Problema com permissões

Iniciado por OmegamoN, 03 de Maio de 2008, 18:56

tópico anterior - próximo tópico

OmegamoN

Olá pessoal, tudo antes do Hardy era uma maravilha no ubuntu... (mentira nojenta)
Agora, quando fui dar um chmod em uma pasta, acabei descobrindo que não estou conseguindo alterar mais as permissões dentro do sistema de administração de usuários do ubuntu. Vejam na imagem abaixo:

Alguém saberia me dizer como reverter essa situação?

Rogerio Mancilia

Boa noite OmegamoN!

Você já tentou abrir o Nautilus como root e ai mudar a permissão da pasta ou via console (também como root)?

Boa sorte!
Ubuntu 8.04 (32bits)
Asus M2NPV-VM, AMD Atlhon64 X2 Dual-Core 4400
2 GB DDR2 667, sata 80, sata 190, ide 20
GeForce 7300GS - DVD RW LG - Samsung 732n Plus. Som onboard

OmegamoN

Pelo Nautilus eu não sei entrar como root, ainda.
Pelo console(consola(!?), agora no Hardy Heron), fiz, mas não estou conseguindo por qualquer razão que não sei qual. Olha só a imagem abaixo:

Mas o que mais me espanta é não conseguir mais alterar as configurações de grupos e talz... :(

Rogerio Mancilia

Boa noite!

Após se logar como root no console basta digitar nautilus e teclar ENTER.
Pronto, abriu o Nautilus como root!

ps: sobre o problema com permissão que mudou, não posso lhe ajudar pois sou novo nesta distro/gnome (ainda estou conhecendo).

Boa sorte!
Ubuntu 8.04 (32bits)

OmegamoN

Pois é! Logo depois de dizer que não sabia como abrir o Nautilus como root, procurei, achei e consegui abrir o nautilus como root.

Valew!

Mas o meu problema com as permissões continua. O que é mais estranho é que mesmo tentando mudar as permissões como root ela não vai, como pode ser visto na imagem que mandei.

Rogerio Mancilia

Pelo Nautilus também não rolou?
Ubuntu 8.04 (32bits)

Rogerio Mancilia

Você poderia incluir seu usuário no grupo plugdev (recomendado)
Menu->Sistema->Administração->Usuário e Grupos. Clique no botão de desbloqueio, clique em Gerenciar Grupos, selecione o grupo plugdev e inclua o usuário fabioluciano.

Assim creio que resolve!

Boa sorte!
Ubuntu 8.04 (32bits)

clcampos

Citação de: OmegamoN online 03 de Maio de 2008, 18:56
Olá pessoal, tudo antes do Hardy era uma maravilha no ubuntu... (mentira nojenta)

Não entendi.

CitarAgora, quando fui dar um chmod em uma pasta, acabei descobrindo que não estou conseguindo alterar mais as permissões dentro do sistema de administração de usuários do ubuntu. Vejam na imagem abaixo:

Que diretório você queria dar um chmod? E qual era a mudança a ser feita  (valor do chmod)?

Não gosto de trabalho com o sudo direto para evitar este tipo de problema, imagina então usando o root.....
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

OmegamoN

Estou tentando dar leitura e escrita pra todos... Fiz assim

Citarchmod a+rw servidor

Franco Almeida

Citação de: OmegamoN online 04 de Maio de 2008, 12:55
Estou tentando dar leitura e escrita pra todos... Fiz assim

Citarchmod a+rw servidor

Caro OmegamoN,

Tente mudar as permissões deste modo: digite no terminal chmod 666 nome do arquivo. Isto dará permissão de leitura e escrita para todos os usuários.

[ ]s,

Franco
Disposto a aprender, disposto a compartilhar

OmegamoN

Pois é rapaz! Bem que eu tentei várias vezes... mas tem alguma coisa errada como meu usuário root

Tentei mudar o dono da pasta  para o meu usuário, e mesmo com o usuário root. não funcionou. Aparece "permissão negada".

Absurdo isso.

Já tem três semanas este problema... por que maldições isso acontece? Vale lembrar que isso começou a acontecer logo depois que atualizei para o Hardy Heron...

Dizer que '/media/servidor' e  '/media/documentos', são partições ajuda em alguma coisa?

Sério... Ja tentei de tudo: chmod, chgrp e chown... o root parece que não tem permissão para mudar nenhuma das pastas.

Rmsalles

Você verificou pelo terminal shell as permissões do arquivo?
Eu tive um problema relacionado a um diretório e arquivos, que se encontravam na pasta Home de usuário (em disco SDHC de um Asus EeePC) e precisei reinstalar o Ubuntu.
Simplesmente na nova instalacão esta pasta e os arquivos estavam órfãos, sem dono e permissões - aparecia no lugar um monte de interrogacão - pelo que pude apurar com o comando " ls -al".
Pelo shell com direito de root eu não conseguia trocar permissões e incluir dono.
A solucão foi excluir pelo nautilus com direito de root, porém na pasta lixeira ainda não consegui eliminá-los.
Veja ai as permissões atuais e o dono.