Autor Tópico: [UBuntu] Instalação total do Ubuntu em Partição Extended... é possível?  (Lida 6523 vezes)

Offline Gunn3r

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Boa noite.
Estava aqui a preparar o meu laptop para instalar o Ubuntu e encalhei.
Ao que parece o meu disco está com 3 partições primárias (recuperação, Vista e dados do Windows).
Tenho ainda uns 60GB que arranjei ao redimensionar o Vista mas o Ubuntu só me deixa criar 1 partição primária com / como mount point e mais nada.
No entanto, se escolher partição extendida posso criar as que quiser e os respectivos mount points.
A minha duvida é... posso instalar o /, a /home e o swap dentro de uma partição Extendida ?
E escolhendo depois hd(0,3) para instalar o GRUB na partição lógica onde está o / ?
O GRUB detectar-me-á 1 partição extendida apenas ou irá detectar as várias partições lógicas como estando todas separadas ?

Obrigado pela ajuda

alarcon

  • Visitante
Re: [UBuntu] Instalação total do Ubuntu em Partição Extended... é possível?
« Resposta #1 Online: 17 de Maio de 2008, 20:48 »
Boa noite.
Estava aqui a preparar o meu laptop para instalar o Ubuntu e encalhei.
Ao que parece o meu disco está com 3 partições primárias (recuperação, Vista e dados do Windows).
Tenho ainda uns 60GB que arranjei ao redimensionar o Vista mas o Ubuntu só me deixa criar 1 partição primária com / como mount point e mais nada.
No entanto, se escolher partição extendida posso criar as que quiser e os respectivos mount points.
A minha duvida é... posso instalar o /, a /home e o swap dentro de uma partição Extendida ?
E escolhendo depois hd(0,3) para instalar o GRUB na partição lógica onde está o / ?
O GRUB detectar-me-á 1 partição extendida apenas ou irá detectar as várias partições lógicas como estando todas separadas ?

Obrigado pela ajuda

Para dar o boot nos sistemas operacionais que você tem no seu HD, o grub tem de ficar na mbr. Agora se você escolher um disquete ou CD de boot, então pode instalar o grub na partição do sistema operacional mesmo.

Tenho aqui o WinXP (partição sda1), Archlinux (partição sda5), Ubuntu (partição sda6) e Swap (partição sda7). Só o WinXP está uma partição primária, as outras estão na partição estendida.

Offline Gunn3r

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: [UBuntu] Instalação total do Ubuntu em Partição Extended... é possível?
« Resposta #2 Online: 18 de Maio de 2008, 14:15 »
Eu vou colocar o GRUB na partição do Ubuntu porque tenho:

1.4GB ---> partição de recuperação (sda1) primária
101GB ---> partição Vista (sda2) primária
58.5GB --> partição dados NTFS (sda3) primária

Como já tenho 3 partições primárias e não quero estar mais a mexer nas partições, tenho ainda 71GB de espaço não particionado para usar, mas só usando uma partição extendida é que consigo instalar o Ubuntu.
Depois vou usar o EasyBCD para trabalhar o bootloader do Windows visto querer instalar o GRUB na partição do Ubuntu.
Se dá para instalar o Ubuntu todo numa partição Extended, o GRUB vai reconhecer tudo direitinho?

Desculpem lá chatear com isto mas a informação na Net é confusa e tenho o laptop na garantia (se estrago a partição de recuperação, adeus à garantia).

alarcon

  • Visitante
Re: [UBuntu] Instalação total do Ubuntu em Partição Extended... é possível?
« Resposta #3 Online: 23 de Maio de 2008, 15:53 »
Eu vou colocar o GRUB na partição do Ubuntu porque tenho:

1.4GB ---> partição de recuperação (sda1) primária
101GB ---> partição Vista (sda2) primária
58.5GB --> partição dados NTFS (sda3) primária

Como já tenho 3 partições primárias e não quero estar mais a mexer nas partições, tenho ainda 71GB de espaço não particionado para usar, mas só usando uma partição extendida é que consigo instalar o Ubuntu.
Depois vou usar o EasyBCD para trabalhar o bootloader do Windows visto querer instalar o GRUB na partição do Ubuntu.
Se dá para instalar o Ubuntu todo numa partição Extended, o GRUB vai reconhecer tudo direitinho?

Desculpem lá chatear com isto mas a informação na Net é confusa e tenho o laptop na garantia (se estrago a partição de recuperação, adeus à garantia).

Como disse só tenho uma partição primária (sda1) na qual está o Windows XP, as outras são partições Extended (sda5, sda6 e sda7). Meu grub está na mbr (sda) e dá o boot em todos os sistemas operacionais que tenho aqui.

Offline Alan Gurgel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: [UBuntu] Instalação total do Ubuntu em Partição Extended... é possível?
« Resposta #4 Online: 27 de Maio de 2008, 18:49 »
Caro batalhador do Linux, primeiramente temos que atentar que cada HD tem uma região que ele lê primeiro que é a MBR, onde da as informações do HD, partições etc.... Se vc tem o windows instalado dificilmente tera um gerenciador de boot (pois aponta direto para o windows, heheheh), que não interfere nas partições mas, diz onde elas estão, as distribuições do Linux que conheço adotam como Gerenciadores de Inicialização o GRUB ou LILO, que ficam na MBR, para vc escolher qual SO vai carregar. Se vc testar o Ubuntu pelo CD vc terá a opção de deixar seu windows do jeito que esta e acrescentar o Linux.