Meus menus sumiram

Iniciado por Jotape, 20 de Abril de 2008, 09:48

tópico anterior - próximo tópico

Jotape

Ola tudo bom ??

seguinte instalei o compiz-fusion seguindo este tópico (http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,21999.0.html), mas por algum motivo meus menus sumiram, se eu passo o mouse por cima deles eles tao ali mas nao consigo enxergalos, tambem desapareceu minhas screenlets e todos os meus efeitos de desktop.

alguem tem alguma so solucação pra isso ? ou so formatando mesmo ?

desde ja agradeço

pinduvoz

Tente este comando para "desligar" o Compiz:

metacity --replace &

(são dois traços seguidos ( - - ) antes do "replace")

Se ainda não enxergar seus menus, reinicie o X com

Ctrl + Alt + BackSpace (a tecla "<--")

:: Linux Registered User nº 439378 ::

Jotape

Valeu pinduvoz, so que agora apareceu outro problema. Antes eu usava os efeitos de desktop no máximo agora não consigo usa nem o minímo da o seguinte erro "Desktop effects could not be loaded".

alguma solução ?

VB5

Vá em Sistema>Preferências>Aparência e desabilite os efeito visuais, marcando a primeira opção.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Jotape

mas eu quero poder usar os efeitos e nao ficar sem eles.

pinduvoz

Vc usa o Gutsy?

Se usa, só precisava seguir a primeira parte do tutorial do iGama, ou seja,

CitarNo Ubuntu 7.10 - Gutsy Gibbon

Este Ubuntu já vem com o Compiz instalado, sendo só preciso instalar um pacote para o poder configurar.

Instalar o pacote : compizconfig-settings-manager

Depois : Sistema - Preferências - Aparência -  Efeitos Gráficos - Personalizar

Vc também pode instalar o fusion-icon pelo deb do iGama (ele explica como).

Se vc fez mais do que isso (se fez, diga na resposta), pode ter bagunçado alguma coisa.

Jotape

Cara eu realmente nao sei qual eu uso.

descobri que quando eu nao abro os screenlets meus menus ficam no lugar. mas se eu tentar abrir eles os menus somem.

como faço para ver qual eu uso ?

Muitíssimo obrigado pela atenção

pinduvoz

Vc não sabe qual versão do Ubuntu vc usa?

Clique em "Sistema > Sobre o Ubuntu" e veja.

Jotape

Opa acho que fiz cagada

tenho o ubuntu 7.10 Gutsy gibbon.

e fiz todo o tutorial...

pinduvoz

Dá para consertar...

Pelo tutorial, vc instalou pacotes do Compiz desse repositório:

deb http://download.tuxfamily.org/3v1deb feisty eyecandy

Então é só abrir o Synaptic (Sistema > Administração > Gerenciador de Pacotes Synaptic), clicar no botão "Origem" (em baixo, à esquerda) e depois clicar no repositório "tuxfamily" logo acima (retângulo acima) e marcar "para remoção completa" (clique direito do mouse sobre o pacote, escolha na lista) todos os pacotes que vieram dele, que serão listados.

Depois de remover os pacotes, ainda pelo Synaptic, através do menu "Configurações > Repositórios", desabilite o repositório "tuxfamily" na aba "Programas de terceiros", desmarcando a caixa dele.

Em seguida, clique no botão "recarregar" e então instale o pacote "ubuntu-desktop" (use o botão "procurar" do Synaptic, excelente para isso) para deixar o Sistema "padrão de fábrica", ou seja, com o Compiz certo.

Finalmente, siga a primeira parte do tutorial do iGama, que é a relativa ao Gutsy.

Boa sorte.

Jotape

Cara piorou tudo depois que fiz.

consegui remover os pacotes do compiz.

Desinstalei o ubuntu desktop e instalei novamente fiz reboot no pc mas quando voltei deu tres erros os seguintes "OAFIID: Deskbar_applet", "OAFIID: Gnome_Mixer Applet" e "OAFIID: GNOME_Trash_Applet", o que pode ter acontecido agora ?

pinduvoz

Abra o Synaptic, procure por "applet" e marque as que têm erro para reinstalação (as que não estiverem separadas estão incluídas no pacote gnome-applets).

Se isso não der certo, melhor reinstalar o Sistema, já que misturar os pacotes do Compiz, como vc fez, pode ter trazido problemas adicionais.

Jotape

Ok, nao consegui.

Eu posso reinstalar o sistema por cima do antigo e nao ter perdas de arquivos pessoais ? ou melhor salvar eles ?

Muitíssimo obrigado pela atenção e pela paciência pinduvoz

pinduvoz

Em princípio, não pode. Isso só daria certo se sua pasta /home, onde estão seus arquivos pessoais e suas configurações, estivesse numa partição do HD separada.

Vc precisa fazer backup dos seus arquivos pessoais e depois restaura-los na nova instalação.

E não esquenta, pois quando eu estava começando a mexer com Linux, reinstalava o sistema regularmente.

Jotape

De novo muito obrigado pela atenção e paciência pinduvoz.