Autor Tópico: Lista de problemas no Hardy 8.04  (Lida 58680 vezes)

Offline prct

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 84
  • Ubuntu 8.04 LTS
    • Ver perfil
Re: Lista de problemas no Hardy 8.04
« Resposta #135 Online: 10 de Maio de 2008, 06:56 »
Tenho um problema que após uma das ultimas actualizações o sistema não me permite actualizar ou instalar pacotes. Pois não pede a autenticação. Tenho de o fazer a unha na consola. Alguém sabe como resolver isso?
 Outra coisa que notei é que para alterar as configurações de rede e utilizadores, aparece a opção de destrancar e dessa forma funciona muito bem.

Outro pormenor é que quando utilizo a consola funciona, mas aparece esta mensagem de inicio

Citar
sudo: unable to resolve host prct-desktop
« Última modificação: 10 de Maio de 2008, 07:00 por prct »
Asus T3 Intel 2Duo Core Quad 2.4, 2Gb Ram, 2x 160Gb HDD SataII, Asus EAH2600PRO 512Mb Ram

Offline prct

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 84
  • Ubuntu 8.04 LTS
    • Ver perfil
Re: Lista de problemas no Hardy 8.04
« Resposta #136 Online: 10 de Maio de 2008, 07:36 »
É para dizer que acabei por resolver o problema. Isto aconteceu após mudar o nome do domínio, que coincidiu com uma actualização. lol

Encontrei isto que resolveu de imediato.
http://siriarah.wordpress.com/2008/04/27/ubuntu-804-sudo-unable-to-resolve-host/

Asus T3 Intel 2Duo Core Quad 2.4, 2Gb Ram, 2x 160Gb HDD SataII, Asus EAH2600PRO 512Mb Ram

Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: Lista de problemas no Hardy 8.04
« Resposta #137 Online: 28 de Maio de 2008, 09:27 »
Boas
Eu quis esperar sair a versão final porque tinha a esperança que as actualizações resolvessem meus problemas mas não resolveram
entao aqui fica a minha lista de problemas no Hardy espero que me possam ajudar
1º Tvtime não funciona e o problema não é no modulo da placa de tv porque até já vi televisão no vlc aqui fica o erro
Código: [Selecionar]
miguel@miguel-desktop:~$ tvtime
A correr tvtime 1.0.2.
A ler a configuração de /etc/tvtime/tvtime.xml
A ler a configuração de /home/miguel/.tvtime/tvtime.xml
xvoutput: No XVIDEO port found which supports YUY2 images.

*** tvtime requires hardware YUY2 overlay support from your video card
*** driver.  If you are using an older NVIDIA card (TNT2), then
*** this capability is only available with their binary drivers.
*** For some ATI cards, this feature may be found in the experimental
*** GATOS drivers: http://gatos.souceforge.net/
*** If unsure, please check with your distribution to see if your
*** X driver supports hardware overlay surfaces.

2º impressora não trabalha direito [Resolvido]
quando quero imprimir obtenho este erro
CUPS server error

The CUPS scheduler is not running.

e tenho de dar este comando
Código: [Selecionar]
sudo /etc/init.d/cupsys restart mas depois de reiniciar o computador tenho de rodar o comando outra vez ou aparece de novo a mensagem de erro

3º Driver de video Xv desaparecido
este era o unico driver de video que funcionava bem no gutsy e agora no hardy ele desapareceu
tenho este erro
X Window System (X11/XShm/Xv): Could not initialise Xv output
creio que este esteja relacionado com o o erro do tvtime

4º não tenho a opção extra efeitos do compiz
eu tenho o compiz, o ccsm e o fusion-icon mas quando vou a aparencia, efeitos visuais não tenho a opção extra
este problema tem pouca importância porque só de vez em quando desligo o compiz

acho que estão todos
obrigado


Já resolvi todos os problemas. A solução foi instalar o driver ATI 8.5

Offline leoroots

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Lista de problemas no Hardy 8.04
« Resposta #138 Online: 28 de Maio de 2008, 09:47 »
Boas
Eu quis esperar sair a versão final porque tinha a esperança que as actualizações resolvessem meus problemas mas não resolveram
entao aqui fica a minha lista de problemas no Hardy espero que me possam ajudar
1º Tvtime não funciona e o problema não é no modulo da placa de tv porque até já vi televisão no vlc aqui fica o erro
Código: [Selecionar]
miguel@miguel-desktop:~$ tvtime
A correr tvtime 1.0.2.
A ler a configuração de /etc/tvtime/tvtime.xml
A ler a configuração de /home/miguel/.tvtime/tvtime.xml
xvoutput: No XVIDEO port found which supports YUY2 images.

*** tvtime requires hardware YUY2 overlay support from your video card
*** driver.  If you are using an older NVIDIA card (TNT2), then
*** this capability is only available with their binary drivers.
*** For some ATI cards, this feature may be found in the experimental
*** GATOS drivers: http://gatos.souceforge.net/
*** If unsure, please check with your distribution to see if your
*** X driver supports hardware overlay surfaces.

2º impressora não trabalha direito [Resolvido]
quando quero imprimir obtenho este erro
CUPS server error

The CUPS scheduler is not running.

e tenho de dar este comando
Código: [Selecionar]
sudo /etc/init.d/cupsys restart mas depois de reiniciar o computador tenho de rodar o comando outra vez ou aparece de novo a mensagem de erro

3º Driver de video Xv desaparecido
este era o unico driver de video que funcionava bem no gutsy e agora no hardy ele desapareceu
tenho este erro
X Window System (X11/XShm/Xv): Could not initialise Xv output
creio que este esteja relacionado com o o erro do tvtime

4º não tenho a opção extra efeitos do compiz
eu tenho o compiz, o ccsm e o fusion-icon mas quando vou a aparencia, efeitos visuais não tenho a opção extra
este problema tem pouca importância porque só de vez em quando desligo o compiz

acho que estão todos
obrigado


Já resolvi todos os problemas. A solução foi instalar o driver ATI 8.5

kakita, quais foram os passos que vc realizou para instalar o 8.5. Segui o Method 2 da wiki unnoficial ati http://wiki.cchtml.com/index.php/Ubuntu_Hardy_Installation_Guide mas não dá certo. só consigo pelo Method 1...

obrigado

Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: Lista de problemas no Hardy 8.04
« Resposta #139 Online: 28 de Maio de 2008, 10:30 »
foi esse tuto mesmo que eu usei e fiz o metodo 2.
O problema que vc deve ter é a desinstalação do driver, para isso recomendo o envyng, que desinstala o driver certinho e depois é só seguir á risca o tuto

Offline leoroots

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Lista de problemas no Hardy 8.04
« Resposta #140 Online: 28 de Maio de 2008, 10:46 »
blz, qdo chegar em casa vou tentar de novo!

quando eu dou esse comando:

sudo aticonfig --initial -f

aparece uma msg:

Uninitialised file found, configuring. Using /etc/X11/xorg.conf Saved back-up to /etc/X11/xorg.conf.fglrx-0 ...

e ao rodar o fglrxinfo aparecem os drivers de mesa. quando reiniciou a tela fica em branco

alguma idéia?

Na verdade pelo Method 1 quando chego nessa parte ele me apresenta o mesmo erro, mas ao rodar o fglrxinfo ele me mostra a informação referente a ATI e depois consigo abrir normalmente e usar as configuracoes 3d

Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: Lista de problemas no Hardy 8.04
« Resposta #141 Online: 28 de Maio de 2008, 14:02 »
blz, qdo chegar em casa vou tentar de novo!

quando eu dou esse comando:

sudo aticonfig --initial -f

aparece uma msg:

Uninitialised file found, configuring. Using /etc/X11/xorg.conf Saved back-up to /etc/X11/xorg.conf.fglrx-0 ...

e ao rodar o fglrxinfo aparecem os drivers de mesa. quando reiniciou a tela fica em branco

alguma idéia?

Na verdade pelo Method 1 quando chego nessa parte ele me apresenta o mesmo erro, mas ao rodar o fglrxinfo ele me mostra a informação referente a ATI e depois consigo abrir normalmente e usar as configuracoes 3d

tambem tive esse problema mas resolvi-o, vc tem certeza que mudou no xorg o driver no sitio certo
se puder poste aqui o seu xorg.
de qualquer maneira desinstale bem a fundo o driver com o envy e depois faça o tuto de novo

Offline leoroots

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Lista de problemas no Hardy 8.04
« Resposta #142 Online: 28 de Maio de 2008, 14:21 »
desculpe, mas só mais uma duvia...quando eu remover via envy, ele vai remover tudo inclusive aquela opção de hardware restrito Ati vai fica desmarcada e "não utilizada", ou alem de usar o envy devo fazer mais alguma coisa? obrigado

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Lista de problemas no Hardy 8.04
« Resposta #143 Online: 28 de Maio de 2008, 17:37 »
O Envy é perfeito na remoção dos drivers Nvidia (não posso opinar sobre ATI porque não uso, mas acredito que funcione igualmente bem).

Pode usá-lo sem medo para "remoção completa" e o seu sistema volta ao estado original, ou seja, como se o driver nunca tivesse sido instalado.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline leoroots

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Lista de problemas no Hardy 8.04
« Resposta #144 Online: 28 de Maio de 2008, 19:13 »
Parece que deu "mais ou menos" certo! obrigado katita e pinduvoz

Obrigado pela dica do envyng, realmente ele removeu tudo e a inicialização depois foi correta.

Katita, eu tive um pouco mais de sucesso na minha tentiva de instalação da 8.5 pelo metodo 2. Mesmo assim ao chegar nessa parte:

Finishing the Install: Configuration

If you've used fglrx previously, you will not need to do this.

Now you'll have to edit your xorg.conf

sudo gedit /etc/X11/xorg.conf

and add the following line to the Device section (if it does not already exist):

Section "Device"
   [...]
   Driver      "fglrx"
   [...]
EndSection

Save and exit, then run

sudo aticonfig --initial -f

in a terminal. If it does not error you should be fine. Finally, reboot the computer and type

fglrxinfo

into the terminal. If the vendor string contains ATI, you have installed the driver successfully.


Não consegui editar o xorg.conf ao dar o comando ele dava um erro: "No protocol specified..."

Mas tudo bem pois eu já tinha visto meu Xorg.conf e ele já estava setado com "fglrx" lá em 'Devices'.

Na tentativa do:  "sudo aticonfig --initial -f " novamente recebi o erro: "Uninitialised file found, configuring. Using /etc/X11/xorg.conf Saved back-up to /etc/X11/xorg.conf.fglrx-0 ..."

Mesmo assim, cruzei os dedos (rs), e reiniciei. Na volta percebi a melhora da resolução cores etc e ao dar o "fglrxinfo" apareceu:
display: :0.0  screen: 0
OpenGL vendor string: ATI Technologies Inc.
OpenGL renderer string: Radeon X1600 Series
OpenGL version string: 2.1.7537 Release

e para a minha surpresa o Catalyst Control Center apareceu em 'Acessórios' e as informações dos driver são essas:

Versão do driver: 8.49.7
Versão do CCC: 1.10
Versão OpenGL: 1.2 (1.5 Mesa 6.2.1)

Bate com o seu?

Meu compiz tá funcionando belezinha e agora os meus vídeos funcionam em XV ou GL2 mas para a minha surpresa agora eles continuam 'piscando' se o compiz estivera tivo mas em 'full-screen' eles funcionam!!! antes não funcionvam em full screen...mas agora meu dilema é em relação ao modo normal dos vídeos eles so rodam em x11.....deveria ter uma opcao no player que deixa-se automatico, modo normal x11, full screen ir para xv!

obrigado...se tiver alguma idéia, estamos aí!

Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: Lista de problemas no Hardy 8.04
« Resposta #145 Online: 28 de Maio de 2008, 20:17 »

Mesmo assim, cruzei os dedos (rs), e reiniciei. Na volta percebi a melhora da resolução cores etc e ao dar o "fglrxinfo" apareceu:
display: :0.0  screen: 0
OpenGL vendor string: ATI Technologies Inc.
OpenGL renderer string: Radeon X1600 Series
OpenGL version string: 2.1.7537 Release

e para a minha surpresa o Catalyst Control Center apareceu em 'Acessórios' e as informações dos driver são essas:

Versão do driver: 8.49.7
Versão do CCC: 1.10
Versão OpenGL: 1.2 (1.5 Mesa 6.2.1)

Bate com o seu?

Sim está parecido com o meu, a minha placa é uma radeon 9600 logo tem pequenas deferenças


Citar
Meu compiz tá funcionando belezinha e agora os meus vídeos funcionam em XV ou GL2 mas para a minha surpresa agora eles continuam 'piscando' se o compiz estivera tivo mas em 'full-screen' eles funcionam!!! antes não funcionvam em full screen...mas agora meu dilema é em relação ao modo normal dos vídeos eles so rodam em x11.....deveria ter uma opcao no player que deixa-se automatico, modo normal x11, full screen ir para xv!

obrigado...se tiver alguma idéia, estamos aí!
Já exprimentou o x11 sem xv?? Eu já desisti de usar compiz, não compensa vc ter meio milhão de efeitos e 1 milhão de problemas
com compiz, não posso ver tv no tvtime, não posso ver filmes(ver eu consigo mas a performance é muito má), nem posso jogar
agora uso o openbox e nunca vi o ubuntu tão rapido
antes abria o amarok em 35 segundos agora demora apenas 8

Offline leoroots

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Lista de problemas no Hardy 8.04
« Resposta #146 Online: 28 de Maio de 2008, 21:35 »

Mesmo assim, cruzei os dedos (rs), e reiniciei. Na volta percebi a melhora da resolução cores etc e ao dar o "fglrxinfo" apareceu:
display: :0.0  screen: 0
OpenGL vendor string: ATI Technologies Inc.
OpenGL renderer string: Radeon X1600 Series
OpenGL version string: 2.1.7537 Release

e para a minha surpresa o Catalyst Control Center apareceu em 'Acessórios' e as informações dos driver são essas:

Versão do driver: 8.49.7
Versão do CCC: 1.10
Versão OpenGL: 1.2 (1.5 Mesa 6.2.1)

Bate com o seu?

Sim está parecido com o meu, a minha placa é uma radeon 9600 logo tem pequenas deferenças


Citar
Meu compiz tá funcionando belezinha e agora os meus vídeos funcionam em XV ou GL2 mas para a minha surpresa agora eles continuam 'piscando' se o compiz estivera tivo mas em 'full-screen' eles funcionam!!! antes não funcionvam em full screen...mas agora meu dilema é em relação ao modo normal dos vídeos eles so rodam em x11.....deveria ter uma opcao no player que deixa-se automatico, modo normal x11, full screen ir para xv!

obrigado...se tiver alguma idéia, estamos aí!
Já exprimentou o x11 sem xv?? Eu já desisti de usar compiz, não compensa vc ter meio milhão de efeitos e 1 milhão de problemas
com compiz, não posso ver tv no tvtime, não posso ver filmes(ver eu consigo mas a performance é muito má), nem posso jogar
agora uso o openbox e nunca vi o ubuntu tão rapido
antes abria o amarok em 35 segundos agora demora apenas 8


x11 sem xv funciona no modo normal, mas não tem full screen. a tela maximiza mas o vídeo em si não.

Percebi que esses efeitos tem algumas instabilidades mesmo....mas como vc havia dito que conseguiu, então eu "ao menos tentei

valeu

Offline Master_Coyote

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 74
    • Ver perfil
Re: Lista de problemas no Hardy 8.04
« Resposta #147 Online: 05 de Junho de 2008, 19:47 »
Bem,antes de tudo,tenho uma dúvida.

hoje chegou o meu cd do Ubuntu 8.04 LTS Desktop Edition,esse é o Hardy ? ou é outra versão ?
bem,caso for a mesma...

não consigo aumentar minha resolução mais q 800x600
placa de vídeo nvidia,drive "restrito" foi colocado.
daí,a resolução tava certinha,mas quando adicionei os efeitos,ela ficou em 800x600,e mesmo desativando os efeitos,não aparece solução para aumentar a mesma.

outro problema : ao tentar conectar no skype,ele literalmente derruba a minha rede,problema citado neste tópico : http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,36350.0.html

por enquanto,não usei muito do ubuntu devido a esses problemas,mas creio q mais surgiram,pois gosto de explorar bastante.

Obrigado pela ajuda.

Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: Lista de problemas no Hardy 8.04
« Resposta #148 Online: 05 de Junho de 2008, 19:58 »
hoje chegou o meu cd do Ubuntu 8.04 LTS Desktop Edition,esse é o Hardy ?
Sim
quanto ao resto envyNG é a solução

Offline Master_Coyote

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 74
    • Ver perfil
Re: Lista de problemas no Hardy 8.04
« Resposta #149 Online: 05 de Junho de 2008, 20:20 »
hoje chegou o meu cd do Ubuntu 8.04 LTS Desktop Edition,esse é o Hardy ?
Sim
quanto ao resto envyNG é a solução

obrigado pela dica sobre o envy,ja pesquisei e espero solucionar meu problema.
e sobre o skype,alguma dica ?
« Última modificação: 05 de Junho de 2008, 20:27 por Master_Coyote »