ubuntu 8.04 atualizações com bastante frequência

Iniciado por lfbxavier, 15 de Maio de 2008, 20:36

tópico anterior - próximo tópico

lfbxavier

Tenho instalado o Ubuntu 8.04, e quase que de
3 em 3 dias tem atualizações novas, essa versão
não é a mais nova, então porque tantas atualizações?
Um dos motivos que não gostava do Windows era
justamente essas atualizações de segurança,
não entendo porque o Ubuntu também tem
tantas atualizações de segurança, achei
que a versão 8.04 já era estável.
Se eu não fizer as atualizações, corro algum risco
de segurança ou só não terei os bugs corrigidos?
Obrigado.

agente100gelo

A frequência das atualizações referem-se a correções de bugs e falhas de segurança que aparecem. Tendem a diminuir com o amadurecimento da versão (terá uma nova chamada 8.04.1 em breve).

A diferença do Ubuntu por Windows, é o que o primeiro libera a atualização quando nasce uma brecha de segurança, já o produto da MS concentra em um dia no mês (a segunda terça).

Atualizações de segurança ocorrem porque programas são feitos por homens, e estes não são perfeitos :)
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

lfbxavier

Não quiz dizer que tudo tem de ser
perfeito, apenas achava que as atualizações
seriam feitas a cada nova versão, ou seja
de 6 em 6 meses.
Justamente por achar o Windows bem
inseguro é que ele atualizava sempre.
Bem, então é necessário fazer também
as atualizações no Ubuntu por se tratar
também de segurança.

Piras

Durante as primeiras semanas de cada nova versão as atualizações são muito freqüentes mesmo. Depois a coisa se acalma e se passam semanas sem que o atualizador dê algum sinal de vida.

Aliás, nos primeiros dias de uma nova versão, as atualizações freqüentes são bastante festejadas por quem está mais acostumado com o Ubuntu e outras distribuições Linux, pois isto indica que a equipe de desenvolvimento está corrigindo os bugs com rapidez.

MaRxMR

Nem tudo é questão de segurança, algumas atualizações são de correções ou novidades nos pacotes.

Olha o que aconteceu essa semana:
http://tuxvermelho.blogspot.com/2008/05/debian-no-brinca-com-segurana.html

RedTuxer

A questão é que com o pessoal do Ubuntu em particular e com o software livre em geral, quando se encontra uma falha de segurança, trata-se de a resolver logo que possível. Na microsoft é quando lhes apetece, tipo terça-feira dum mes qualquer, por vezes naquela semana de nove dias, mes de São Nunca. Ainda agora há aí uma bronca com o SQLserver e um certo bug e a Microsoft culpa os utilizadores do problema. Vergonhoso...

Cumprimentos

lfbxavier

Citação de: MaRxMR online 15 de Maio de 2008, 22:33
Nem tudo é questão de segurança, algumas atualizações são de correções ou novidades nos pacotes.

Olha o que aconteceu essa semana:
http://tuxvermelho.blogspot.com/2008/05/debian-no-brinca-com-segurana.html

Muito interessante esse artigo, realmente as coisas
acontecem no mundo Linux. As prioridades de segurança
são levadas muito a sério.
Esse é o grande motivo que estou migrando para o Linux,
tenho instalado o Ubuntu 8.04, do qual já estou muito
satisfeito, e também o Mandriva 2008 Spring.
Meu medo na verdade sempre foi o risco de virus, trojans,
etc...
Também sou muito a favor do software livre.
É melhor no inicio se ter muitas atualizações mas estar
seguro de que o pessoal do desenvolvimento está de
olho nas falhas e se interessa por quem está usando
a distro.
Obrigado a todos pelo esclarecimento.

edrizo

As vezes as atualizações estragam tudo !!!

Instalei o Eeebuntu 8.10 no meu Eee Pc 701 e o WiFi não funcionou. Resolvi instalar o 8.04 e o WiFi funcionou perfeitamente. Logo aparecerem cerca de 360 atualizações e eu, ingênuamente, mandei atualizar tudo. Após cerca de 3 horas esperando o sistema finalmente se atualizou, mas o WiFi... este não estava mais presente entre nós!

Tive que re-instalar a versão inicial do 8.04.

Alguém entende o que aconteceu?

Mipsirc

O Ubuntu 8.04 eh um LTS (Long Time Support), isso que dizer que diferente de outras versoes, seu tempo de atualizacao eh maior (se nao me engano eh de 3 anos).
Se nao me engano o Ubuntu 8.04 eh a segunda versao LTS. E quando acabar o tempo de suporte do 8.04 provavelmente surgirar a nova versao LTS tambem.

Desculpe pela falta de acentos, acabei de perceber que o teclado esta desconfigurado e nao estou em casa.  :-\