Autor Tópico: Ubuntu 7.01 e Net Virtua [Resolvido]  (Lida 2986 vezes)

Offline revberaldo

• Usuário Ubuntu
  • *
  • fnord!
    • Ver perfil
    • Cabaladadá
Ubuntu 7.01 e Net Virtua [Resolvido]
« Online: 23 de Abril de 2008, 16:32 »
Eu instalei o Ubuntu no meu PC desktop há uns 3 meses, quando ainda não havia assinado o Virtua. Na verdade, estava esperando pela banda larga para começar a usar o Ubuntu com freqüência.

Então o técnico da Net foi até minha casa. Como queria usar a internet a priori no meu notebook, onde uso o Windows Vista, quando o técnico perguntou em qual PC instalava, apontei para o notebook. Bom, outro dia fui instalar o modem do Virtua no desktop com o Ubuntu, e não consegui. Ao que parece, até consegui configurar a rede, mas não acesso a internet de maneira alguma.

Fuçando pela internet descobri que há pouco material sobre o Virtua (ou seja, e não sei se esta denominação está correta, "redes DHCP"). No Orkut li en passant que isso se dava pois quando o técnico configurou o modem pra o meu notebook, ele restringiu o uso dele para apenas aquele PC. Confere essa informação? Também li algo sobre o MAC Adress, fui atrás no Wikipédia, mas essa informação não me ajudou muito.

Alguém pode me explicar a novela? De fato, confere essa "restrição de uso"? E, se assim for, devo ligar no serviço técnico do Virtua pra configurar o cable modem para o PC com Ubuntu? Agradeço as respostas.
« Última modificação: 24 de Abril de 2008, 17:31 por Rev. Beraldo »
Cabaladadá: um blog sobre a Linux, LaTeX, a Vida, o Universo e Tudo Mais.

Offline csat

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 7.01 e Net Virtua
« Resposta #1 Online: 23 de Abril de 2008, 20:52 »
Eu instalei o Ubuntu no meu PC desktop há uns 3 meses, quando ainda não havia assinado o Virtua. Na verdade, estava esperando pela banda larga para começar a usar o Ubuntu com freqüência.

Então o técnico da Net foi até minha casa. Como queria usar a internet a priori no meu notebook, onde uso o Windows Vista, quando o técnico perguntou em qual PC instalava, apontei para o notebook. Bom, outro dia fui instalar o modem do Virtua no desktop com o Ubuntu, e não consegui. Ao que parece, até consegui configurar a rede, mas não acesso a internet de maneira alguma.

Fuçando pela internet descobri que há pouco material sobre o Virtua (ou seja, e não sei se esta denominação está correta, "redes DHCP"). No Orkut li en passant que isso se dava pois quando o técnico configurou o modem pra o meu notebook, ele restringiu o uso dele para apenas aquele PC. Confere essa informação? Também li algo sobre o MAC Adress, fui atrás no Wikipédia, mas essa informação não me ajudou muito.

Alguém pode me explicar a novela? De fato, confere essa "restrição de uso"? E, se assim for, devo ligar no serviço técnico do Virtua pra configurar o cable modem para o PC com Ubuntu? Agradeço as respostas.

O Virtua (cable modem) restringe o acesso a apenas uma máquina pelo MAC address.  Não tenho Virtua, mas Velox.  A recomendação dos colegas que usam o Virtua (cable MODEM)  é a de colocar um roteador.  Se você pesquisar aqui  no Forum tem um usuário, o VB5, entre outros, que possuem esse tipo de conexão que poderão te ajudar.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline golfinho

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 23 de Abril de 2008, 21:08 »
cara, uso virtua aqui em casa e faço uso do roteador, ate mesmo pq os dois pcs q tenho aqui ficam conectado sempre junto e tudo mais
:)
comprei o D-LINK 604
só sapequei o cabo do virtua nele, puxei os dois cabos pros outros pcs segui o manual e gg
pronto e funcionando.... é bom q vc pode se conectar com os 2 pcs :D
ou intão compre um roteador com wireless :)

Offline revberaldo

• Usuário Ubuntu
  • *
  • fnord!
    • Ver perfil
    • Cabaladadá
« Resposta #3 Online: 23 de Abril de 2008, 21:10 »
Sem querer meti o pé no T que ligava o PC e o Modem, quando estava tentando algumas coisas que achei na internet. Milagrosamente, quando eu liguei o PC, a internet estava funcionando. Suspeito que o modem tenha que ser "resetado" de alguma forma para que possa se comunicar com um novo computador.

Agradeço a ajuda!

Offline csat

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 23 de Abril de 2008, 21:25 »
Sem querer meti o pé no T que ligava o PC e o Modem, quando estava tentando algumas coisas que achei na internet. Milagrosamente, quando eu liguei o PC, a internet estava funcionando. Suspeito que o modem tenha que ser "resetado" de alguma forma para que possa se comunicar com um novo computador.

Agradeço a ajuda!

Estranho isso.  Acho que nunca resetei meu MODEM por causa de novo computador.  Resolveu, então?  Se afirmativo basta colocar "resolvido" no campo assunto.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline Fernando Rodrigues

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 23 de Abril de 2008, 21:37 »
Beraldo,
eu tenho o VIRTUA aqui em casa e utilizo varios computadores na hora que bem entendo.
O macete eh o seguinte: Desligue o modem por 1 min e, enquanto o modem estiver desligado, plugue o cabo da rede (aquele que sai do modem) no computador que voce quer utilizar internet.
Depois de 1min eh so ligar que ele vai funcionar na hora.

Eu tive esse problema quando instalei o Ubuntu a primeira vez aqui em casa. Toda vez que dava dual boot pro Windows, eu tinha que fazer esse macetinho. Mas agora ja funciona direto!

Com esse bizu eu ja consegui ajudar outros aqui no forum, tomara que voce tambem consiga.
PS. Nao faco a menor ideia porque isso funciona. Parafraseando o alto da compadecida - Eu so sei que eh assim!
Abracos

Offline VB5

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 23 de Abril de 2008, 22:03 »
Concordo com os amigos... não tenho certeza absoluta como o sistema da Virtua funciona (nem eles contam...), mas creio que o modem, ao ser ligado, procura uma placa de rede e copia seu MAC, que é enviado ao sistema; a partir daí a conexão é estabelecida. De outro modo, não seria possível sequer trocar de placa de rede sem perder a conexão.
Dessa forma, resetar o modem e trocar o computador nesse intervalo faz com que um novo MAC seja registrado pelo modem, e tudo funciona.
Para conectar mais de um computador  ao Virtua simultaneamente, é necessário um router - é o que uso aqui em casa.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline revberaldo

• Usuário Ubuntu
  • *
  • fnord!
    • Ver perfil
    • Cabaladadá
« Resposta #7 Online: 24 de Abril de 2008, 17:30 »
Vou colocar que está resolvido. Obrigado pelas explicações: concordo plenamente com o cidadão aí em cima.

;)

Offline Muzgo

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 7.01 e Net Virtua [Resolvido]
« Resposta #8 Online: 07 de Dezembro de 2008, 02:12 »
Olá!!

Sou novo aqui no fórum e a dica do "desligar o modem por um minuto e ligar novamente quando conectado no outro computador" citada neste tópico funcionou perfeitamente!!

Muito obrigado! Com as dicas deste fórum estou resolvendo todos os meus problemas com o Ubuntu e não mais preciso usar outros sistemas operacionais!!

;D ;D ;D