Autor Tópico: Compartilhar internet wireless entre dois PC's via cabo crossover  (Lida 28384 vezes)

Offline kleitonviana

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Amigos, eu já conheço o bom e velho Linux a um bom tempo, algumas "manhas" até já aprendi de tanto ler os foruns Linux da vida....mas um grande problema sempre tentava me afastar do Linux, que era a "famigerada" configuração da Internet...mas graças ao UBUNTU 8.04, o que era um sonho tornou-se realidade  e eis que vos escrevo do meu pc com Ubuntu 8.04 navegando pela minha internet wireless "às mil maravilhas" e aos poucos estou aprendendo mais e mais e assim me habituando a viver com Linux (que cada dia fica melhor).

Mas como "nem tudo são flores", eis que surge o problema:
Em casa tenho dois PC's, semdo um que possui uma placa wireless Ralink RT61 (802.11g WLAN PCI Adapter), por onde me conecto pelo meu provedor local via rádio a internet; e ligado a este, outro PC, via cabo de rede crossover com Windows, por onde "deveria" estar tambem conectado a internet e a rede. Não consegui compartilhar a internet para o outro PC, e tampouco consegui fazer a rede entre estes...Já tentei varios tutoriais, mas até agora nenhum me possibilitou a resolução deste problema.

As conexões estão todas ok, pois na mesma maquina que está o Ubuntu, tenho o Windows XP Home, e nele a rede e a internet está compartilhada perfeitamente.

Agradeço a quem poder me ajudar!
« Última modificação: 08 de Maio de 2008, 22:45 por kleitonviana »

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Compartilhar internet wireless entre dois PC's via cabo crossover
« Resposta #1 Online: 08 de Maio de 2008, 23:32 »
Presumo que seu PC tem duas placas de rede: a wireless  que recebe a conexão e outra que a envia ao segundo PC. Pode passar como esta segunda placa está configurada?

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline kleitonviana

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Compartilhar internet wireless entre dois PC's via cabo crossover
« Resposta #2 Online: 09 de Maio de 2008, 07:29 »
É exatamente assim: A placa wireless (RT61 - 802.11g WLAN PCI Adapter) conecta-se a internet, e pela placa de rede (VIA Rhine II Fast Ethernet Adapter) há a conexão via cabo crossover com o outro pc, a primeira placa já está funcinando e a segunda agora está configurada com a rede Zeroconf local (IPv4 LL), pois ao pesquisar encontrei a informação que em redes simples (dois pc's, como no meu caso) este seria suficiente para funcionar. Já havia tentado também Configuração automatica (DHCP), mas lambem não logrei exito.

Para a configuração da placa wireless e a placa de rede, eu os configurei em Sistema>Administração>Rede
« Última modificação: 09 de Maio de 2008, 07:48 por kleitonviana »

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Compartilhar internet wireless entre dois PC's via cabo crossover
« Resposta #3 Online: 09 de Maio de 2008, 20:23 »
Exato... mas o problema deve estar na configuração. Como não está usando DHCP, a placa Rhine deve ter como gateway o Ip da placa wireless; a placa do seu computador deve ter como gateway o IP da Rhine; as máscaras de subrede devem ser compatíveis, e os servidores de DNS devem estar informados. Como estão essas coisas nas três placas?

VB5


Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline kleitonviana

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Compartilhar internet wireless entre dois PC's via cabo crossover
« Resposta #4 Online: 10 de Maio de 2008, 08:49 »
Bem, olha só...o problema tá quase resolvido...o que eu estava tentando inicialmente era fazer a conexão tão qual é no windows aqui em casa. O PC(1) que possui a placa wireless e acessa a internet por esta, tem um IP,mascara de sub-rede, gateway e servidor DNS que são fornecidos pelo servidor. Esta parte está ok, pois esta maquina está acessando a internet.

Nesse mesmo PC(1) há a placa de rede, que estava configurada pra "tentar" ficar com o "IP automático" assim como no windows...tentei a rede Zeroconf local (IPv4 LL) e a Configuração automática (DHCP), mas não era possível nem mesmo "enxergar a rede". Contudo após ler sua mensagem eu alterei essa parte, e fui em "Configurações de Rede" (Sistema>Administração>Rede) e em "Conexão por fios" configurei para "Endereço IP estático" e atribui um Endereço IP e uma Mascara de Rede para minha rede (um IP padrão, diferente do IP da minha rede wireless, este aqui: 192.168.0.1 e sub-rede 255.255.255.0). Então pra minha surpresa o PC(1) com Ubuntu já era capaz de "enxergar" o PC(2) e acessar os arquivos compartilhados, mas o PC(2) não consegue "enxergar" o PC(1) com Ubuntu e não consegue acessar a internet.

Então o que falta agora, é compartilhar a internet do PC(1) que possui o Ubuntu 8.04 com o PC (2) que possui o Windows.

Offline raidicar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Quad Shot of Ubuntu
    • Ver perfil
Re: Compartilhar internet wireless entre dois PC's via cabo crossover
« Resposta #5 Online: 10 de Maio de 2008, 19:11 »
Olá, Especifique melhor seu caso.
independente do DHCP, o IP da net é fixo ou dinâmico?
Não instalou nenhum firewall, correto? se sim, qual?

PC 1
Placa wireless (internet)
IP - Automatico
DNS - Automatico
Gateway - Automatico

Placa de rede eth"X" (rede interna)
IP 192.168.0.1
SMK 255.255.255.0
gatway: - Esta especificado? ou Automatico? Isso pode influenciar, principalmente se seu IP for Dinamico.       
DNS Especada manualmente, certo?

PC 2 (ligada a ethX)
IP 192.168.0.2
SMK 255.255.255.0
Gatewai 192.168.0.1 (IP da eth"X")
DNS - Especificada Manualmente, certo?

Roteamento habilitado? sudo echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
NAT Habilitado? sudo iptables -t nat -A POSTROUTING -o PLACA WIRELESS -j MASQUERADE

O PC2 não enxerga o PC1, mas pinga? como perguntei no inicio, e o firewall?
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

Offline kleitonviana

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Compartilhar internet wireless entre dois PC's via cabo crossover
« Resposta #6 Online: 11 de Maio de 2008, 09:17 »
Bem, então vamos lá as minhas especificações:

PC 1 (UBUNTU 8.04)
Placa wireless (RT61 - 802.11g WLAN PCI Adapter) - que recebe a conexão de internet
Endereço IP: Fixo (fornecido pelo Provedor wireless)
Máscara de sub-rede: Fixo (fornecido pelo Provedor wireless)
Gateway padrão: Fixo (fornecido pelo Provedor wireless)
Servidor DNS preferencial: Fixo (fornecido pelo Provedor wireless)

Placa de rede (VIA Rhine II Fast Ethernet Adapter)
Endereço IP: 192.168.0.1
Máscara de sub-rede: 255.255.255.0
Gateway padrão: Não colocado
Servidor DNS preferencial: Não colocado

PC 2 (Windows)
Placa de rede -ligada a outra placa de rede do PC1 via cabo crossover
Endereço IP: automático
Máscara de sub-rede: automático
Gateway padrão: automático
Servidor DNS preferencial: automático

Já tentei configurar as placas de rede com IP automatico, mas não tive resultado, desta forma como está acima, fica como já postei aqui, o PC(1) com Ubuntu já era capaz de "enxergar" o PC(2) e acessar os arquivos compartilhados, mas o PC(2) não consegue "enxergar" o PC(1) com Ubuntu e não consegue acessar a internet.

Para conseguir fazer esta configuração (até onde consegui), não utilizei nenhum comando via terminal, o proprio Ubuntu reconheceu meu hardware e tive apenas que colocar os dados na própia "Configurações de Rede" e nada mais. Esses comandos que vc(raidicar) postou possibilitam o que?
Nota: Eu não utilizo nenhum roteador (hardware fisico) para compartilhar a internet, só mesmo o cabo crossover.

E não possuo nenhum firewall instalado no PC1 e no PC2, só tem mesmo o firewall padrão do windows (que já está perfeitamente configurado).

E outro "problema" que verifiquei é que agora a minha antena fica "captando" arquivos compartilhandos de outros computadores (não sei como isso ocorreu, mas pra vocês terem uma ideia, eu conseguiria criar, modificar, deletar qualquer arquivo ou pasta de maquinas que estão online aqui na minha região (conversando com um amigo, este me disse que era devido o alcance de minha antena). Mas com o windows nunca consegui fazer isso. E a questão é, se eu estou acessando as redes internas e pcs de pessoas, que utilizão o wireless, que talvez de forma errada, deixaram suas pastas compartilhadas sem encriptação, como eu faria pra proteger a minha rede!?

Ah sim e outra informação é que no windows, quando o provedor instalou tudo aqui em casa, estes desativaram as seguintes conexões na placa wireless:
  • Cliente para redes Microsoft
  • Compartilhamento de arquivos e impressoras para rede
  • Agendador de pacotes QoS
  • AEGIS Protocol (IEEE 802.x) v3.4.3.0

Como fazer este procedimento no Ubuntu!??

Bem amigos no mais axo que expliquei tudo, ou será que esqueci alguma coisa!? hehehehehehehe ;D
« Última modificação: 11 de Maio de 2008, 09:20 por kleitonviana »

Offline Antonio Jr.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
    • Ver perfil
Re: Compartilhar internet wireless entre dois PC's via cabo crossover
« Resposta #7 Online: 11 de Maio de 2008, 10:07 »
...Bom sou muito novo em linux, e em redes tambem, porem axo q tem algo errado ai no PC 01, pois acredito que vc deva atribuir um endereço de gateway e dns para que o PC 02 deva enchergar ele, mesmo estando em automatico ele prescisa ter algum numero para escoher...ou vc pode atribuir os endereços manualmente no PC 02, mudando apenas o ip, o resto tem que ficar igual ao PC 01 (placa q compartilha a rede e nao a wireless)...

Offline raidicar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Quad Shot of Ubuntu
    • Ver perfil
Re: Compartilhar internet wireless entre dois PC's via cabo crossover
« Resposta #8 Online: 11 de Maio de 2008, 18:52 »
ok
amigo, na sua placa de rede VIA Rhine II  do PC 1 pode ter como gatway o IP FIXO fornecido pelo servidor, na placa de rede wireless.
O gateway é fundamental para que, quando o pc 2 for conectar a internet, esse pedido sai da placa de rede do pc2 e entra na placa de rede VIA Rhime do pc1, a placa de rede VIA Rhime envia esse pedido ao seu gateway que é o IP FIXO da placa de rede, por isso, sem gateway, a placa de rede não pode VIA do PC1 não tem ninguém para enviar a informação.
Resumindo, a grosso modo, o GATEWAY na placa de rede serve para informar a placa de rede para onde ela tem de enviar as informações que chegam.
Por isso, a pode colocar o IP fixo também como gateway da placa de rede VIA, assim, a comunicação será efetuada entre as duas placas de rede.
A placa de rede VIA deve estar assim:
IP 192.168.0.1
Maskara 255.255.255.0
Gatewai = IP FIXO que aparece na wireless
DNS = deve colocar aqui as mesmas DNS que aparecem na placa de rede Wireless

No PC2 vc tem de configurar o IP FIXO, não deixar automatico, pois ele esta ligado a um cabo cross e não tem nenhum servidor dhcp configurado no seu linux, por isso ela tem de estar assim
IP 192.168.0.2
Mascara 255.255.255.0
gateway 192.168.0.1 (é o ip da placa de rede VIA do PC1, assim, quando o PC 2 vai procurar a internet, ele procura no gateway configurado na placa de rede do próprio PC 2, como o gateway configurado é o ip da placa VIA do PC 1,onde esta diretamente conectado, O pedido para acessar a internet vai direto para a placa VIA do PC 1, que por sua vez, vai procurar no seu gateway a internet para enviar ao PC 2, como o gateway da VIA é o ip FIXO que esta na placa de rede wireless, o pedido sera enviado para ela e, a placa wireless certamente tem como gateway o ip de um modem ou outro pc que o esta levando direto a internet, entendeu a relação?)
DNS = deve colocar aqui as mesmas DNS que aparecem na placa de rede Wireless.
Por isso, no seu caso, em nenhuma hipotese o IP, DNS, MASKARA e GATEWAY das placas de rede VIA e a placa de rede do PC2 devem estar configurados para automático.

se entendeu, resumindo:
O gateway do PC 2 é o ip da rede interna do PC 1 (VIA) e o gateway da VIA no PC1 é o ip que aparece na WIRELESS, o dns das placas de rede VIA e do PC 2 não podem estar em automatico e devem ser especificados, além de serem os mesmos, para saber quais são, é só olhar na placa wireless. Os IPs da VIA e do PC 2 devem ser compativeis, mudando apenas o ultimo digito, e as mascaras IGUAIS. NA wireless, não precisa mexer, se quiser fixar o ip, tudo bem, mas como é fixo e recebe de um serviço dhcp, não precisa mexer nela.

Os comandos que perguntou, permitem fazer o roteamento, necessário no PC1 para que o ubuntu compartilhe o sinal da internet que entra na Wireless para a placa VIA.

Com relação ao fato de acessar outros computadores, isso é por que a rede nas quais estão esta aberta e não é uma rede segura, assim como seus compartilhamentos oferecem permissão de acesso total a todos, o que é padrão no XP, assim, qualquer um pode acessar, deletar, mas isso tem um detalhe contra, outras pessoas podem se conectar a sua rede, utilizar de sua internet, se eu fosse seu vizinho, poderia configurar minha rede de modo a acessar a sua e acessar a net pelo seu servidor Ubuntu, de graça, baixaria filmes e sua net estaria sempre lenta, até mesmo, acessaria seu ubuntu e via regras no iptables, criaria uma distribuição de banda onde reservaria 80% da sua banda para o meu IP.
Para evitar isso, vc deve colocar senha ou especificar o usuario que pode ter acesso aos seus compartilhamentos, vc deve mascarar seu ip no ubuntu, e outras atitudes, para trancar sua rede e seus computadores.
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Compartilhar internet wireless entre dois PC's via cabo crossover
« Resposta #9 Online: 11 de Maio de 2008, 20:35 »
raidicar,
meus parabéns!... um verdadeiro tutorial, muito bom!...  :D Valeu!...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline kleitonviana

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Compartilhar internet wireless entre dois PC's via cabo crossover
« Resposta #10 Online: 12 de Maio de 2008, 10:47 »
É meus amigos, segui a risca o tutorial do raidicar, fiz e refiz pelo menos umas dez vezes...reiniciei as maquinas também "n" vezes e nada!!! :-[
Quando colocava pra diagnosticar as conexões no PC2, a mensagem que surgia era: "Não é possível se comunicar com o servidor DNS primário (XXX.XXX.XXX.XXX)"
Tive o cuidado de antes de mandar este post verificar se não tinha errado nada, trocado algum número.

Também executei os comandos:
sudo echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
sudo iptables -t nat -A POSTROUTING -o PLACA WIRELESS -j MASQUERADE
Sendo que este ultimo não deu certo inicialmente, mas então observei que tinha que substituir o "PLACA WIRELESS" por "RT61", que é a minha placa, ficando assim:
sudo iptables -t nat -A POSTROUTING -o RT61 -j MASQUERADE

Então o comando foi aceito, mas mesmo assim continuou do mesmo jeito: o PC(1) com Ubuntu é capaz de "enxergar" o PC(2) e acessar os arquivos compartilhados, mas o PC(2) com Windows não consegue "enxergar" o PC(1) com Ubuntu e não consegue acessar a internet.

Outra coisa que observei é que a minha placa wireless se comporta de forma diferente quando inicio o Ubuntu, a led ACT (que é a transmissão de dados) no windows fica desligada e no Ubuntu esta liga quando o sistema ainda está carregando e não desliga mais, pois só deveria ficar acessa (piscando por sinal) a led Link, que representa a transmissão de dados da internet. Talvez por isso eu esteja captando redes wireless locais abertas aqui na minha região, e logicamente devo estar também retransmitindo a minhas pastas compartilhadas na rede local para toda a rede do provedor wireless da minha região (o que não deveria acontecer) e que não acontece no windows, pois como falei as opções abaixo tem que estar desativadas na placa wireless para que meus dados não fiquem "vacilando" por aih (essa é uma configuração padrão que observei, desde quando os tecnicos do meu provedor [Portal Dirceu - internet via rádio] fizeram aqui no meu PC)
    * Cliente para redes Microsoft
    * Compartilhamento de arquivos e impressoras para rede
    * Agendador de pacotes QoS
    * AEGIS Protocol (IEEE 802.x) v3.4.3.0

Então como desativar estas funções!? como compartilhar a internet com meu outro PC, sem correr o risco de "uns sabidos" pegarem carona no meu sinal e ficarem vendo meus arquivos ou usando minha net!?
É amigos, parece que o problema tá ficando grande demais, será que tem jeito!?
E lembrando que no sistema do Bill, tá funcionando tudo normal, infelizmente para os "iniciantes" não tem como não comparar, pois lá pra minha rede funcionar perfeitamente ela só precisa ficar assim:

PC 1 (UBUNTU 8.04)
Placa wireless (RT61 - 802.11g WLAN PCI Adapter) - que recebe a conexão de internet
Endereço IP: Fixo (fornecido pelo Provedor wireless)
Máscara de sub-rede: Fixo (fornecido pelo Provedor wireless)
Gateway padrão: Fixo (fornecido pelo Provedor wireless)
Servidor DNS preferencial: Fixo (fornecido pelo Provedor wireless)

Placa de rede (VIA Rhine II Fast Ethernet Adapter)
*Obter um endereço IP automaticamente
*Obter um endereço dos servidore DNS automaticamente

PC 2 (Windows)
Placa de rede
*Obter um endereço IP automaticamente
*Obter um endereço dos servidores DNS automaticamente

Não pensem que sou um "denfensor do Windows", pelo contrário, o meu desejo é poder configurar meu Ubuntu perfeitamente, pois apesar de me considerar um "usuário avançado" no Windows, aqui no mundo Linux, sou um mero iniciante. Espero que vocês possam ainda me ajudar a resolver este "terrível" problema. ;D
« Última modificação: 12 de Maio de 2008, 10:53 por kleitonviana »

Offline raidicar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Quad Shot of Ubuntu
    • Ver perfil
Re: Compartilhar internet wireless entre dois PC's via cabo crossover
« Resposta #11 Online: 12 de Maio de 2008, 21:43 »
Thx VB5!

kleitonviana, para sua rede funcionar não tem segredos, deveria apenas ficar assim:

wireless:
Endereço IP FIXO fornecido pelo provedor: 200.201.4.185 (Ficticio)
Máscara de sub-rede: 255.255.255.0 (fornecido pelo Provedor wireless)
Gateway padrão: 200.201.4.177 (fornecido pelo Provedor wireless)
Servidor DNS preferencial: 200.185.4.100 (fornecido pelo Provedor wireless)

Via Rhine II
Endereço IP: 200.201.4.1
Máscara de sub-rede: 255.255.255.0
Gateway padrão: IP da Wireless 200.201.4.185
Servidor DNS preferencial: 200.185.4.100

PC II
Endereço IP: 200.201.4.2
Máscara de sub-rede: 255.255.255.0
Gateway padrão: IP da Wireless 200.201.4.1
Servidor DNS preferencial: 200.185.4.100

Usei um ranjo de IP alto para chamar mais a atenção.
A rede deve ser assim, nada demais.
Como é um usuário avançado em windows deve conhecer redes, então nem entro muito nos detalhes, OK?
Técnicamente, dessa forma, deveria funcionar.
Mas, por vezes entra o roteamento que varia de sistema pra sistema, no windows é feito no compartilhamento da internet, no linux é feito da forma que fez.
Detalhe que vc não me respondeu, o windows pinga no Linux?
E, no sistema onde tudo funciona com IP Automatico, é por que tem um servidor DHCP rodando, atribuindo ip para cada cliente, se vc instalar um servidor DHCP não vai mais precisar setar o ip de cada cliente manualmente.
AH sim, quando os tecnicos desabilitaram no seu pc o compartilhamento, lhe deram mais segurança, mas, com ele desabilitado, não tem como vc acessar seu pc e alterar seus documentos, então, não tem como vc montar uma rede decente entre os dois pcs.
A solução não é desabilitar o compartilhamento, mas colocar senhas e permissões neles.
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

Offline raidicar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Quad Shot of Ubuntu
    • Ver perfil
Re: Compartilhar internet wireless entre dois PC's via cabo crossover
« Resposta #12 Online: 14 de Maio de 2008, 14:35 »
lol

tive o trabalho de instalar o ubuntu 8.04 em um hd e o xp em outra maquina.
após testes, faça o seguinte para compartilhar a internet
1-habilite o usuario root e defina a senha digitando no terminal:
$ sudo passwd root
escolha a senha para o root
depois digite $ su
digite a senha
o prompt ficará assim:
root@nomedocomputador:/home/nomedousuario#

deixe o terminal aberto.

deixe sua rede assim:

PC 1 (UBUNTU 8.04)
Placa wireless (RT61 - 802.11g WLAN PCI Adapter) - que recebe a conexão de internet
Endereço IP: Fixo (fornecido pelo Provedor wireless)
Máscara de sub-rede: Fixo (fornecido pelo Provedor wireless)
Gateway padrão: Fixo (fornecido pelo Provedor wireless)
Servidor DNS preferencial: Fixo (fornecido pelo Provedor wireless)

Placa de rede (VIA Rhine II Fast Ethernet Adapter)
Endereço IP: 192.168.0.1
Máscara de sub-rede: 255.255.255.0
Gateway padrão: Não colocado
Servidor DNS preferencial: Não colocado

PC2 (Windows)
Endereço IP: 192.168.0.2
Máscara de sub-rede: 255.255.255.0
Gateway padrão: 192.168.0.1
Servidor DNS preferencial: deve colocar aqui as mesmas DNS que aparecem na placa de rede Wireless.
EX: as da telefonica são 200.204.0.10 e 200.204.0.138
depois, no terminal aberto, digite:

# iptables -F
# iptables -F INPUT
# iptables -F OUTPUT
# iptables -F POSTROUTING -t nat
# iptables -F PREROUTING -t nat
# echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
# iptables -P FORWARD ACCEPT
# iptables -A POSTROUTING -t nat -s 192.168.0.0/24 -o PLACAWIRELESS -j MASQUERADE

se usar o speedy, por exemplo, que cria uma conexão ppp0, o ultimo comando seria:
# iptables -A POSTROUTING -t nat -s 192.168.0.0/24 -o ppp0 -j MASQUERADE

aki esta funcionando normal o compartilhamento

 
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

Offline barinbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Compartilhar internet wireless entre dois PC's via cabo crossover
« Resposta #13 Online: 24 de Novembro de 2008, 00:12 »
o meu problema é exatamente o contrário dele, eu tenho um pc que esta ligado direto na net que só tem win e outro com Ubuntu 8.04. COnsegui fazer com q o Ubuntu conectasse na rede, mas ele ainda não entra na internet, como eu resolvo isso?

rede:

IP(da máquina com Ubuntu): 192.168.0.128
Gateway padrão:192.168.0.1
Servidor DHCP: 192.168.0.1
Mascara:255.255.255.0
servidor DNS: 200.165.132.147
Endereço atribuído por DHCP
proteção ACSII
provedor: velox (roteado pelo D-link 500 wireless)

mandei dar um iwconfig e o resultado foi

Iwconfig


lo        no wireless extensions.
 
eth0      no wireless extensions.
 
wmaster0  no wireless extensions.
 
wlan0     IEEE 802.11g  ESSID:"casa"   
          Mode:Managed  Frequency:2.437 GHz  Access Point: 00:19:5B:00:7C:AB   
          Bit Rate=1 Mb/s   Tx-Power=27 dBm   
          Retry min limit:7   RTS thr:off   Fragment thr=2346 B   
          Link Quality=69/100  Signal level=-64 dBm   
          Rx invalid nwid:0  Rx invalid crypt:0  Rx invalid frag:0
          Tx excessive retries:0  Invalid misc:0   Missed beacon:0

IEEE 802.11g --> meu roteador wireless




posso seguir o último tutorial ai sugerido?