Autor Tópico: Alternar entre sessões?  (Lida 6425 vezes)

Offline viniciusfs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 46
    • Ver perfil
    • chaos is me
Alternar entre sessões?
« Online: 04 de Fevereiro de 2006, 13:23 »
Eu divido o computador com minha namorada, e é comum que ele fique ligado o dia todo. Gostaria de saber como alterno entre sessões de dois usuários diferentes sem perder o conteúdo delas.

Exemplo: As vezes estou trabalhando, ela precisa ver algo rápido e entra com usuário dela, depois disso preciso voltar para o meu usuário como estava antes.

No Windows XP tem aquele "Trocar de usuário", no Ubuntu eu consigo iniciar uma nova sessão em "Aplicações > Ferramentas do Sistema > Nova Sessão" mas depois não sei voltar para sessão anterior.

:)
vinícius.

Darcamo

  • Visitante
Alternar entre sessões?
« Resposta #1 Online: 04 de Fevereiro de 2006, 13:50 »
Acho que você já deve saber que pode alternar entre os terminais de texto com as teclas
Ctrl + Alt + Fx  (x podendo ser qualquer valor de 1 a 6)
e que para voltar para a interface gráfica é o 7 (Ctrl + Alt + F7)

Quando você incia uma nova sessão sem sair da atual (Aplicações/Ferramentas do Sistema/Nova Sessão) é a mesma coisa. A nova sessão fica em um nos números acima do 7.

Tenta
Ctrl + ALt + F8,
Ctrl + ALt + F9,
etc.

Um deles deve servir.
Mas não sei como fica se você resolver abrir diversas sessões e esgotarem-se números. Nunca teste.   :D

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Alternar entre sessões?
« Resposta #2 Online: 04 de Fevereiro de 2006, 16:58 »
Opa!

Eu faço o que você está querendo aqui em casa. É que eu e minha esposa usamos o PC.

Normalmente eu uso a Janela Aninhada mesmo, quando a coisa é rápida. Para isso você terá que instalar o Xterm.

No outro caso de alternar entre novas sessões é como o Darcamo falou! O que vai acontecer é o seguinte, você cria a nova sessão, coloca seu Login e senha (do outro usuário, nunca tentei criar outra sessão para mim mesmo, mas acho que ele iria reclamar), você faz o que precisa fazer, se quiser fica alternando entre as duas sessões com o Ctrl + Alt + F*.  Quando você tiver acabado, é só ir em Sistema > Sair > Sair.

Aí poderemos ter duas situações:

1) Se antes de sair você alternou entre as sessões dos usuários com o Ctrl + Alt + F*, na primeira vez que você fez isso, ele vai te pedir uma senha, pois sua sessão estará bloqueada para outros usuários. Quando você for em Sistema > Sair > Sair, ele vai sair para Tela do GDM, indicando que você está logado! É só você pedir para entrar de volta na sua sessão.

2) Se você não alternou entre as sessões com o  Ctrl + Alt + F*, quando você sair com o Sistema > Sair > Sair, ele vai deixar você numa tela preta ( Talvez você seja necessário que você mexa o mouse para aparecer essa janela do Login e senha!), aí você coloca seu Login e senha, e volta para sua sessão.

Blz?

Espero ter explicado direito!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Darcamo

  • Visitante
Alternar entre sessões?
« Resposta #3 Online: 04 de Fevereiro de 2006, 19:25 »
Testei criar uma nova sessão para o mesmo usuário.
Ele disse que já estava logado e me deu três opções:
    * Criar uma nova sessão assim mesmo
    * Voltar para a sessão que está aberta
    * Abortar (não cria uma nova e nem volta para a anterior, fica na tela do GDM)

Offline viniciusfs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 46
    • Ver perfil
    • chaos is me
Alternar entre sessões?
« Resposta #4 Online: 04 de Fevereiro de 2006, 23:36 »
Eu fiz o teste Darcamo mas infelizmente a opção de voltar para sessão aberta não deu muito certo.

Você conseguiu?
vinícius.

Darcamo

  • Visitante
Alternar entre sessões?
« Resposta #5 Online: 05 de Fevereiro de 2006, 10:57 »
Comigo funciona. O único detalhe é que quando eu escolho a opção de voltar para o usuário anterior ele volta para a tela preta onde basta mexer o mause para ele pedir a senha. Daí coloca a senha e ele entra.

Offline viniciusfs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 46
    • Ver perfil
    • chaos is me
Alternar entre sessões?
« Resposta #6 Online: 09 de Fevereiro de 2006, 03:16 »
Citação de: "Darcamo"
Comigo funciona. O único detalhe é que quando eu escolho a opção de voltar para o usuário anterior ele volta para a tela preta onde basta mexer o mause para ele pedir a senha. Daí coloca a senha e ele entra.


Aqui, ao invés de voltar pro usuário anterior vai pro terminal em modo texto 1. Como se eu tivesse apertado CTRL + ALT + F1 e não consigo voltar pra nenhum outro usuário dos que estavam abertos em modo gráfico.

Alguém sabe o que pode ser?
vinícius.

Darcamo

  • Visitante
Alternar entre sessões?
« Resposta #7 Online: 09 de Fevereiro de 2006, 19:20 »
Tenta Ctrl+Alt+F7, depois mexe no mouse para ver se ele pede a senha,
Depois tenta com o F8 ou o F9.

Se num aparecer nem no do F7 aí é muito estranho mesmo.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Alternar entre sessões?
« Resposta #8 Online: 09 de Fevereiro de 2006, 22:14 »
Citação de: "viniciusfs"
Aqui, ao invés de voltar pro usuário anterior vai pro terminal em modo texto 1. Como se eu tivesse apertado CTRL + ALT + F1 e não consigo voltar pra nenhum outro usuário dos que estavam abertos em modo gráfico.

Alguém sabe o que pode ser?


Mas é isso mesmo! :)

Tem que fazer como o Darcamo falou.

Ctrl+Alt+F7 ou F8 ou F9.

Aqui em casa fica assim, o primeiro a se logar é o F7, o segundo é o F9. F8 é o terminal.

Tenta aí e depois fala pra gente o que foi que virou.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2