Meu gerenciador de boot sumiu! Ubuntu não entra mais! E agora? [Resolvido]

Iniciado por Todaro, 29 de Abril de 2008, 22:56

tópico anterior - próximo tópico

Todaro

Caros,

Por algum motivo que foge à minha compreensão, o gerenciador de boot que antes aparecia na inicialização de minha máquina sumiu. Agora só entra o Windows.

Por favor, como é que resolvo isso? Quero meu Ubuntu de volta...

Obrigado!

VB5

Você reinstalou o W$ após ter instalado o Ubuntu? Se sim, é normal. Veja este tópico:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,14614.0.html

Deve ajudar...

VB5

Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Todaro

Não, na verdade o Ubuntu veio depois.

Não sei o que aconteceu. De repente, como eu disse, o gerenciador não aparece mais e agora só entra o Windows.

Mas acho que sua diga pode me ajudar. Se der certo, volto aqui e informo.

Obrigado!  :)

Todaro

Bom, consegui. Estou de volta ao Ubuntu.

Mas lamento dizer que não por mérito de nenhuma das dicas da página indicada, exeto uma: a do Super Grub Disk.

Ainda assim, sofri um bocado, pois (como sempre -- isso até parece mal de desenvolvedor de Linux) o cara seguramente parte do pressuposto que todo mundo é entendido como ele e não fornece instruções claras sobre como fazer as coisas. Só consegui mesmo por tentativa e erro.

O amontoado de comandos sugeridos no tópico Mil e uma maneiras de recuperar o Grub é outro exemplo. Quem, como eu, é iniciante em Linux simplesmente não consegue seguir aquelas instruções, como eu não consegui, pois a cada tentativa surgia uma mensagem de erro diferente sem qualquer explicação para ela.

Lamento muito que seja assim. Eis porque o Linux é uma plataforma que não ganha terreno frente ao Windows. As coisas são exageradamente e desnecessariamente complicadas. É pena.

Mesmo assim, obrigado por sua gentil atenção.