Autor Tópico: Hot spot wi-fi  (Lida 2375 vezes)

Offline PauloPatto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
    • Paulo Patto
Hot spot wi-fi
« Online: 18 de Maio de 2008, 16:01 »
Caros colegas, boa tarde.

Tenho 3 computadores em casa porem somente um ponto de acesso a internet ADSL (Speedy).
Gostaria de montra uma rede wi-fi com um servidor e dois clientes, mas no estilo HOTSPOT, pois muitas vezes tenho reuniões ou memso quando tenho de trabalhar com o notebook da empresas.
Seria possivel com um servidor rodadno o linux eu montar este hotspot quer forneça a conexão ADSL assim que a rede seja detectada, e isso não só para Sistemas operacionais linux mas também para windows Vista e Xp.
Sei que que isso é possível mas não sie onde achar o meterial de configuração do sistema operacional.




Grato a atenção de todos.
Paulo Patto
Programador Jr.
Assinatura removida por ultrapassar o limite

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Hot spot wi-fi
« Resposta #1 Online: 18 de Maio de 2008, 20:49 »
PauloPatto,
no meu trabalho a maior parte de rede é cabeada, mas em locais onde é comum pessoas trazerem seus laptops pessoais instalamos roteadores wireless alimentados pela rede cabeada, funcionando em DHCP. Desse modo, qualquer pessoa que chegue com um laptop encontra a rede e precisa apenas solicitar a alguém a senha da mesma; será conectado e receberá do router um IP, gateway, DNS e o que for preciso, tendo conexão instantânea.

É isso o que deseja?

VB5


Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline danpos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 386
    • Ver perfil
Re: Hot spot wi-fi
« Resposta #2 Online: 18 de Maio de 2008, 23:23 »
Eu tenho isso o que você quer aqui em minha casa e para tanto basta você comprar um bom 'wireless server'. Eu comprei esses dias um Linksys WRT54G. Ele é uma marca líder no setor de comunicações (CISCO) e tem um firmware que pode ser atualizado para uma versão desenvolvida na comunidade baseada em ... Linux: ddrt. Eu fiz a atualização seguindo as instruções desse site e então eu pude configurar a potência do sinal do 'wireless server' e então ficou ótimo (o que já era bom). Ele tem tudo que é necessário para configuração na própria interface (dhcp, redirecionamento de porta, firewall, criptografia da rede sem fio, etc).

De qualquer forma, mesmo que compre um outro produto, o teu hot-spot pode ser configurado se o teu modem estiver no modo 'ponte' (bridge) e for então ligado uma roteador wireless na porta WAN e neste você configura o serviço DHCP para fornecimento automático de ips ao pcs de tua WLAN (e 'otras cositas mas')... ;)

Sds,

Danpos.

Sds,

Danpos.

Darcamo

  • Visitante
Re: Hot spot wi-fi
« Resposta #3 Online: 19 de Maio de 2008, 23:29 »
Realmente o Linksys WRT54G é muito bom.
Tenho ele também e não tenho reclamações.

A única diferença em relação ao danpos é que uso o firmware tomato ao invés do ddrt
http://en.wikibooks.org/wiki/Tomato_Firmware

Existem outras opções de firmware, mas essas duas parecem ser as melhores. Não que o oficial que vem com o WRT54G não seja suficiente. Ele é.
Só que esses alternativos possuem ainda mais recursos.

Offline danpos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 386
    • Ver perfil
Re: Hot spot wi-fi
« Resposta #4 Online: 20 de Maio de 2008, 11:23 »
@Darcamo

Ótima intervenção companheiro!  :D Vou dar uma checada nesse link que passou.  ;)

Sds,

Danpos.

PS: olhei o link e o meu modelo (8.2) não é suportado...
« Última modificação: 20 de Maio de 2008, 11:27 por danpos »