Autor Tópico: Duvidas sobre execução de aplicações administrativas através do gnome  (Lida 1457 vezes)

Offline leandrodeveloper

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
    • Ver perfil
Beleza galera?

No ubuntu eu retirei o meu usuario do sudo. Logo após isso ao clicar em algum item do menu admistrativo, uma senha e solicitada, eu imagino que a do root pois meu usuario não é mais admin, mas a aplicação não abre e fica pedindo a senha a todo instante. Se eu executo a aplicação, como o synaptic por exemplo, por um terminal logado como ruut funciona normalmente. depois que fiz o logoof os itens no  menu administrativo sumiram. Em outras distros como o fedora, ao clicar em um link administrativo, é soliciatado a senha do root para que a mesma funcione. Existe alguma forma de configurar o ubuntu parara ele ter esse comportamento?

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Duvidas sobre execução de aplicações administrativas através do gnome
« Resposta #1 Online: 23 de Abril de 2008, 11:21 »
No ubuntu o root vem desabilitado por segurança, então se esta usando ele é porque deu uma senha para ele.

Como você tirou os direitos administrativos do seu usuário é apenas com o root que vai conseguir executá-los.

Eu particularmente prefiro como vem por default no sistema, e se quiser entender mais recomendo ler ao menos o texto (wiki) Como usar e por que ser Sudoer.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline leandrodeveloper

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
    • Ver perfil
Re: Duvidas sobre execução de aplicações administrativas através do gnome
« Resposta #2 Online: 23 de Abril de 2008, 11:34 »
Beleza cara?

É realmente criei uma senha para o root, porém quando tiro os direitos administrativos do meu usuário eu ainda sim gostaria de vir os itens administrativis do menu que somem quando faço isso. Em outras distros quando você clica em um item como o synaptic por exemplo, ele pede a senha de root, gostaria de ter esse mesmo comportamento do gnome, pois quando executo o mesmo como usuário normal ele inicia sem previlegiso e nem pede senha. Eu até descobri uma forma de executar uma aplicação e ela pedir a senha do root mas, teria que editar manualmente os itens do menu, coisa que eu acho que não é necessário.
Aguardo mais dicas, valeu!

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Duvidas sobre execução de aplicações administrativas através do gnome
« Resposta #3 Online: 23 de Abril de 2008, 11:37 »
Pois é, no Ubuntu você só tem os itens administrativos se realmente pode usá-los pois a senha que é pedida é a do usuário administrativo e não a do root.

Nunca tentei fazer o que deseja, por isto não imagino como fazer, ainda digo que acho o jeito default o mais seguro. Sei que deve estranhar, pois quando passei a usar o Ubuntu também estranhei, mas acabei me rendendo ao jeito dele devido a maior segurança (porque senão eu usaria demais o root) e hoje acho bom mesmo esta forma de trabalho.

[]'s

Cristiano
« Última modificação: 23 de Abril de 2008, 11:39 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!