Em primeiro lugar, eu li sim todo o poste inclusive a introdução, minha duvida era, se o openbox, agora generalizando um pouco mais, fluxbox, blackbox, rodam sozinhos sem necessitar de um gnome, por que eles são considerados apenas gerenciadores de janelas, e não ambientes gráficos, a resposta que eu pesquisei ontem mesmo, mas não lembrei de postar aqui é bem simples...
O openbox é considerado apenas um gerenciador de janelas, porque não fornece serviços alem desse, por exemplo a barra de ferramentas, entre outros, para ser considerado um ambiente grafico ele teria que conter todos os serviços junto com ele como gerenciador de menus, barra de tarefas, etc, etc...
Sim ele não roda o compiz, o gnome roda, porque o que rodara do gnome serão os serviços que ele da suporte, como por exemplo o gvs, que eu também tinha perguntado se é possível usar com o openbox, quanto a leveza, eu testei aqui e gostaria de postar minha conclusão, meu pc continuou usando praticamente a mesma quantidade de memoria no openbox ou no gnome, isso porque o gnome é pesado não por conta do nautilus e sim por conta desses serviços que ele da suporte, montagem automática, gvs, área de trabalho, etc...
Mesmo assim agradeço, quero dizer que ter brincado com o openbox me deu uma luz a mas quanto ao entendimento dos sistemas linux...
Obrigado!!!