoes, isso me irrita, no gnome-panel tem isso, sou mto + o
Gnome Panel, q o monitor de sistema fala q ta usando 12,8Mb de memoria...
Recomendo o
GPicview para visualizar fotos, aquele visualizador que vem com o Ubuntu é meio lerdo, o GPicview é mais rápido.
Estou procurando um terminal que abra mais rápido que o tal "Consola" do Gnome(que tradução + ridicula... que nem "Rato"... alias, pra q traduzir isso? ngm fala rato...)
O
Firefox e o
Thunderbird....putz....nao consigo largar eles, sao mto uteis, mesmo sendo lerdos
>>> atualizaçao dessa resposta, agora poco tirei o Thunar e instalei o
PCMANFM, recomendo fortemente, é mais rápido que o Nautilus e mais que o Thunar(q já é rápido) e ele possui visual atraente
Resumindo... eu to com o Ubuntu 8.04, com gerenciador de janelas Openbox, gerenciador de arquivos Pcmanfm, painéis do Gnome Panel(até eu achar um equivalente em recursos e que seja mais rapido eu num troco por outro não), visualizador de fotos Gpicview, ficou mais rápido assim.
Falta testar alguns players de musica e/ou videos