como fazer o emacs editor padrão do Gnome?

Iniciado por crixtiano, 11 de Maio de 2008, 17:27

tópico anterior - próximo tópico

crixtiano

Por default, o Gnome toma por editor o GEdit.

Busco saber como fazer para que o editor padrão do Gnome possa ser o emacs ao invés do gedit?

Intuitivamente, usando o update-alternative, eu alterei o "alternative" gnome-text-editor para executar o emacs ao invés do gedit:

Citar$ sudo update-alternatives --install /usr/bin/gnome-text-editor gnome-text-editor /usr/bin/emacs22 50 --slave /usr/share/man/man1/gnome-text-editor.1.gz gnome-text-editor.1.gz /usr/share/man/man1/emacs22.1.gz

$ sudo update-alternatives --config gnome-text-editor

Existem 2 alternativas que fornecem `gnome-text-editor'.

Seleção      Alternativa
-----------------------------------------------
+        1    /usr/bin/gedit
*         2    /usr/bin/emacs22

Como vêem, alterei a "alternative" para /usr/bin/emacs22. Ao digitar gnome-text-editor no terminal , é executado o emacs, mas se eu abrir o nautilus e clicar em um arquivo texto qualquer é aberto o gedit.

Perguntas:

1) Não deveria o gnome/nautilus (ou sei mais quem) consultar apenas os "alternatives" para saber quem vai editar o arquivo?
2) Se alterando apenas os "alternatives" nada ajudou, como faço para fazer o emacs o editor default do Gnome?

Obrigado.

Cristiano

Darcamo

Clica com o botão direito em algum arquivo .txt e vai em Propriedades.
Depois vai na aba "Abrir com". Se o emacs estiver na lista é só selecionar ele. Se não tiver, clica em adicionar para adicioná-lo a lista e depois seleciona ele.