Autor Tópico: Iniciante apanhando para rede - compartilhar pastas com senha ou privilégios.  (Lida 3540 vezes)

Offline Maluco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Olá pessoal, mais um iniciante apanhando para uma rede.

Bem, pesquisei por aqui e pela net e não achei a solução para o meu problema. Mas como não sei quase nada de linux a solução pode ter aparecido e eu não entendi, por isso peço ajuda para vocês.

O meu problema:

Preciso compartilhar algumas pastas em um micro com o Ubuntu 8.04 :
- Uma pasta onde todos podem fazer qualquer coisa, criar, apagar, alterar.
- Outra onde somente possam ver os documentos e abrir. Apenas isso. - Este item posso não fazer
- E outra onde somente quem tenha a senha ou privilégios possa acessa-la. Criando, apagando, alterando documentos.

Quem vai ter acesso a estas pastas serão usuários Windows, ou seja, o Ubuntu será um servidor de arquivos e impressora.

Já criei o compartilhamento e até a parte de criar uma pasta onde todos possam tudo eu fiz. Roda 100%, os usuários windows acessam a pasta, criam arquivos, alteram e apagam sem qualquer problema. A minha dor de cabeça começa com os outros dois itens. Já criei usuários e grupos no Ubuntu, mudei as permissões nas pastas para que, de acordo com o grupo, possam fazer determinado tipo de coisa. Neste caso no windows pede senha para acessar, é o que eu quero, mas qual bendita senha?? Já usei os dados de todos os usuários e até a senha do Samba e nada. Nega acesso.

Fixei o IP no micro com o Ubuntu, mas nas estações windows não.

Agradeço toda a ajuda.

André

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Iniciante apanhando para rede - compartilhar pastas com senha ou privilégios
« Resposta #1 Online: 19 de Maio de 2008, 19:43 »
No grupo onde trabalho, criei três usuários padronizados:
- O usuário "grupo", criado na  instalação e que portanto pode usar 'sudo', e fazer tudo em qualquer pasta;
- O usuário "bolsista", que tem acesso irrestrito às pastas de dados e impressora, mas não a instalar/remover programas ou mudar configurações;
- O usuário "visitante", que pode apenas acessar a Internet.

A par disso, em cada máquina foi criada uma pasta "Público" à qual os dois primeiros usuários tem acesso irrestrito, para fins de transferência de arquivos, e o último somente acesso para leitura.

Tem funcionado bem, e mesmo a rede sendo mista ( Linux e W$), o acesso a essas pastas via Samba não requer mais do que a identificação do usuário ( um dos três acima), quando necessário.

VB5


Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Maluco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Iniciante apanhando para rede - compartilhar pastas com senha ou privilégios
« Resposta #2 Online: 20 de Maio de 2008, 20:44 »
Muito obrigado amigo.

Mas como todo o iniciante, preciso de um "passo a passo" para fazer as coisas.
Vou continuar procurando.

Mais uma vez, obrigado.

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Iniciante apanhando para rede - compartilhar pastas com senha ou privilégios
« Resposta #3 Online: 20 de Maio de 2008, 23:36 »
Bem , vamos tentar...  ;)

Em primeiro lugar, não criei usuários personalizados (isto é, um para cada pessoa), mas apenas esses três usuários genéricos.  Quem é do grupo dos administradores loga-se com o primeiro; quem é bolsista com o segundo, e quem é visitante com o terceiro.  Desse modo é muito mais fácil definir as permissões, o que você faz em Sistema>Administração>Usuários e Grupos. É ali que defino que somente o usuário "grupo" pode instalar ou remover programas, etc - isto vale mesmo para quem estiver no console. Via rede, a pasta "Público" tem permissões de escrita e leitura para todos; já o "bolsista"será automaticamente direcionado para a  respectiva /home.
Talvez fosse mais fácil se você postasse mais especificamente quais as dificuldades que está encontrando, aí iríamos direto nelas.

( ),
VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Maluco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Iniciante apanhando para rede - compartilhar pastas com senha ou privilégios.
« Resposta #4 Online: 24 de Junho de 2008, 16:29 »
Oi, primeiro me desculpe pela demora, mas não tive como chegar em um computador por este tempo.
Mas obrigado pela resposta.

Entendi o que fizeste e parece ser o que eu quero. Descrevo o que preciso:

-Tenho os seguintes usuários (por exemplo)- João, Maria e José.
-Somente a Maria acessa a pasta "financeiro".
-A Maria e o João a pasta "orçamento".
-Somente o José a "diretoria"
-Todos acessam a pasta "geral".

Nas minhas experiências (antes de ficar um tempo afastado do pc) eu até consegui fazer isso com o Suse, mas duas coisas:
1° Achei o Ubuntu melhor, mais compatível com o hardware, muito mais "automatizado" e muito mais simples.
2° No exemplo acima, a Maria cria um documento na pasta geral e somente ela edita/apaga o mesmo. E isso não pode acontecer. Quem tem acesso a determinada pasta pode fazer o que quiser com tudo dentro da pasta.

Se puder me ajudar te agradeço muito.

André