Autor Tópico: problema com instalaçao em pendrive  (Lida 4078 vezes)

Offline Ademilton

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
problema com instalaçao em pendrive
« Online: 04 de Maio de 2008, 00:07 »
Primeiro vou pedir desculpas pela acentuaçao...

Consegui instalar o Ubuntu 8.04 num pendrive de 2Gb seguindo uns tutoriais que achei pela rede. Meu problema: quando tento executar em modo persistente, logo no inicio do boot o sistema para e na tela aparece isto:

"BusyBox V1.1.3 (Debian1: 1.1.3-subuntu12) built-in shell (ash)
enter 'help' for a list of built-in commands
(initramfs)"

e nao acontece mais nada... jah encontrei uma dica de usar o parametro "pci=nomsi" mas nao resolveu. Estou mandando esta mensagem usando o Ubuntu carregado deste pendrive em modo live. O problema descrito so acontece quando opto pelo modo permanente.

Estou começando agora com linux, paciencia por favor...

Agradeço qualquer ajuda...

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: problema com instalaçao em pendrive
« Resposta #1 Online: 04 de Maio de 2008, 14:52 »
Primeiro vou pedir desculpas pela acentuaçao...

Consegui instalar o Ubuntu 8.04 num pendrive de 2Gb seguindo uns tutoriais que achei pela rede. Meu problema: quando tento executar em modo persistente, logo no inicio do boot o sistema para e na tela aparece isto:

"BusyBox V1.1.3 (Debian1: 1.1.3-subuntu12) built-in shell (ash)
enter 'help' for a list of built-in commands
(initramfs)"

e nao acontece mais nada... jah encontrei uma dica de usar o parametro "pci=nomsi" mas nao resolveu. Estou mandando esta mensagem usando o Ubuntu carregado deste pendrive em modo live. O problema descrito so acontece quando opto pelo modo permanente.

Estou começando agora com linux, paciencia por favor...

Agradeço qualquer ajuda...

Pode ser que eu esteja enganado mas o uso do persistente seria para você recarregar arquivos salvos em sessão anterior e para casos em que o sistema não estivesse realmente instalado na pendriver.  Vi um tutorial, em Ingles, que talvez te ajude mais ainda com seu problema.   Veja =>aqui<= neste site, em Ingles, que é um local especializado em instalação de linux em pendrivers.





« Última modificação: 04 de Maio de 2008, 14:55 por csat »
Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline Ademilton

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: problema com instalaçao em pendrive
« Resposta #2 Online: 05 de Maio de 2008, 09:11 »
Olá, CSAT. Obrigado pelo retorno.
Eu tinha encontrado esse material que você indicou, mas realmente ainda não é o que preciso. Desse modo, eu ainda precisaria usar o live CD, e o que estou querendo é instalar tudo no pendrive. Nesse mesmo site que você citou tem um tutorial de como fazer essa instalação usando o ubuntu 7.10.

Agradeço a ajuda.

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: problema com instalaçao em pendrive
« Resposta #3 Online: 05 de Maio de 2008, 12:16 »
Olá, CSAT. Obrigado pelo retorno.
Eu tinha encontrado esse material que você indicou, mas realmente ainda não é o que preciso. Desse modo, eu ainda precisaria usar o live CD, e o que estou querendo é instalar tudo no pendrive. Nesse mesmo site que você citou tem um tutorial de como fazer essa instalação usando o ubuntu 7.10.

Agradeço a ajuda.

A vantagem desse site é que ele concentra tudo ou quase tudo sobre Linux em equipamentos removíveis (pendrive, hd em gavetas USB, etc.).  Tudo depende, claro, da BIOS do computador, no caso se é possível o boot pela porta USB.  Já experimentei quase todas as modalidades que lá se apresentam e notei que as distribuições menores se comportam muito bem para esse tipo de uso.  Creio que aqui no Forum de Língua Portuguesa existem mensagens sobre esse assunto.

Sucesso para você e não se esqueça de quando obtiver a solução colocar a palavra "Resolvido" no campo do assunto.



Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: problema com instalaçao em pendrive
« Resposta #4 Online: 05 de Maio de 2008, 14:06 »
eu não consegui
tentei instalar o slax e o dsl mas nenhum deu boot tenho quase a certeza que é da motherboard embora seja relativamente recente(2003 ou 2004) e na altura até foi cara não dá, fiquei triste mas não se pode fazer nada visto que já mandei o drive de disquetes ao ar

Offline IgorM0L

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 487
  • Lokos está morto. Vamos ressucitá-lo?
    • Ver perfil
    • Yrado.net
Re: problema com instalaçao em pendrive
« Resposta #5 Online: 05 de Maio de 2008, 15:36 »
Se quizer instalar o GNU/Linux em um pendriver de pequena capacidade, use o DSL, que precisa de apenas 50MB ou menos.
Veja no meu artigo, se quizer e tiver tempo: http://www.yrado.net/artigos/dsl_pendrive.php

Offline Ademilton

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: problema com instalaçao em pendrive
« Resposta #6 Online: 09 de Maio de 2008, 13:24 »
Na página indicada pelo csat tem uma receita de bolo pra fazer fácil essa instalação:

http://www.pendrivelinux.com/2008/05/08/usb-ubuntu-804-persistent-install-tutorial/

Iniciante que sou, não encontrei dificuldade nenhuma. Mas... ao tentar bootar pelo pen drive, depois de um tempo carregando, aparece isso aí:

[/[/img]

Offline Ademilton

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: problema com instalaçao em pendrive
« Resposta #7 Online: 09 de Maio de 2008, 13:25 »
[/URL][/img]

Offline Ademilton

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: problema com instalaçao em pendrive
« Resposta #8 Online: 09 de Maio de 2008, 13:26 »
não consegui anexar a imagem, mas a tela fica vermelha com umas barras brancas... é isso o que acontece depois do boot.

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: problema com instalaçao em pendrive
« Resposta #9 Online: 09 de Maio de 2008, 16:02 »
não consegui anexar a imagem, mas a tela fica vermelha com umas barras brancas... é isso o que acontece depois do boot.

Tente colocar "img" e "/img" dentro dos colchetes "[]" cada um e entre os dois colchetes a imagem.

sem as aspas claro.
« Última modificação: 09 de Maio de 2008, 16:04 por csat »
Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline Ademilton

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: problema com instalaçao em pendrive
« Resposta #10 Online: 09 de Maio de 2008, 16:52 »
Valeu a dica, cara... o botão para anexar imagem está correto, eu é que passei o endereço da imagem incorreto.

Sobre essa instalação, sei que parece aporrinhante essa insistência, mas isso está mesmo me intrigando. Enquanto eu seguia tutoriais (pelo menos 3 que encontrei) fazendo tudo manualmente, admito a possibilidade de ter errado em algum passo. Mas nesse último link que mencionei lá do pendrivelinux.com, pô... tá fácil demais, não tem como errar...

Vamos ver se a imagem vai agora:

« Última modificação: 09 de Maio de 2008, 16:57 por Ademilton »

Offline Ademilton

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: problema com instalaçao em pendrive
« Resposta #11 Online: 09 de Maio de 2008, 17:00 »
Meu, eu sou muito ruim com essas coisas!!!
 Segue o link da imagem:

http://profile.imageshack.us/user/ademiltonjlc/images/detail/#390/090508125033uc0.jpg

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: problema com instalaçao em pendrive
« Resposta #12 Online: 09 de Maio de 2008, 17:19 »
Meu, eu sou muito ruim com essas coisas!!!
 Segue o link da imagem:

http://profile.imageshack.us/user/ademiltonjlc/images/detail/#390/090508125033uc0.jpg

Bem, vi a imagem.  Ela não demonstra muita coisa.  Com certeza dá muita frustração quando tudo aparentemente instala bem e depois apresenta uma falha sem que haja informações maiores.  Minha sugestão é repetir a instalação tentando identificar algum passo que possa ser feito de forma diferente.
Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086