Autor Tópico: 256 Mb de Ram: Ubuntu ou Xubuntu?  (Lida 21460 vezes)

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: 256 Mb de Ram: Ubuntu ou Xubuntu?
« Resposta #15 Online: 22 de Maio de 2008, 11:10 »
De nada, cara. Mas lembre-se de dar uma lida naquele tópico que eu indiquei, especialmente na questão da prioridade da swap, pra você não ter problemas.

Abraços.

Offline james_br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 74
  • > Ubuntu 8.10 <
    • Ver perfil
Re: 256 Mb de Ram: Ubuntu ou Xubuntu?
« Resposta #16 Online: 27 de Maio de 2008, 14:01 »
Usando Ubuntu 8.04 na configuraçao abaixo... fica meio lerdo com esse meu pc com td onboard:

| Athlon XP 2000+ | 256 Mb de Ram de 266 MHz | 32 Mb de vídeo compartilhada | Placa mãe SIS 810 series |
HD Samsung ATA 40 Gb particionado em 30 Gb pra Windows XP SP2 e 10 GB pro Ubuntu 8.04 |
| Efeitos Visuais: Nenhum |


Com esse meu pc dá pra rodar o Ubuntu 8.04 com Gnome sim, mas não espere muita performance, principalmente se vc usa muita coisa aberta.....Talvez isso te leve a uma certa irritação às vezes(desabafo...)
Por exemplo qdo eu fico com o Firefox 3 beta 5 com 4/5 abas + Thunderbird com Lightning + Pidgin abertos....... nossa...fica lerdo....a coisa não anda muito bem não, se eu for tentar abrir qualquer outra coisa, eu sei que vai demorar bastante!!

O Xubuntu eu usei por pouco tempo, não gostei...simples demais a ponto de faltar coisas....
Gnome é + completo, simples e intuitivo de usar, aliás, no Xubuntu só o simples fato de não conseguir arrastar ícones para os painéis e ter que colocar os comandos 1 por 1 já vai te estressar bem....

> Se alguém tiver uma configuração parecida com a minha e conseguir ter uma boa performance, com varios aplicativos abertos, me informe o que vc fez por favor!

>>>> No console estou só com o Firefox aberto com 6 abas do forum + iniciador rápido do BrOffice
e veja como está:

Código: [Selecionar]
....ubuntu:~$ free
             total       used       free     shared    buffers     cached
Mem:        223168     219216       3952          0       1812      48948
-/+ buffers/cache:     168456      54712
Swap:       893732     263916     629816

Fechei a sessão e abri de novo, com o iniciador rapido do BrOffice fechado...c/ nada aberto......
só com o console aberto ficou assim:

Código: [Selecionar]
...@ubuntu:~$ free
             total       used       free     shared    buffers     cached
Mem:        223168     219120       4048          0       3292     105280
-/+ buffers/cache:     110548     112620
Swap:       893732      51424     842308
« Última modificação: 27 de Maio de 2008, 14:34 por james_br »
> http://brainstorm.ubuntu.com
Brainstorm: Contribua com idéias e votos para deixar o Ubuntu ainda melhor

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: 256 Mb de Ram: Ubuntu ou Xubuntu?
« Resposta #17 Online: 27 de Maio de 2008, 17:06 »
Você fez as modificações sugeridas no post que eu indiquei (especialmente na prioridade da swap)?

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: 256 Mb de Ram: Ubuntu ou Xubuntu?
« Resposta #18 Online: 27 de Maio de 2008, 18:42 »
Se for possível testar (pelo menos testar sem instalar) acho que uma distro rápida nesse hardware seria o Sidux e também o Resulinux.

Vc já pensou em compilar um kernel?? (Caramba achei a minha primeira mensagem falando sobre compilação de kernel em um fórum hehehe http://www.slackbr.org/forum/viewtopic.php?f=3&t=9767&p=40192#p40132)

Possivelmente eu compilo kernel desde novembro de 2004... mas essa foi a primeira mensagem

Quanto ao Ubuntu Hardy dependendo do hardware fica pesado, no minha máquina ficou e tenho 512 de ram... só melhorou quando mudei de kernel e coloquei relatime e o Xorg sendo executado com prioridade maior, além de outras coisas relacionadas a performance...

O kernel omnislash talvez ajude um pouco, ele agora deixou de ser específico do KUXbuntu e está sendo usado por vários usuários em várias distros (Fedora, Mandriva, Kurumin, Big linux, Archlinux, Slackware, Kubuntu, Sidux e até Gentoo que eu saiba) com bons resultados.

O último relato que eu vi foi do Mandriva 2008 spring

http://www.guiadohardware.net/comunidade/recompilar-kernel/869574/#post3750440
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline james_br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 74
  • > Ubuntu 8.10 <
    • Ver perfil
Re: 256 Mb de Ram: Ubuntu ou Xubuntu?
« Resposta #19 Online: 27 de Maio de 2008, 19:29 »
Você fez as modificações sugeridas no post que eu indiquei (especialmente na prioridade da swap)?

das dicas citadas naquele tópico, fiz essas coisas:
1. a do CONCURRENCY=shell
2. preload
3. do swappiness* 
5. desabilitei serviços desnecessarios
.....faz umas semanas ae, aumentei minha swap de 380 pra uns 900 mb, chutei lah pra cima mesmo pq swap nunca eh d+

esse item nao sei fazer:
Citar
4 - Otimizando o Xorg
    Desative todos os path de fontes, todos os dispositivos de entrada que você não possui. Se você não tem uma placa de vídeo boa, deveria pensar em diminuir a sua resolução e a taxa de bits(de 24 pra 16), faz uma diferença danada.

*swappiness:  coloquei inicialmente em 10, depois mudei pra 30 pra ver se sentia alguma mudança, num senti nada........atualmente continua em 30 e nao sei se mexo pra mais ou menos!....
qual o valor certo pra swappines pra quem tem 256 mb de ram?
alias, se ngm souber isso, vou abrir um topico só tratando de valor pra swappiness pra diversos tipos de memoria

minhas duvidas sao essas o item 4 e o valor da swappiness
> http://brainstorm.ubuntu.com
Brainstorm: Contribua com idéias e votos para deixar o Ubuntu ainda melhor

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: 256 Mb de Ram: Ubuntu ou Xubuntu?
« Resposta #20 Online: 27 de Maio de 2008, 21:55 »
A prioridade padrão da swap é de 60%, e esse valor não deve ser baixado se você tiver pouca memória. Eu recomendo fortemente que você altere para 100, pois isso evitará travamentos na sua máquina. Acredite em mim: eu já baixei a prioridade da swap para 10 e, SEMPRE que a swap enchia (bastando abrir uns poucos programas), a máquina travava. Com 100%, eu já cheguei a abrir quase 1gB de memória, sendo mais de 800mB na swap e pouco mais de 100mB no pente, com total estabilidade. Não digo que o sistema fica rápido, mas fica absolutamente estável.
« Última modificação: 27 de Maio de 2008, 21:59 por vinicius_aleao »

Offline james_br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 74
  • > Ubuntu 8.10 <
    • Ver perfil
Re: 256 Mb de Ram: Ubuntu ou Xubuntu?
« Resposta #21 Online: 28 de Maio de 2008, 20:47 »
A prioridade padrão da swap é de 60%, e esse valor não deve ser baixado se você tiver pouca memória. Eu recomendo fortemente que você altere para 100, pois isso evitará travamentos na sua máquina. Acredite em mim: eu já baixei a prioridade da swap para 10 e, SEMPRE que a swap enchia (bastando abrir uns poucos programas), a máquina travava. Com 100%, eu já cheguei a abrir quase 1gB de memória, sendo mais de 800mB na swap e pouco mais de 100mB no pente, com total estabilidade. Não digo que o sistema fica rápido, mas fica absolutamente estável.
Troquei para 100 o swappiness, realmente da pra abrir MUITA coisa que num trava, o programa que vc esta usando no momento da para usar normalmente, só que a navegaçao entre as janelas ou entre programas fica prejudicada, se for mudar pra outra area de trabalho demora um tempo consideravel, a cada nova aplicaçao que vc abrir vai demorar bem.....abre sem problema nenhum, mas demora....
Mas a idéia de aumentar o swappiness foi boa, num geral percebi um aumento de desempenho...

> Achei um meio termo... de 100 baixei para 80, a navegação e abertura de janelas e programas ficou + rapida que com 100, vou deixar nesse ponto, fica com um desempenho bom para o meu pc em 80, mas claro que da pra testar outros valores. Acredito que entre 70 e 100 sejam bons valores para quem tem pouca memoria ram, 100 particularmente achei um exagero para o meu caso e para o que eu uso(geralmente 2 ou 3 programas abertos), talvez para memorias ram de 128 mb fique bom usando 100...
No meu caso com 256 mb de ram o 80 no swappiness se mostrou eficiente, poderia até dizer que valores entre 70 e 90 estariam bons, e fica a gosto do usuário escolher

*para quem achar o BrOffice lerdo, procure aqui no fórum como fazer melhorias, garanto que fica muito bom, diminue a memoria do programa, tira o java, e coloca o iniciador rapido que fica 10, pesquisa ae no fórum
« Última modificação: 28 de Maio de 2008, 20:54 por james_br »
> http://brainstorm.ubuntu.com
Brainstorm: Contribua com idéias e votos para deixar o Ubuntu ainda melhor

Piras

  • Visitante
Re: 256 Mb de Ram: Ubuntu ou Xubuntu?
« Resposta #22 Online: 28 de Maio de 2008, 21:05 »
Com 256 MB eu não usaria o Ubuntu e pronto. Há alternativas mais leves pré-configuradas por aí. Mas uma boa alternativa seria utilizar o Ubuntu com um ambiente gráfico e aplicativos mais leves.

Uma boa solução seria a seguinte:

Ambiente gráfico: gerenciador de janelas Openbox + gerenciador de arquivos Thunar + Lxpanel

Navegador Internet: Kazehakase ou Midori

Cliente de e-mail: Claws Mail

Reprodutor multimídia (filmes, música, etc.): Gnome Mplayer ou Gxine.

Para configurar o seu ambiente Openbox, há o excelente tutorial do colega kernelscript aqui: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,35539.0.html

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: 256 Mb de Ram: Ubuntu ou Xubuntu?
« Resposta #23 Online: 28 de Maio de 2008, 21:31 »
Fico feliz por ter ajudado, James_br. De fato, eu imaginava que você fosse deixar um valor um tanto alto, não necessariamente 100. Eu recomendei 100 porque, no meu caso, não sinto melhorias de performance deixando em 80 ou 90. E, curiosamente, quando eu tinha 512mb de memória (voltei pra 256mb porque meu pente queimou), o PC ficava BEM mais ágil com a swap a 100%. Acredito que era por causa do meu HD de 7200 rpm, que compensava o desempenho do pente de memória.

Boa sorte aí na sua empreitada!  :D

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: 256 Mb de Ram: Ubuntu ou Xubuntu?
« Resposta #24 Online: 29 de Maio de 2008, 13:48 »
Recomendo tentarem usar também o TinyME, que é uma distro baseada no PCLinuxOS com ambiente LXDE. Muito leve e fácil de usar, ocupou apenas 50MB de RAM no meu PC.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline james_br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 74
  • > Ubuntu 8.10 <
    • Ver perfil
Re: 256 Mb de Ram: Ubuntu ou Xubuntu?
« Resposta #25 Online: 29 de Maio de 2008, 15:06 »
Com 256 MB eu não usaria o Ubuntu e pronto. Há alternativas mais leves pré-configuradas por aí. Mas uma boa alternativa seria utilizar o Ubuntu com um ambiente gráfico e aplicativos mais leves.

Uma boa solução seria a seguinte:

Ambiente gráfico: gerenciador de janelas Openbox + gerenciador de arquivos Thunar + Lxpanel

Navegador Internet: Kazehakase ou Midori

Cliente de e-mail: Claws Mail

Reprodutor multimídia (filmes, música, etc.): Gnome Mplayer ou Gxine.

Para configurar o seu ambiente Openbox, há o excelente tutorial do colega kernelscript aqui: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,35539.0.html

Gerenciador de janelas Openbox ficou bom aqui(gosto do recurso arrastar janela pra outro desktop) está gastando 1,2mb segundo o monitor de sistema, Thunar é bom, usa uns 5 mb de memoria, só nao gosto do Lxpanel ele não é nada pratico a meu ver e nem vou usar, não da pra arrastar icones pro painel segurando e soltando e clicando c/ botao direito nos itens da lista ele nao aparece as opçoes, isso me irrita, no gnome-panel tem isso, sou mto + o Gnome Panel, q o monitor de sistema fala q ta usando 12,8Mb de memoria...

Recomendo o GPicview para visualizar fotos, aquele visualizador que vem com o Ubuntu é meio lerdo, o GPicview é mais rápido.
Estou procurando um terminal que abra mais rápido que o tal "Consola" do Gnome(que tradução + ridicula... que nem "Rato"... alias, pra q traduzir isso? ngm fala rato...)
O Firefox e o Thunderbird....putz....nao consigo largar eles, sao mto uteis, mesmo sendo lerdos

>>> atualizaçao dessa resposta, agora poco tirei o Thunar e instalei o PCMANFM, recomendo fortemente, é mais rápido que o Nautilus e mais que o Thunar(q já é rápido) e ele possui visual atraente

Resumindo... eu to com o Ubuntu 8.04, com gerenciador de janelas Openbox, gerenciador de arquivos Pcmanfm, painéis do Gnome Panel(até eu achar um equivalente em recursos e que seja mais rapido eu num troco por outro não), visualizador de fotos Gpicview, ficou mais rápido assim.
Falta testar alguns players de musica e/ou videos
« Última modificação: 29 de Maio de 2008, 20:53 por james_br »
> http://brainstorm.ubuntu.com
Brainstorm: Contribua com idéias e votos para deixar o Ubuntu ainda melhor

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: 256 Mb de Ram: Ubuntu ou Xubuntu?
« Resposta #26 Online: 29 de Maio de 2008, 21:41 »
Bom, James, não tem nada a ver com o tópico, mas já que você tocou no assunto da "consola" e do "rato", dá uma lida nisso daqui, que vai resolver o seu problema: http://andrenoel.com.br/2008/04/27/por-que-o-terminal-ainda-me-consola/

Abraços.

Piras

  • Visitante
Re: 256 Mb de Ram: Ubuntu ou Xubuntu?
« Resposta #27 Online: 06 de Junho de 2008, 01:07 »
Citar
Estou procurando um terminal que abra mais rápido que o tal "Consola" do Gnome(que tradução + ridicula... que nem "Rato"... alias, pra q traduzir isso? ngm fala rato...)

Os portugueses falam "consola" e "rato", de modo que a tradução não é exatamente errada ou ridícula: é simplesmente Português de Portugal ainda não abrasileirado de todo para os usuários brasileiros.