Autor Tópico: Wireless no ubuntu8.04 com Notebook HP6436 (resolvido)  (Lida 6199 vezes)

Offline Fernando Rodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 260
    • Ver perfil
Wireless no ubuntu8.04 com Notebook HP6436 (resolvido)
« Online: 04 de Maio de 2008, 18:20 »
Pessoal,
Antes de mais nada nunca mexi em rede wireless na minha vida!
Ontem tive a minha primeira experiência instalando pro meu irmão uma rede wireless com o roteador Linksys WRT54g.
Bom, no windons Vista fiz com os pés nas costas, pois é bastante didatico a instalação.

Daí meu irmão me pediu pra instalar o Ubuntu8.04 (se amarrou no compiz, velocidade e facilidade).
Instalei nesse minuto o Ubuntu, porém estou apanhando muito com o Wireless.
Tentei achar algum tutorial, mas são todos níveis avançados! Não consegui entender nada...
O que fiz até agora:
1- instalei o ubuntu
2- tento achar alguma rede no "editar rede sem fio" e não me aparece nenhuma rede
3- O led do Wireless fica na cor laranja, como se estivesse desligado
4- Dei um lspci e descobri que a placa de rede é uma Broadcom modelo BCM94311MCG
5- MInha internet é Velox, então eu tentei entrar com o comando sudo pppoeconf, mas ele diz que não tem nada ativo.

Tô completamente travado aqui. Alguém poderia me ajudar?
Não sei mais o que fazer. Achei que o Ubuntu fosse reconhecer na hora, mas me enganei.
Aceito qualquer sugestão, pessoal.
Att.
« Última modificação: 10 de Maio de 2008, 17:40 por Fernando Rodrigues »

Offline tcnovaes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Wireless no ubuntu8.04 com Notebook HP6436
« Resposta #1 Online: 04 de Maio de 2008, 21:32 »
mesmo problema....
creio eu que a placa wireless não esteja instalada..
mas também não consigo instalar..
" Eu vou sempre avante no nada infinito, flamejando meu rock, o meu grito, minha espada é a guitarra na mão. "

Offline Fernando Rodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 260
    • Ver perfil
Re: Wireless no ubuntu8.04 com Notebook HP6436
« Resposta #2 Online: 04 de Maio de 2008, 21:42 »
TCnovaes,
Acabei de instalar essa placa wireless através desse tutorial perfeito:
http://blogs.universia.com.br/givanaldo/2008/04/29/instalando-bcm94311mcg-wlan-mini-pci-wireless-no-ubuntu-804/

GRAÇAS A DEUS EXISTE O GOOGLE!!!

Bom, mas meus problemas não acabaram.
Agora, quando eu clico com o botão direito do mouse no ícone de conexão ao lado do relógio, aparecem as opções "redes com fios" e "redes sem fio".
Em "redes sem fio" aparecem as três redes que existem por perto, inclusive a minha! Lindo!!!
Só que eu não sei como configurar!!! Será que alguém tem como me passar as dicas de configurar uma rede wireless com conexão VELOX.
Eu já coloquei a senha Wpad-Pessoal e com o metodo KDIP (foi o que configurei no Windows), mas a rede não funciona.
Será que alguém tem um passo a passo pra configurar wireless + velox?
No windows vista eu conifigurei o Wpad-pessoal com senha, coloquei o metodo KDIP e depois tive que fazer uma conexão PPPOE.
Então quando eu clico no internet explorer, ele aparece uma janela pra digitar login e senha do velox. Após ter feito o login, tudo funciona perfeitamente.
Grato com qualquer ajuda!
sds

Offline tcnovaes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Wireless no ubuntu8.04 com Notebook HP6436
« Resposta #3 Online: 04 de Maio de 2008, 22:46 »
eu tambem consegui.. so q com essa dica aqui:
http://guevara2012.wordpress.com/2008/04/21/instalando-bcm94311mcg-wlan-mini-pci-no-ubuntu/

q da no mesmo.. agora qnto ao roteador eu n sei... eu uso a net q tem ip fixo ae e mais facil..
pelo q eu sei o velox usa mesmo o PPPOE e dependendo do seu modem tem como configura lo pra fazer a autenticação sozinho..
da uma pesquisada ae..

de qualquer forma tem um amigo meu q tem o velox roteado.. vo da uma ollhada com ele como ele fez e te falo...
 
" Eu vou sempre avante no nada infinito, flamejando meu rock, o meu grito, minha espada é a guitarra na mão. "

Offline Fernando Rodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 260
    • Ver perfil
Re: Wireless no ubuntu8.04 com Notebook HP6436
« Resposta #4 Online: 04 de Maio de 2008, 23:06 »
eu tambem consegui.. so q com essa dica aqui:
http://guevara2012.wordpress.com/2008/04/21/instalando-bcm94311mcg-wlan-mini-pci-no-ubuntu/

q da no mesmo.. agora qnto ao roteador eu n sei... eu uso a net q tem ip fixo ae e mais facil..
pelo q eu sei o velox usa mesmo o PPPOE e dependendo do seu modem tem como configura lo pra fazer a autenticação sozinho..
da uma pesquisada ae..

de qualquer forma tem um amigo meu q tem o velox roteado.. vo da uma ollhada com ele como ele fez e te falo...
 

Beleza, Tcnovaes!
Que bom que conseguimos.
Agora, se você puder me ajudar em configurar a internet ficarei grato eternamente!
Valeu mesmo... FIco no aguardo de qualquer ajuda sua.

Offline Fernando Rodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 260
    • Ver perfil
Re: Wireless no ubuntu8.04 com Notebook HP6436
« Resposta #5 Online: 04 de Maio de 2008, 23:50 »
Já sei o que pode ser... Me corrijam se eu estiver errado, pessoal!
Pra instalar a placa wireless, eu tive que entrar na internet pelo notebook.Então eu montei o cabo que vem direto do roteador e usei o comando "sudo pppoeconf".
Daí consegui fazer funcionar a internet pela placa de rede de cabo.
Com a internet ligada, eu fiz todo o procedimento acima e consegui instalar o driver da placa wireless.

Depois de ter configurado toda aquela parte de segurança de rede wireless (Wpad-pessoal com senha), eu voltei a colocar o cabo do roteador no desktop. Com o cabo no desktop e o wireless do notebook ligado, eu abri o programa que vem com o Lynksys e deu pra ver que existe um dispositivo wireless conectado. No entanto, eu continuo não conseguindo me conectar a internet.
Talvez eu tenha que novamente fazer o comando "sudo pppoeconf" e configurar agora pra placa wireless.
Tudo isso faz sentido pra vocês?

Bom, como o notebook não está comigo, só amanhã poderei tentar essa opção.
Na verdade, eu to postando aqui pra saber se vale a pena investir nessa, pois não queria ir até a casa do meu irmão à-toa. ;)
O que acham?



Offline Parrillo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 70
    • Ver perfil
Re: Wireless no ubuntu8.04 com Notebook HP6436
« Resposta #6 Online: 05 de Maio de 2008, 08:58 »
Olha não entendi bem.

Você tem um modem velox e um router wireless, certo?

O modem Velox está ligado no router que por sua vez se encarrega de fazer a conexao automaticamente.. sem que seja necessário executar nenhum discador, correto?

Se for isso basta que seu micro se conecte a rede wireless e o mesmo já estará na internet, sem que haja necessidade de se executar o comando pppoeconf

Uma curiosidade, quando vc clica no icone da rede ai aparece sua rede lá, você clica nela e pede senha. Ai você digita a senha e da OK.. ele conecta na sua rede ou fica pedindo senha novamente?

Offline Fernando Rodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 260
    • Ver perfil
Re: Wireless no ubuntu8.04 com Notebook HP6436
« Resposta #7 Online: 05 de Maio de 2008, 23:38 »
Olha não entendi bem.

Você tem um modem velox e um router wireless, certo?

O modem Velox está ligado no router que por sua vez se encarrega de fazer a conexao automaticamente.. sem que seja necessário executar nenhum discador, correto?

Se for isso basta que seu micro se conecte a rede wireless e o mesmo já estará na internet, sem que haja necessidade de se executar o comando pppoeconf

Uma curiosidade, quando vc clica no icone da rede ai aparece sua rede lá, você clica nela e pede senha. Ai você digita a senha e da OK.. ele conecta na sua rede ou fica pedindo senha novamente?

Diga, Parrillo!
Olha, desculpa a confusão, mas é porque essa rede wireless do meu irmão é confusa mesmo. :D
Vamos que nem o Jack, por partes...
Meu irmão tem um desktop com velox. A velox só funciona com senha. Então, no Windows, eu tenho aquela janela de conexão pra escrever o login e senha e apertar "conectar".
Se alguém souber como rotear isso, ficarei eternamente grato. Essa internet é assim há mais de 4 anos! :o

Bom, ele comprou um notebook e um roteador. Peguei o cabo do modem do velox e coloquei no Roteador wireless. Depois peguei outro cabo e montei no desktop.
Utilizando o windows XP, fiz toda a configuração do wireless com o programinha dele.
Com ele todo configurado, eu fui com o notebook (utilizando o Vista) e configurei o wireless com a senha de criptografia que o roteador me deu quando configurou no desktop.
Até ai, perfeito! Porém, tive que configurar também no notebook uma conexão PPPOE pra poder entrar a internet.
Então, no windows, mesmo eu ligando o wireless, eu também tenho que ir na janela de conexões, digitar login e senha do velox e apertar "conectar".
Agora, não sei como fazer isso com o Ubuntu.
Apesar de eu ter instalado o wireless do notebook, ele encontra a rede, mas não conecta a internet.
A minha dúvida é essa: será que se eu der um sudo pppoeconf com o wireless ligado, a rede vai funcionar?

O perfeito seria ligar o wireless e sair navegando. Porém não sei como rotear um modem speedstream. Já até tentei uma época, mas fiz tanta besteira que tive que chamar um técnico da Telemar...ehehehe

Então, será que tenho como fazer o wireless funcionar e, ao mesmo tempo, funcionar uma rede pppoe?

Offline Hawker Hurricane AII

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 153
    • Ver perfil
    • Software Livre Vale do Sinos
Re: Wireless no ubuntu8.04 com Notebook HP6436
« Resposta #8 Online: 06 de Maio de 2008, 09:10 »
Olá Fernando. Se tu puder responder a pergunta do Parrillo nós vamos entender um pouco mais do que ocorre aí.

Lá vai ela novamente: "Uma curiosidade, quando vc clica no icone da rede ai aparece sua rede lá, você clica nela e pede senha. Ai você digita a senha e da OK.. ele conecta na sua rede ou fica pedindo senha novamente?"

Responda isso por favor.

É que estamos enfrentando um problema (parece ser massivo) de wireless nessa versão do Ubuntu. Eu mesmo estou com problema para conectar a redes sem fio. Basta verificar aqui no fórum, http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,34716.0.html.
Luftwaffe Flugzeugführer

Data Storage @ sda2 80GB
Ubuntu Edgy Eft 6.10 @ sdb1 250GB
Linux User #401658 @ counter.li.org

Offline Parrillo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 70
    • Ver perfil
Re: Wireless no ubuntu8.04 com Notebook HP6436
« Resposta #9 Online: 06 de Maio de 2008, 09:32 »
Cara entendi.

Você não precisa rotear o modem.. simplesmente use seu roteador para isso.

Repara que atrás do router tem uma entrada que chama-se WAN é nela que você conecta o modem.

Ai nas configurações do ROUTER vai ter lá para configurar uma conexão PPPOE, basta você selecionar, digite o user, password e pronto.. salve..

O router já vai se encarregar de conectar no Velox.. ai basta ter uma conexão com o router para usufruir dessa net.

Pelo menos eu uso o Speedy assim... Eu não roteio a net pelo modem e sim pelo proprio router.. Uso um DI-524 da Dlink.

ps.: Esse problema que o Hawker informou acontece com você? Se SIM, este problema eu já consegui um paleativo que funciona e posso ajudar.

Abs

Offline Fernando Rodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 260
    • Ver perfil
Re: Wireless no ubuntu8.04 com Notebook HP6436
« Resposta #10 Online: 06 de Maio de 2008, 23:17 »
Senhores,
amanhã eu vou no meu irmão e vejo se existe esse problema de pedir senha.
Assim que tiver mais notícias eu mando pra vocês.

Gostaria de agradecer imensamente o suporte de vocês! Valeu mesmo... ;)

Offline Fernando Rodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 260
    • Ver perfil
Re: Wireless no ubuntu8.04 com Notebook HP6436
« Resposta #11 Online: 09 de Maio de 2008, 22:59 »
Bom pessoal, fui lá no meu irmão hoje tentar fazer a rede wireless funcionar e, não sei porque, nada funcionou! :-\

Tentei fazer o roteador Linksys WRT54g rotear a conexão velox, pois acho que com a conexão roteada o Notebook com ubuntu vai conectar na hora.
Não sei porque, mas não consegui rotear. Fiz todos os passos segundo o manual, mas não tive sucesso. Fiz o seguinte:
Entrei dentro do Roteador através do endereço 192.168.1.1;
Coloquei em "internet conection" PPPOE;
Nos campos login e senha coloquei o login do velox "xxxx@superig.com.br" e a senha "12345678"

Salvei a configuração, reiniciei o modem, depois o roteador e, mesmo depois de todo ajustado, quando tento entrar na internet dá erro.
Voltei no endereço 192.169.1.1 e fui em status. Lá existe uma opção "connect", onde o roteador tentará fazer a conexão com meu provedor. Pois bem, eu aperto e ele ficando dando "connecting" durante uns 20 seg. e depois diz que não conseguiu achar um endereço IP para o PPPOE.

Agora, quando eu entro no discador (aquele que a gente faz no windows) e digito o mesmo login e senha, ele faz a conexão! (o desktop está com o windows XP).

Já atualizei o firmware do roteador e nada.... Não sei mais o que fazer! :-[ :-[ :-[

Quanto ao Ubuntu (notebook), já que não consegui rotear, tentei o seguinte procedimento:
Liguei o wireless e o ubuntu encontrou a minha rede sem fio;
Coloquei em configuração manual e coloquei o WPAD-personal e a sua respectiva senha.
Depois digitei o comando "sudo pppoeconf" e ele identificou três conexões (eth0, wlan e wlan(adif)).
Mas, mesmo depois de encontrar esses três pontos, ele não acha nenhuma rede PPPOE pra funcionar.

Final das contas, no desktop (XP)continuo tendo que conectar a internet através do discador e o Notebook (Ubuntu) não funciona o wireless.
O engraçado é que o notebook com o windows vista (dual boot), consegue conectar com wireless através de um discador PPPOE.

Alguém tem alguma dica de como fazer um discador PPPOE no Ubuntu ou alguma outra solução?
Tentei de tudo, pessoal.... :'(
Conto com a ajuda de vocês!
Será que não existe nenhuma ferramenta no Ubuntu pra diagnosticar a minha rede e dizer onde está o problema?

Grande abraço!

Offline Fernando Rodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 260
    • Ver perfil
Re: Wireless no ubuntu8.04 com Notebook HP6436 (resolvido)
« Resposta #12 Online: 10 de Maio de 2008, 17:45 »
Galera,
estou escrevendo do Ubuntu que está no notebook do meu irmão. :D
Consegui instalar a internet aqui.

Entrei em configurações manuais e, além de ter marcado o rede sem fios, marquei o conexão ponto a ponto.
Dentro de conexão ponto a ponto, coloquei conectar através de PPPOE e coloquei login e senha do velox.

Depois rodei novamente o comando sudo pppoeconf e dessa vez ele encontrou uma conexão PPPoE através do wlan0!

Finalemente consegui!
Depois foi só fazer aquele roteirinho do wiki.ubuntu para conexão PPPoE e editar o rc.local e colocar a internet direto!
Agora, pra entrar na internet com o notebook basta ligá-lo!

Valeu todo o suporte de vocês.
sds

Offline Parrillo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 70
    • Ver perfil
Re: Wireless no ubuntu8.04 com Notebook HP6436 (resolvido)
« Resposta #13 Online: 11 de Maio de 2008, 08:51 »
Opa cara que bom que conseguiu resolver..

Mas ainda não entendi porque não conseguiu rotear o Velox.

Oq você fez está correto.. Deixa eu tirar a última dúvida.

No velox você utiliza o discador do windows para autenticar ou você tem que autenticar em uma página HTML??

Se for o discador não tem porque não funcionar..

Seu router pelo que vi é um Linksys WRT54G correto?

Atrás dele existem 5 portas, 4 LAN e 1 WAN certo? Você ligou o modem do velox na porta WAN?

Abs

Offline Fernando Rodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 260
    • Ver perfil
Re: Wireless no ubuntu8.04 com Notebook HP6436 (resolvido)
« Resposta #14 Online: 11 de Maio de 2008, 23:29 »
Opa cara que bom que conseguiu resolver..

Mas ainda não entendi porque não conseguiu rotear o Velox.

Oq você fez está correto.. Deixa eu tirar a última dúvida.

No velox você utiliza o discador do windows para autenticar ou você tem que autenticar em uma página HTML??

Se for o discador não tem porque não funcionar..

Seu router pelo que vi é um Linksys WRT54G correto?

Atrás dele existem 5 portas, 4 LAN e 1 WAN certo? Você ligou o modem do velox na porta WAN?

Abs

Valeu, Parrillo!
A solução não foi a melhor de todas, mas pelo menos está funcionando. ;)
Quanto ao roteamento do velox, fiz exatamente tudo que os manuais, tutoriais e dicas, mas não funcionou.
Inclusive eu vi que pela internet a fora existe várias pessoas com o mesmo problema que o meu, de rotear o velox com o WRT54g.

Pra discar pro velox, eu uso o discador do próprio windows, não uso nada html não.

Quanto as portas, está tudo exatamente como deveria. O cabo que vem do modem está montado na entrada internet do roteador e uma das 4 portas LAN está indo pro computador.

Talvez seja alguma incompatibilidade entre o meu modem com o roteador. Sinceramente, não tenho a menor idéia o que pode ser!
Já li bastante sobre o assunto, mas como não sei nada de rede, acabo ficando sem entender ao certo o que pode ser!
Se você tiver alguma idéia, sou todo ouvidos!
sds e valeu pela ajuda!