Bem.. conforme prometido depois de testar o opensolaris aqui vai a minha opinião.
Como live cd é muito bom. Já vem com os drivers proprietários nvidia (penso que também tem os ati), o que permite actvar o compiz-fusion. e diga-se de passagem que o compiz fusion funciona mesmo muito bem. Talvez seja o live cd perfeito para mostrar a alguém os efeitos do compiz.
Resolvi instalar numa partição no meu Hd. A instalação é muito fácil e sem complicações. Basta responder a algumas questões e a instalação começa.
Depois de instalado, primeira impressão: é muito rápido! Todas as aplicações que rodei, abriram mesmo muito rapido. O openoffice por exemplo, quase nem consegui ver o logotipo de abertura.
Por outro lado, é bem mais pesado do que qualquer linux que experimentei. Tenho 1Gz de memória e ele só com o sistema aberto e com o compiz-fusion consume 520 ram!
O que é curioso é que a sensação que se tem ao trabalhar com o opensolaris, é que ele é muito leve, já que nunca assisti a qualquer tipo de travamento ou lentidão do sistema. Bem pelo contrário, como eu disse antes ele é mesmo muito rápido.
Estranhei o facto de não trazer o openoffice, por isso aproveitando para experimentar o gerenciador de pacotes fui instalar o openoffice.
Surpresa ou talvez não, o gerenciador de pacotes é muto similar ao synaptic.
Procurei pelo openoffice sem grandes dificulades, e uma surpresa negativa: encontrei apenas o pacote "openoffice". Ou seja, obrigou-me a intalar toda a suite do openoffice, não me dando a opção de escolher apenas o writer ou outro.
Lá tive de fazer o download de mais de 400mb! pelo openoffice completo, mas a grande surpresa veio na hora em que começou a instalação: em menos de 20 segundos ele intalou toda a suite do openoffice!!
Isso foi hiper, mega rápido! Jamais vi um linux chegar perto de tamanha rapidez.
Acho que a sun está no bom caminho, pois este solaris é um sistema mesmo muito bom.
Mas existem alguns aspectos que precisam ser aprimorados.
Muitos dos comandos que estamos habituados no linux, não funcionam com o solaris. Ou seja, temos de reaprender algumas coisas.
A lista de pacotes disponiveis é muito, muito pequena. Procurei na web por algum tutorial multimedia e pouco ou nada encontrei. A comunidade é muito pequena tornando-se penoso usar o solaris como o nosso sistema principal.
A minha opinião é que se, se começar a desenvolver uma grande comunidade em volta deste sistema ele tem tudo para vencer.