Autor Tópico: Tutorial | OpenBox - Instalando e configurando passo-a-passo  (Lida 133631 vezes)

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Tutorial | OpenBox - Instalando e configurando passo-a-passo
« Resposta #15 Online: 15 de Maio de 2008, 17:56 »
Muito obrigado pelos elogios e pelo apoio vitor! :D
Cara eu quis dizer pesado no sentido de lentidão mesmo. É como se você deixasse o OpenBox "cru" e precisasse remodela-lo, bom, eu acredito que seja essa a causa (Perdeu os vínculos com o GNOME, ícones base, mudança na prioridade dos diretórios etc, nem testei muito, estava demasiadamente lerdo :-\). Mas só testanto as "Configurações Finas" pra ter certeza. Posso estar enganado.
Obrigado por notificar, vou incluir essa nota do sentido do que falei no tuto e que também posso estar errado quanto a causa da lentidão depois de logar com o SLiM.

Abraço e até mais.
« Última modificação: 15 de Maio de 2008, 18:03 por kErNeL_sCrIpT »

Offline e.daniel-ct

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 210
    • Ver perfil
Re: Tutorial | OpenBox - Instalando e configurando passo-a-passo
« Resposta #16 Online: 15 de Maio de 2008, 18:59 »
kErNeL_sCrIpT eu tenho uma duvida por que o openbox é considerado apenas um gerenciador de janelas enquanto gnome e kde um ambiente gráfico, se eles desempenham o mesmo papel.

Outra duvida é caso eu o instale, não vou conseguir executar o compiz da seção iniciada com ele, certo.

E a ultima duvida é se não existe como utilizar programas feito pro gnome nele, gvs, ou a barra de ferramentas (não sei se ela é provida pelo nautilus), desde já obrigado!!!!

Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: Tutorial | OpenBox - Instalando e configurando passo-a-passo
« Resposta #17 Online: 15 de Maio de 2008, 20:39 »
kErNeL_sCrIpT eu tenho uma duvida por que o openbox é considerado apenas um gerenciador de janelas enquanto gnome e kde um ambiente gráfico, se eles desempenham o mesmo papel.

Outra duvida é caso eu o instale, não vou conseguir executar o compiz da seção iniciada com ele, certo.

E a ultima duvida é se não existe como utilizar programas feito pro gnome nele, gvs, ou a barra de ferramentas (não sei se ela é provida pelo nautilus), desde já obrigado!!!!

para resposta da 1ª pergunta

"O OpenBox é um Gerenciador de Janelas Livre, assim como o Metacity e Compiz Fusion. Uma de suas principais características é sua excepcional relação velocidade/desempenho + beleza + funcionalidade. Você pode usa-lo junto ao GNOME ou "sozinho". Outra característica interessante sobre o OpenBox, é que apesar de ele ser "apenas" um Gerenciador de Janelas, se você utiliza-lo "sozinho", ele se comporta como um Ambiente Gráfico - devido a sua possibilidade de ser usado "Standalone" (Sozinho) - , ainda mais se você configura-lo adequadamente."

isto foi copiado e colado do 1º paragrafo deste tuto :-[, pqp vc está tão interassado em openbox e nem se deu ao trabalho de ler nem a introdução do post, realmente cada vez percebo menos as pessoas, qualquer dia falo apenas com o meu cão  ;D ;D ;D

o resto das perguntas tambem gostava de saber a resposta

Offline Razien

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 291
  • Zzzz...
    • Ver perfil
    • Meu multiply ja abandonado
Re: Tutorial | OpenBox - Instalando e configurando passo-a-passo
« Resposta #18 Online: 15 de Maio de 2008, 22:18 »
Citar
kErNeL_sCrIpT eu tenho uma duvida por que o openbox é considerado apenas um gerenciador de janelas enquanto gnome e kde um ambiente gráfico, se eles desempenham o mesmo papel.

Pense no openbox como mais um Fluxbox, Blackbox, etc. Ele funciona da mesma forma que eles.

Citar
E a ultima duvida é se não existe como utilizar programas feito pro gnome nele, gvs, ou a barra de ferramentas (não sei se ela é provida pelo nautilus), desde já obrigado!!!!

Eu não entendi o que vc quis dizer.
A barra de ferramentas com seus applets e tudo mais vc pode usar tranquilo no openbox, o gnome-panel.
Vc pode se quiser, até mesmo usar o nautilus com papel de parede, icones, etc.

O que eu sei que não roda é o Compiz, embora eu nem saiba como esse funciona.
yari yari...

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Tutorial | OpenBox - Instalando e configurando passo-a-passo
« Resposta #19 Online: 16 de Maio de 2008, 00:47 »
Acredito que os meus colegas tenham respondido bem as suas dúvidas e.daniel-ct.
« Última modificação: 16 de Maio de 2008, 00:52 por kErNeL_sCrIpT »

Offline e.daniel-ct

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 210
    • Ver perfil
Re: Tutorial | OpenBox - Instalando e configurando passo-a-passo
« Resposta #20 Online: 16 de Maio de 2008, 13:24 »
Em primeiro lugar, eu li sim todo o poste inclusive a introdução, minha duvida era, se o openbox, agora generalizando um pouco mais, fluxbox, blackbox, rodam sozinhos sem necessitar de um gnome, por que eles são considerados apenas gerenciadores de janelas, e não ambientes gráficos, a resposta que eu pesquisei ontem mesmo, mas não lembrei de postar aqui é bem simples...

O openbox é considerado apenas um gerenciador de janelas, porque não fornece serviços alem desse, por exemplo a barra de ferramentas, entre outros, para ser considerado um ambiente grafico ele teria que conter todos os serviços junto com ele como gerenciador de menus, barra de tarefas, etc,  etc...

Sim ele não roda o compiz, o gnome roda, porque o que rodara do gnome serão os serviços que ele da suporte, como por exemplo o gvs, que eu também tinha perguntado se é possível usar com o openbox, quanto a leveza, eu testei aqui e gostaria de postar minha conclusão, meu pc continuou usando praticamente a mesma quantidade de memoria no openbox ou no gnome, isso porque o gnome é pesado não por conta do nautilus e sim por conta desses serviços que ele da suporte, montagem automática, gvs, área de trabalho, etc...


Mesmo assim agradeço, quero dizer que ter brincado com o openbox me deu uma luz a mas quanto ao entendimento dos sistemas linux...

Obrigado!!!

Offline vitor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 472
  • Uepa!
    • Ver perfil
Re: Tutorial | OpenBox - Instalando e configurando passo-a-passo
« Resposta #21 Online: 16 de Maio de 2008, 21:53 »
Tranquilaço kErNeL_sCrIpT, já li, mas ainda não apliquei, queria instalar ele puro sem gnome, ae vou tentar aqui, pegar o server do ubuntu e instalar do zero..no virtualbox. É uma pena ele ficar mais pesado (lento), devia ser exatamente o contrário..ou não! Mas pelo que eu tô vendo, é bem melhor instalar gnome+openbox.
Quando instala o gnome vem junto o nautilus..o openbox se integra bem também ao nautilus?
vlw!
Jabber: vitorml (a) jabber.cz

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Tutorial | OpenBox - Instalando e configurando passo-a-passo
« Resposta #22 Online: 16 de Maio de 2008, 22:18 »
Sim, com certeza vitor :)



Ha, eu acredito você pode sim "simular" o OpenBox como um Ambiente Gráfico sem o GNOME, mas deixa-lo com este aspecto vai ser muito sinistro (Em termos de configuração, fazer o OpenBox gerenciar serviços, PyPanel com várias configurações pré-feitas [Várias para se escolher], criar Scripts para tarefas personalizadas, Menus pré-configurados [Várias para se escolher] etc). Também vou tentar o MMaker mais uma vez. Bom isso vai demorar bastante, até eu ter tempo e terminar de quebrar a cara hehehehe.
Eu já baixei o Arch Linux e pretendo instalar o OpenBox do zero e transforma-lo em um Ambiente Gráfico "simulado" (Isso vai demoraaaar) , se eu obtiver êxito, compartilho aqui as configurações que eu aprender sobre o OpenBox e atualizo o tutorial. Inclusive vou prestar atenção nesse negócio de desempenho, e quero utilizar o SLiM, vou dar um jeito de configura-lo também, gostei dele :)

Bom, mas isso são só desejos (Não uma promessa), caso eu faça e aprenda mais coisas sobre o OpenBox, compartilho aqui.
« Última modificação: 16 de Maio de 2008, 23:51 por kErNeL_sCrIpT »

Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: Tutorial | OpenBox - Instalando e configurando passo-a-passo
« Resposta #23 Online: 18 de Maio de 2008, 16:19 »
Vitor se vc quer fazer isso talvez podia testar o archlinux

Alguem aqui sabe normalmente como é usado o arch, a minha duvida é:
tanto quanto sei o arch vem sem ambiente grafico no principio(não sei se ainda é assim) e depois vc escolhe o que quer, qual é o mais usado, Openbox apenas, Openbox+gnome, Openbox+kde, Openbox+xfce??

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Tutorial | OpenBox - Instalando e configurando passo-a-passo
« Resposta #24 Online: 18 de Maio de 2008, 16:54 »
No fórum do Arch Linux Brasil tem essa informações kakita, eu já ia responder, mas lembrei que não podemos dar suporte a outra Distro aqui no fórum, é contra as regras.
« Última modificação: 18 de Maio de 2008, 16:59 por kErNeL_sCrIpT »

Offline vitor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 472
  • Uepa!
    • Ver perfil
Re: Tutorial | OpenBox - Instalando e configurando passo-a-passo
« Resposta #25 Online: 18 de Maio de 2008, 19:46 »
Vitor se vc quer fazer isso talvez podia testar o archlinux

Alguem aqui sabe normalmente como é usado o arch, a minha duvida é:
tanto quanto sei o arch vem sem ambiente grafico no principio(não sei se ainda é assim) e depois vc escolhe o que quer, qual é o mais usado, Openbox apenas, Openbox+gnome, Openbox+kde, Openbox+xfce??


Kakita, eu já uso arch aqui no desktop, e foi justamente com ele que eu comecei a testar o openbox 'puro', mas as vezes o tempo não deixa terminar a tarefa! De fato o arch vem sem ambiente gráfico, estão montando ou já está como rc, um arch live (não sei qual a interface gráfica)! ;D

Realmente kErNeL_sCrIpT , tem muito mais configurações do que imaginei, vou começar então com um xfce+openbox, pra quem sabe um dia remoto, instalar somente o openbox.
Vlw galera!
Jabber: vitorml (a) jabber.cz

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Tutorial | OpenBox - Instalando e configurando passo-a-passo
« Resposta #26 Online: 18 de Maio de 2008, 22:09 »
Tranquilo vitor :)
E boas configurações! :D ;D

Offline e.daniel-ct

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 210
    • Ver perfil
Re: Tutorial | OpenBox - Instalando e configurando passo-a-passo
« Resposta #27 Online: 19 de Maio de 2008, 20:42 »
kErNeL_sCrIpT acho q sua dificuldade de usar o slim foi por conta dos serviços do gnome iniciados no momento do login, tenta fazer uma lista dos iniciados junto com o gdm, e os do slim e ve se não foi esse o motivo de ter ficado pesado...


abraço!!!

Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: Tutorial | OpenBox - Instalando e configurando passo-a-passo
« Resposta #28 Online: 21 de Maio de 2008, 22:24 »
Acabei de completar o tuto (excepto o passo 12), pensei que demora-se mais tempo e fosse mais complicado mas em menos de 30 minutos estava pronto.
Está tudo muito básico ainda, tenho de configurar mais, mas só amanha agora já é tarde e estou cansadissimo.
Tenho algumas questões mas deixo para amanha.

Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: Tutorial | OpenBox - Instalando e configurando passo-a-passo
« Resposta #29 Online: 22 de Maio de 2008, 13:22 »
Boas
Vou falar um poukinho sobre aquilo que eu achei do openbox.
A velocidade aumentou muito, talvez devido ao compiz estar off ou por alguns proramas não iniciarem (falo mais á frente), para quem gosta de desktops simplistas o openbox parece ser o melhor, o pypanel sinceramente não gostei provavelmente precisa uma melhor configuração mas mesmo assim não fiquei encantado por ele, o thunar ainda não me convenceu mas posso sempre mudar para o nautilus (né?).
tenho de analizar melhor e depois de alguns dias de uso venho aqui falar sobre openbox outra vez, de qualquer maneira recomendo a todos, mesmo que não gostem pelo menos ficam a conhecer as alternativas.
Perguntas:
Será que realmente dá para usar o openbox standalone? E todos aqueles serviços gnome que tanto nos ajudam? ou será que eles só atrapalham?
Eu sei trabalhar +/- na consola mas não sei os comandos de todos os serviços que utilizo como faço para adiconar os seus atalhos no menu do openbox, as aplicaçoes e os locais eu consigo numa boa, mas a parte do sistema não consigo. O que posso fazer??
Poque os screenlets e os atalhos do ambiente de trabalho desapareceram?
onde ficam as sessoes no openbox é só adicionar entradas no autostart.sh?
que programa é este que diz todos os detalhes do computador no ambiente de trabalho - http://users.skynet.be/vdamme/Frederik/redshot2.jpg


Edit: Iniciei pela primeira vez o nautilus na sessao com o openbox e automaticamente todos os atalhos apareceram no ambiente de trabalho, mas o menu do openbox desapareceu, tive de dar killall nautilus. Openbox + nautilus = impossivel??
« Última modificação: 22 de Maio de 2008, 13:38 por kakita »