Autor Tópico: [resolvido] xorg.conf bloqueado  (Lida 3667 vezes)

Offline psicothico

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 46
    • Ver perfil
[resolvido] xorg.conf bloqueado
« Online: 17 de Maio de 2008, 20:36 »
Amigos,

Não consigo editar o arquivo xorg.conf. Isto está atrapalhando o ajuste da resolução da minha tela.

Quando tento gravar uma alteração no xorg, o programa Gedit dá o alerta : Não foi possível salvar o arquivo "/etc/X11/xorg.conf"

Estou usando o NVIDIA X settings. Quando defino nele a resolução de tela que desejo e aperto o botão "save to x configuration", ele também informa que não conseguiu editar o xorg (acredito que seja o mesmo problema).

Parece que não tenho permissão para editar o xorg. O que devo fazer para conseguir essa permissão? ???

abçs...

aproveitando o ensejo... eu não consigo colocar uma imagem no meu perfil do fórum, pois quando entro na tela de editar o perfil o campo de "inserir imagem" não aparece. Como vocês fazem para inserir suas imagens no perfil?
« Última modificação: 18 de Maio de 2008, 12:13 por psicothico »

Offline psicothico

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 46
    • Ver perfil
Re: xorg.conf bloqueado
« Resposta #1 Online: 17 de Maio de 2008, 20:58 »


Lendo outras mensagens do forum, descobri que existe uma função chamada "entrar como root". Também existe uma de "super-usuário". Acho que isso está relacionado ao problema. Como faço isso?

Offline lueneberg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 727
    • Ver perfil
    • BrasilLivre
Re: xorg.conf bloqueado
« Resposta #2 Online: 17 de Maio de 2008, 21:21 »
abra um terminal e digite

sudo gedit /etc/X11/xorg.conf

ou de um ALT + F2 e de :  gksu gedit /etc/X11/xorg.conf

Offline gean gustavo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 311
  • Usuário Ubuntu 8.04.1
    • Ver perfil
Re: xorg.conf bloqueado
« Resposta #3 Online: 17 de Maio de 2008, 23:18 »
Estou usando o NVIDIA X settings. Quando defino nele a resolução de tela que desejo e aperto o botão "save to x configuration", ele também informa que não conseguiu editar o xorg (acredito que seja o mesmo problema).

Olá psicothico, para você poder alterar com o Nvidia-Settings digite no terminal:

Código: [Selecionar]
sudo nvidia-settings
agora você pode alter com permissão.
HardWare: INTEL P4 2.4 | ASUS P4V8X-X | NVIDIA FX 5200 | HD SATA2 SEAGATE 200GB | HD IDE MAXTOR 80GB | 1,5 GB RAM


Offline psicothico

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 46
    • Ver perfil
Re: xorg.conf bloqueado
« Resposta #4 Online: 18 de Maio de 2008, 12:13 »
Funcionou! thanks