Como gravar um arquivo maior que o DVD comporta? Como fracionar. [Resolvido]

Iniciado por Madrigal, 20 de Abril de 2008, 19:33

tópico anterior - próximo tópico

Madrigal

Quero fazer uma cópia de segurança de meu Windows XP que instalei pelo VMWare, ao todo a pasta onde fica o XP tem 6,8 GB, sendo um arquivo específico, com extensão .vmdk tem 6,7 GB.

Tem como eu dividir em dois esse .vmdk para ser gravado em dois DVD's, e depois juntado novamente?

O meu objetivo é instalar o VMWare em meu notebook, aproveitando o XP emulado no PC com os programas que já instalei.

alarcon

Citarsplit: Esse comando serve para quebrar arquivos em vários pedaços. Muito útil quando você precisa gravar arquivos grandes em vários disquetes ou CDs, por exemplo. Imagine que você queira quebrar um arquivo de 3 GB chamado "tenshi.avi" em vários arquivos de 650 MB cada um, de forma a conseguir gravá-lo em vários CDs. Poderia usar o comando "split -b 650m tenshi.avi".

O "650m" é o tamanho de cada pedaço, no caso 650 MB. Você precisa apenas trocar o tamanho dos pedaços e o nome do arquivo. Esse comando vai gerar vários arquivos: xaa, xab, xac, xad, etc. que podem ser transportados. Para juntá-los depois, usamos o comando cat que vimos acima. Basta reunir todos na mesma pasta novamente e rodar o comando "cat x* > tenshi.avi".

Isso junta todos os arquivos (na ordem) restaurando o arquivo original. Isso funciona porque os fragmentos de arquivo gerados pelo split sempre começam com "x".

Outro truque é que você pode usar o cat também para juntar diversos arquivos, formando um só. Isto funciona para músicas e vídeos, por exemplo. Para juntar vários vídeos curtos, num único maior, use "cat video1.avi video2.avi video3.avi > videozao.avi".
fonte: http://www.guiadohardware.net/livros/entendendo/02/

Madrigal

Muito obrigado, à noite quando estiver em casa vou seguir a dica e posto o resultado aqui. :-)

Madrigal