Autor Tópico: Falta de espaço estranha  (Lida 4936 vezes)

Offline unzioto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Falta de espaço estranha
« Online: 13 de Maio de 2008, 15:49 »
Aos Ubuntistas de plantão gostaria, se possível, de uma ajuda ou esclarecimento:
1) /etc/fstab:
# /etc/fstab: static file system information.
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
proc            /proc           proc    defaults        0       0
/host/ubuntu/disks/root.disk /               ext3    loop,errors=remount-ro 0       1
/host/ubuntu/disks/boot /boot           none    bind            0       0
/host/ubuntu/disks/swap.disk none            swap    loop,sw         0       0
/dev/scd0       /media/cdrom0   udf,iso9660 user,noauto,exec,utf8 0       0
/dev/fd0        /media/floppy0  auto    rw,user,noauto,exec,utf8 0       0

2) Imagens:
http://i22.photobucket.com/albums/b321/sgeri/Captura_da_tela-5.png
http://i22.photobucket.com/albums/b321/sgeri/Captura_da_tela-4.png

Problema:
Ao tentar converter um arquivo .avi para gravar um dvd (usando o Devede) recebo a mensagem da primeira foto - não há espaço suficiente;
Acessando o GParted, segunda foto, se verifica que o sistema de arquivos é NTFS, com 22,56 GB não utilizados, ou seja, espaço mais do que suficiente para o Devede trabalhar com a imagem;
De acordo com /etc/fstab o sistema de arquivos é ext3, acredito que seja o correto, descartando a informação do GParted quanto ao sistema de arquivos.

O sistema é o Ubuntu 8.04 Hardy Heron, instalado através do Windows XP SP2, em um segundo HD independente de onde está instalado o Windows. Assim sendo, o que ocorre com a identificação do sistema de arquivos pelo GParted? Tal informação é procedente? O que acontece com o espaço não utilizado para apresentar uma perda em torno de 70% do espaço disponível, de onde vem a informação do Devede de que tenho somente 7 GB de espaço? Vou colocar também, talvez ajude, o resultado do comando fdisk -l:

Disco /dev/sda: 80.0 GB, 80026361856 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 9729 cylinders
Units = cilindros of 16065 * 512 = 8225280 bytes
Disk identifier: 0x1ab71ab6
Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sda1   *           1        9729    78148161    7  HPFS ou NTFS
Disco /dev/sdb: 40.0 GB, 40060403712 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 4870 cylinders
Units = cilindros of 16065 * 512 = 8225280 bytes
Disk identifier: 0x87173209
Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sdb1               1        4870    39118243+   7  HPFS ou NTFS
 
Obrigado pela atenção.


A perfeição é uma questão de limites. Supere os seus.

Offline unzioto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Falta de espaço estranha
« Resposta #1 Online: 15 de Maio de 2008, 17:16 »
será que a mensagem ficou muito grande, difícil de entender ou ninguém sabe mesmo... até agora nenhuma luz no fim do túnel
A perfeição é uma questão de limites. Supere os seus.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.685
    • Ver perfil
Re: Falta de espaço estranha
« Resposta #2 Online: 16 de Maio de 2008, 06:58 »
Olá unzioto. Na verdade a barra lateral do seu Screenshot já explica tudo!

É um erro comum deixar a partição raiz muito pequena. Eu explico.

A partição raiz é o equivalente ao C: no Windows, certo. Então dentro da partição raiz estarão contidos todas as outras pastas que compõe o sistema, apenas a partição Swap (área de troca) é obrigatoriamente criada fora. Dependendo da aplicação que você quer usar, vai precisar de espaço na partição /temp (temporária), que está contida dentro da partição raiz, a não ser claro que você crie uma partição em separado só pra ela. Assim no seu Screenshot mostra que sua partição raiz tem 12GB, dos quais 8GB estão livres, mas você quer converter um arquivo de 9GB!!!!  Lembre-se também que o arredondamento dos GB é sempre um pouco mais do que você tem na verdade.

Não adianta nada você ter colocado muito espaço na partição NTFS. Ele não "vê" essa partição para fazer essas coisas! Usa a sua partição raiz e a partição temporária!

Espero ter ajudado!



« Última modificação: 16 de Maio de 2008, 07:00 por galactus »
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline unzioto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Falta de espaço estranha
« Resposta #3 Online: 16 de Maio de 2008, 11:12 »
Tudo bem, entendo, só que pra converter o arquivo que eu queria tive que salvar a imagem no meu primeiro HD (windows), somente assim funcionou. E que partição NTFS é essa no ubuntu, por padrão o sistema de arquivos não é ext3? Quando instalei não me lembro de ter sido perguntado que tipo de partição eu queria criar, foi automático tudo.
A perfeição é uma questão de limites. Supere os seus.

Offline kcnp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 88
    • Ver perfil
Re: Falta de espaço estranha
« Resposta #4 Online: 16 de Maio de 2008, 21:58 »
NTFS deve ser a partição do windows(as novas versões do windows usam esse tipo de sistema de arquivos).

O XP acho que já usa esse tipo de sistema de arquivos.
« Última modificação: 16 de Maio de 2008, 22:01 por kcnp »
kcnp

Offline scan-soft

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 84
    • Ver perfil
Re: Falta de espaço estranha
« Resposta #5 Online: 16 de Maio de 2008, 22:11 »
Na verdade a partição NTFS não é do Ubuntu, mas sim do Windows. Lembrando que o Windows XP tem este formato como padrão para as partições (embora você possa escolher outros), ou seja, o Ubuntu está apenas "enxergando"  está partição, porém como o Galactus já explicou, sua pasta "/tmp" fica em sua partição ext3, por isso é necessário ter espaço suficiente na sua "raiz" para efetuar este procedimento.
Com sua "/tmp" com espaço suficiente para o procedimento, caso tenha escolhido sua partição windows como destino sua imagem será transferida para ela após a finalização do processo.
« Última modificação: 18 de Maio de 2008, 01:31 por scan-soft »

Offline unzioto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Falta de espaço estranha
« Resposta #6 Online: 17 de Maio de 2008, 10:45 »
Correto, só que meu windows está em outro HD de 80 GB, eu sei que a imagem foi salva lá, esse não é o problema e sim como o Ubuntu, que está instalado num HD de 40GB enxergar este HD como NTFS? No meu sistema de arquivos existe uma pasta tmp e não temp, é a mesma pasta? Posso apagar os arquivos que estão nela?
A perfeição é uma questão de limites. Supere os seus.

Offline kcnp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 88
    • Ver perfil
Re: Falta de espaço estranha
« Resposta #7 Online: 17 de Maio de 2008, 16:49 »
Atualmente o ubuntu consegue editar partições NTFS, ate o feist so conseguia ler.
Mas o fato de estar em outro HD não impede que o ubuntu o enxerge, se faz parte do seu computador esta visivel se o seu sistema operacional é capaz de ler ou editar tal tipo de sistema de arquivos.
kcnp

Offline scan-soft

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 84
    • Ver perfil
Re: Falta de espaço estranha
« Resposta #8 Online: 18 de Maio de 2008, 01:36 »
Correto, só que meu windows está em outro HD de 80 GB, eu sei que a imagem foi salva lá, esse não é o problema e sim como o Ubuntu, que está instalado num HD de 40GB enxergar este HD como NTFS? No meu sistema de arquivos existe uma pasta tmp e não temp, é a mesma pasta? Posso apagar os arquivos que estão nela?

Na verdade só existe a pasta tmp.., que tem a mesma função que a "temp" no windows, os programas utilizam ela para salvar os arquivos temporários (bem sugestivo ;). Referente ao conteúdo, caso queira apagar não afetará o funcionamento de nenhum programa.

Offline unzioto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Falta de espaço estranha
« Resposta #9 Online: 19 de Maio de 2008, 11:32 »
Atualmente o ubuntu consegue editar partições NTFS, ate o feist so conseguia ler.
Mas o fato de estar em outro HD não impede que o ubuntu o enxerge, se faz parte do seu computador esta visivel se o seu sistema operacional é capaz de ler ou editar tal tipo de sistema de arquivos.

O que quero dizer é o seguinte: não é o problema meu outro hd com windows (ntfs) o Ubuntu lê, edita, etc, o porém está que no /etc/fstab existe uma partição ext3 e swap (certo), mas ao abrir o GParted (/dev/sdb1 - sistema de arquivos NTFS) essas partições (ext3 e swap) são identificadas como ntfs. É isso que gostaria de entender, somente isso, já que não afeta em nada o funcionamento do sistema, mas é algo intrigante.
A perfeição é uma questão de limites. Supere os seus.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.685
    • Ver perfil
Re: Falta de espaço estranha
« Resposta #10 Online: 19 de Maio de 2008, 12:00 »
Atualmente o ubuntu consegue editar partições NTFS, ate o feist so conseguia ler.
Mas o fato de estar em outro HD não impede que o ubuntu o enxerge, se faz parte do seu computador esta visivel se o seu sistema operacional é capaz de ler ou editar tal tipo de sistema de arquivos.

O que quero dizer é o seguinte: não é o problema meu outro hd com windows (ntfs) o Ubuntu lê, edita, etc, o porém está que no /etc/fstab existe uma partição ext3 e swap (certo), mas ao abrir o GParted (/dev/sdb1 - sistema de arquivos NTFS) essas partições (ext3 e swap) são identificadas como ntfs. É isso que gostaria de entender, somente isso, já que não afeta em nada o funcionamento do sistema, mas é algo intrigante.

Você está usando o Wubi ou uma máquina virtual?
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline unzioto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Falta de espaço estranha
« Resposta #11 Online: 20 de Maio de 2008, 11:42 »
Foi instalado pelo Wubi, não uso máquina virtual.
A perfeição é uma questão de limites. Supere os seus.

Offline kcnp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 88
    • Ver perfil
Re: Falta de espaço estranha
« Resposta #12 Online: 20 de Maio de 2008, 20:08 »
Então deve ser isso. É que o wubi instala o ubuntu dentro da partição do windows.
kcnp

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.685
    • Ver perfil
Re: Falta de espaço estranha
« Resposta #13 Online: 21 de Maio de 2008, 07:18 »
Então deve ser isso. É que o wubi instala o ubuntu dentro da partição do windows.

Bingo!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline unzioto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Falta de espaço estranha
« Resposta #14 Online: 23 de Maio de 2008, 12:32 »
pessoal, o Ubuntu está instalado no drive E (sdb) e o windows no drive C (sda), não é isso.
A perfeição é uma questão de limites. Supere os seus.