Autor Tópico: Desinstalar Programa do Imposto de Renda (Resolvido)  (Lida 24191 vezes)

Offline Rojacone

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
    • Ver perfil
Desinstalar Programa do Imposto de Renda (Resolvido)
« Online: 24 de Abril de 2008, 20:45 »
Consegui instalar o Programa do Imposto de Renda com as dicas do tópico abaixo:
"Como instalar os programas do IRDF? (resolvido)" , segui os passos do usuário Franco Almeida e tudo deu certo.
Depois de feita a Declaração, quero excluir o program do computador.
Mas não consegui desinstalar pelo icone da Receita de desinstalação. Joguei para a Lixeira.
Minha dúvida é a seguinte:
Se fosse no WINDOWS eu iria do Painel de Controle, Adicionar/Remover e excluiria o programa.
Como faço isso no LINUX?
Ainda mais que exclui na LIXEIRA e não sei onde procurar o programa. Acho que fiz uma grande besteira jogando e excluindo da Lixeira. Mas tem como consertar? Posso excluir todo o Programa da Receita Federal como?
Grata pela ajuda.
« Última modificação: 24 de Abril de 2008, 22:22 por Rojacone »
No mundo existem 3 tipos de pessoas: os idiotas, os inteligentes e os sábios.
Os idiotas não aprendem nunca, os inteligentes aprendem com a própria experiência e os sábios aprendem com a experiência dos outros.
(provérbio chinês)

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Desinstalar Programa do Imposto de Renda
« Resposta #1 Online: 24 de Abril de 2008, 21:04 »
Ola Rojacone,

Um "programa" escrito em linguagem Java, geralmente é standalone, ou seja ele roda " por si só" usando uma maquina virtual Java. este é o caso do IRPF para Java.

em sua pasta /home/usuario deve existir uma pasta onde voce salvou o programa da receita. para "desinstalar" é só apagar a pasta. fim.

Não esqueça apenas de fazer um back up da sub pasta /gravadas pois voce vai precisar dela para a declaração do ano que vem.

[],s

Offline Rojacone

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
    • Ver perfil
Re: Desinstalar Programa do Imposto de Renda
« Resposta #2 Online: 24 de Abril de 2008, 21:36 »
Tota,
Muito grata pela ajuda. é tão simples e eu fiquei procurando por algo complicado.
Se eu entendi, sempre que for na linguagem JAVA é só apagar a pasta?
E aproveitando a dica, v^e se o que vou comentar está certo:
Todo programa que eu mesma instalo ficará  salvo dentro da pasta Usuário?
Grata mais uma vez
No mundo existem 3 tipos de pessoas: os idiotas, os inteligentes e os sábios.
Os idiotas não aprendem nunca, os inteligentes aprendem com a própria experiência e os sábios aprendem com a experiência dos outros.
(provérbio chinês)

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Desinstalar Programa do Imposto de Renda (Resolvido)
« Resposta #3 Online: 24 de Abril de 2008, 23:08 »
Costumo manter o programa do IRPF e o de envio instalados até receber  ( via correio) a confirmação de que a declaração foi processada normalmente - vá que eu tenha que fazer uma retificadora: aí teria que baixar e instalar tudo de novo...  ;)

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Desinstalar Programa do Imposto de Renda (Resolvido)
« Resposta #4 Online: 25 de Abril de 2008, 00:22 »
Apesar do tópico já estar resolvido vou movê-lo para Aplicativos, pois acho que ficaria melhor la.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Desinstalar Programa do Imposto de Renda (Resolvido)
« Resposta #5 Online: 25 de Abril de 2008, 10:54 »
Tota,
Muito grata pela ajuda. é tão simples e eu fiquei procurando por algo complicado.
Se eu entendi, sempre que for na linguagem JAVA é só apagar a pasta?
E aproveitando a dica, v^e se o que vou comentar está certo:
Todo programa que eu mesma instalo ficará  salvo dentro da pasta Usuário?
Grata mais uma vez

Nem sempre. alguns programas dependem de quem os escreveu para ir direto para a pasta de usuário.

Quando voce baixar um pacote pela rede, que não seja via synaptic ou outro gerenciador de pacotes, eu reomendaria a voce baixá-lo para a sua pasta /home, fica sempre mais fácil de encontrar.

Da pasta /home voce iniaria a instalação do pacote.

Outra dica é que, se ao desinstalar um pacote houverem dúvidas quanto a restarem "pedaços" dele no sistema, entre em terminal e como root digite  =>   apt-get autoremove <enter>
e se quiser limpar todo o sistema retirando as informações (só as informações) de tudo o que foi instalado na máquina digite => apt-get autoclean <enter>

Este comando limpa o cache do pacote apt. E livra espaço no seu disco. pode usar sem susto se voce tiver rede sempre conectada. Evite se tiver linha discada, pois se precisar reinstalar um pacote pode demorar um bocado.

[],s

Offline Rojacone

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
    • Ver perfil
Re: Desinstalar Programa do Imposto de Renda (Resolvido)
« Resposta #6 Online: 25 de Abril de 2008, 14:31 »
Mais uma vez obrigada pela dica, estou aprendendo muito aqui neste fórum.
No mundo existem 3 tipos de pessoas: os idiotas, os inteligentes e os sábios.
Os idiotas não aprendem nunca, os inteligentes aprendem com a própria experiência e os sábios aprendem com a experiência dos outros.
(provérbio chinês)