Autor Tópico: Criando um disco Bootavel  (Lida 8897 vezes)

Offline gs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Criando um disco Bootavel
« Online: 25 de Abril de 2008, 22:51 »
Pessoal, fiz o download da versão 8.04 do ubuntu. Gostaria que alguem por favor esclarecesse como criar um cd bootavel a partir daí. Estou utilizando o cdburnerxp, fiz algumas tentativas mas não deu certo...

alarcon

  • Visitante
Re: Criando um disco Bootavel
« Resposta #1 Online: 25 de Abril de 2008, 22:59 »
Pessoal, fiz o download da versão 8.04 do ubuntu. Gostaria que alguem por favor esclarecesse como criar um cd bootavel a partir daí. Estou utilizando o cdburnerxp, fiz algumas tentativas mas não deu certo...

Primeira coisa é você pegar, além da ISO do Ubuntu, um arquivo de texto chamado de md5sum no mesmo local de onde baixou o Ubuntu e verificar se o código relativo a versão da ISO que você baixou confere, isso para verificar se não houve nenhum corrompimento do arquivo baixado.

Como está usando o Windows você deve usar um programad deste tipo:
http://superdownloads.uol.com.br/download/159/md5summer/

para verificar a ISO que você baixou.

Se o código retornado por este programa para ISO baixada for igual a que é mostrada no arquivo md5sum pego no mesmo local da ISO, então ela chegou perfeita e para usar basta você abrir seu programa de gravação e procurar por uma opção que fala de gravar imagem ou gravar ISO. Navegue nas opções de gravação nos Menus do seu programa de gravação de CDs e/ou DVDs.

Offline gs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Criando um disco Bootavel
« Resposta #2 Online: 25 de Abril de 2008, 23:19 »
Fiz este teste como vc indicou e deu certo. Em seguida adicionei tds os arquivos que baixei do linux, inclusive o md5sun, no cd virgem. Fui na opção gravar disco, em seguida entrei no menu "Definir opções de Boot". Ai que ta o problema:
--> O que eu coloco em "Selecione o caminho para a imagem de boot"??
--> Que opção seleciono em "Tipo de emulação" (o que é isso?)

alarcon

  • Visitante
Re: Criando um disco Bootavel
« Resposta #3 Online: 25 de Abril de 2008, 23:22 »
Fiz este teste como vc indicou e deu certo. Em seguida adicionei tds os arquivos que baixei do linux, inclusive o md5sun, no cd virgem. Fui na opção gravar disco, em seguida entrei no menu "Definir opções de Boot". Ai que ta o problema:
--> O que eu coloco em "Selecione o caminho para a imagem de boot"??
--> Que opção seleciono em "Tipo de emulação" (o que é isso?)

Desculpe-me que não estou entendendo direito o seu problema. Você está usando o Ubuntu ou o windows para tentar gravar uma imagem ISO do Ubuntu em um CD?

Offline gs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Criando um disco Bootavel
« Resposta #4 Online: 25 de Abril de 2008, 23:24 »
Estou usando windows e tentando criar um disco bootavel a fim de tentar instalar o ubuntu...

Offline gs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Criando um disco Bootavel
« Resposta #5 Online: 25 de Abril de 2008, 23:25 »
ah só uma coisa, fiz o download aqui no site mesmo

alarcon

  • Visitante
Re: Criando um disco Bootavel
« Resposta #6 Online: 25 de Abril de 2008, 23:29 »
ah só uma coisa, fiz o download aqui no site mesmo

Não conheço este programa de gravação cdburnerxp, mas procure verificar com calma nas menus ou nas preferencias do mesmo se tem algo que fale em gravar imagem ou gravar ISO ou gravar Imagens de CDS e etc.

Caso não tenha tente outro programa de gravação qualquer, tipo o nero e etc.

===Editado===

Um exemplo de programa Freeware para o windows que pode gravar imagens ISO em CD, caso o seu não permita gravar:
http://superdownloads.uol.com.br/download/152/iso-recorder/#
« Última modificação: 25 de Abril de 2008, 23:34 por alarcon »

Offline gs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Criando um disco Bootavel
« Resposta #7 Online: 25 de Abril de 2008, 23:39 »
Kra achei no menu a opção que vc esta se referindo, porem tem varias opções como ISO9600, ISO9600/joliet entre outras. Tem alguma diferença??

Offline gs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Criando um disco Bootavel
« Resposta #8 Online: 25 de Abril de 2008, 23:41 »
ah e vlw pela indicação do software, to fazendo o download ja

alarcon

  • Visitante
Re: Criando um disco Bootavel
« Resposta #9 Online: 25 de Abril de 2008, 23:45 »
Kra achei no menu a opção que vc esta se referindo, porem tem varias opções como ISO9600, ISO9600/joliet entre outras. Tem alguma diferença??

Escolha a opção ISO9600/joliet isso tem haver com o tamanho dos nomes e codificação. Esta me parece ser a mais universal servindo tanto para sistemas windows como linux.

Joliet é um extensão desenvolvida pela Microsoft para que seus sistemas suportassem nomes longos de arquivos. Logo, não vejo o porquê  de desabilitar esse suporte.

Citar
O formato ISO-9660 (International Standardization Organization Definition 9660) foi criado em 1988 definindo um padrão sobre como os dados deveriam ser organizados quando gravados em um CD.

A vantagem do formato ISO é que ele permite a utilização do CD em várias plataformas e sistemas operacionais diferentes, já que todas as implementações seguem seus padrões.

O ruim é que o formato ISO no seu nível 1 somente permite a criação de arquivos com 8+3 caracteres no nome, todos em maiúsculas e tendo somente o "underscore" ("_") como separador. Por isso vários outros formatos foram criados, inclusive extensões do ISO nível 1, respectivamente nível 2 e nível 3, sem contar que muitos programas permitem o "relaxamento" das especificações para nomes de arquivos, mas isso não garante compatibilidade.

Pensando nisso, a Microsoft criou sua própria extensão do formato ISO-9660, a qual chamou de Joilet. O formato permite nomes de arquivos com até 64 caracteres Unicode, incluindo espaços, além de gravar também os nomes curtos dos arquivos no formato "ARQUIV~1.EXT" para uso com o MS-DOS.

O bom do Joilet é que ele pode ser gravado como uma nova tabela de arquivos juntamente com, e não substituindo, a tabela ISO-9660, sendo assim um CD híbrido ISO/Joilet para maior compatibilidade. Hoje em dia também existem meios de acessar volumes Joilet a partir do Linux e do Mac.

Você pode encontrar uma rápida referência sobre cada formato na seguinte página:

http://www.roxio.com/en/support/cdr/filesystems.html


fonte: http://www.babooforum.com.br/forum/index.php?s=12370cfecc8126d2a68e42dc53f2103e&showtopic=19343
« Última modificação: 25 de Abril de 2008, 23:54 por alarcon »

Offline brunei

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 97
    • Ver perfil
    • Ubuntu Brasil - Wiki
Re: Criando um disco Bootavel
« Resposta #10 Online: 05 de Maio de 2008, 10:48 »
gs,

Se eu estiver enganado, favor ignorar essa mensagem, mas pelo que entendi você tentou gravar o arquivo ISO num CD virgem adicionando-o como um arquivo. Na verdade arquivos ISO são imagens de CD's, seu programa de gravação precisa ter o recurso (e quase todos eles tem) de gravar uma imagem ISO num CD. O que o programa de gravação fará é abrir o arquivo ISO (que na verdade é um enorme pacote com vários arquivos dentro dele) e gravará todo o seu conteúdo na mídia.

Até mais  ;)
Bruno Ribeiro