Autor Tópico: VIA lança drivers para Ubuntu e SuSE  (Lida 21604 vezes)

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: VIA lança drivers para Ubuntu e SuSE
« Resposta #15 Online: 31 de Dezembro de 2009, 09:23 »
A VIA está morrendo de medo dessa "pingaiada" que assinaram a petição, se ela está numa boa no Windows, até parece que ela vai ligar pra 2% ou 3% de usuários chorões. O jeito é fazer boicote mesmo, eu não uso, já usei e se Deus quiser nunc amais usarei chipset VIA ou SiS na minha máquina, pelo menos usando Linux, hehehe...
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline ednso

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 82
    • Ver perfil
Re: VIA lança drivers para Ubuntu e SuSE
« Resposta #16 Online: 17 de Janeiro de 2010, 12:33 »
A VIA está morrendo de medo dessa "pingaiada" que assinaram a petição, se ela está numa boa no Windows, até parece que ela vai ligar pra 2% ou 3% de usuários chorões. O jeito é fazer boicote mesmo, eu não uso, já usei e se Deus quiser nunc amais usarei chipset VIA ou SiS na minha máquina, pelo menos usando Linux, hehehe...

Talvez seja verdade, mas o que custa tentar? Se a VIA disponibiliza drivers de Linux no seu site, mesmo que não funcionem direito, já mostra uma certa preocupação com os usuários do Linux.

Além disso, o boicote de quem conhece a VIA e a SiS não parece estar funcionando. E por quê? O problema é que os fabricantes brasileiros, principalmente na fabricação de notebooks, estão usando uma estratégia para diminuir os preços dos produtos que só prejudica os usuários do Linux. Eles estão fabricando notebooks com chipsets baratos, que são da VIA e da SiS e com o Linux pré-instalado, pra não incluir no preço a Licença do Windows. Daí, a maioria dos laptops que você vê pra vender com Linux, e que em princípio deveriam ser compatíveis com qualquer distribuição, vêm baseados nos chipsets da VIA e da SiS. Desses laptops com Linux, alguns vêm com chipset da Intel, mas são um pouco mais caros e ainda há risco de alguns periféricos virem sem compatibilidade com Linux, principalmente os adaptadores wireless (muito com os malditos Realtek) e webcams.

O problema disso tudo é que alguns usuários menos experientes compram esses laptops e acabam tendo decepções, e das grandes. Muitos deles preferem simplesmente desistir do Linux, pois pensam que o problema é do sistema. Daí a importância de os usuários que já passaram por esses problemas, ou ainda passam (o meu caso), divulgarem o máximo possível a pouca vontade dessas empresas.

Abraços.
Atenção!!! PC's com chipsets SiS e VIA não tem suporte total com as maiores distribuições do Linux.  Devido essa falta de suporte, muitos usuários desistem do Linux. Então evite comprar PC's baseados nesses chipsets para não ter grandes decepções. Ajude o Linux difundindo essa ideia.

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: VIA lança drivers para Ubuntu e SuSE
« Resposta #17 Online: 06 de Fevereiro de 2010, 20:36 »
A VIA está morrendo de morrendo mesmo.
Suas CPUs são horríveis, não fazem frente ao Atom. Não pode mais fazer chipsets pra Intel. Não tem como fazer frente a ATI nos chipsets pra AMD...
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!