Esconder volumes montados, mas não o USB

Iniciado por DouglasCaixeta, 24 de Abril de 2008, 19:39

tópico anterior - próximo tópico

DouglasCaixeta

Olá pessoal,

Já fiz esta pergunta aqui no fórum mas por mais que pesquise não consigo encontrar a resposta. Lembro que a solução é bem simples.

Nas configurações,
/apps/nautilus/desktop/volumes_visible,

eu deixei a opção volumes_visible marcada. Para que eu possa ver os ícones dos pen drives montados. Mas que tenho uma partição do HD que também fica aparecendo no dekstop com o nome SQ003916. Eu não quero que este ícone apareça mas os de USB sim. Como faço isso?

Se eu desmarcar o volumes_visible nenhum dele aparece, se eu marcar todos aparecem.
The Ubuntu Counter Project - user number #14600

ironjunior

O programinha Ubuntu Tweak (disponível no getdeb.net) meche bastante com essas coisas...
Mas mostrar os Pendrives e não os HDs não tenho certeza se ele separa isso... de uma olhada la!

[ ]

clcampos

Bem, o que vou falar não é certo, é uma especulação de algo que eu acho que li, então fica a seu cargo continuar daqui... hehehehe

Bem o certo que a primeira hipótese para tirar os volumes do desk seria através do gconf-editor, mas ai tiraria também o ícone do drive usb.

Então o não certo é que li uma vez que só aparece os volumes montados dentro do diretório /media, e é ai que você poderia fazer o teste.

• Primeiro criar os diretórios que serviram como ponto de montagem dentro de outro diretório, o /mnt por exemplo
  • Segundo (após um backup por garantia, lógico) é mudar o arquivo /etc/fstab para que as partições (fora da sua raiz, e swap) passassem a ser montadas dentro da nova árvore criada
  • Reiniciar o PC
  • Espetar um pendrive e torcer

A sim, se der errado até conte aqui, mas não prometo nada, como bem já disse, afinal isso é baseado em o que eu acho que li a muito tempo atrás, e não tenho nenhum embasamento técnico que prove que funcionará.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

DouglasCaixeta

Olá clcampos,

Na verdade é bem isso, aparecer apenas as partições montadas em /media, e as montadas em /mnt não

Acontece que na hora de instalar eu não mudei a partição windows, e ela é montadas em /media.
Tem como mudar isso? Colocar tudo em /mnt e deixar a /media apenas para CDs e USB?
O que eu tenho que modificar no /etc/fstab?

clcampos

Claro, basta você criar um diretório dentro de /mnt para ser o ponto de montagem da sua partição windows, e alterar o arquivo /etc/fstab para que o mesmo passe a montar neste novo diretório.

Na hora de criar o nome diretório observe as permissões/dono/grupo do diretório existente e deixe-os iguais.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

DouglasCaixeta

Consegui mudar o ponto de montagem. Agora monta em /mnt ao invés de /media.

Valeu pela ajuda pessoal.