Error 15 grub - Xubuntu 8.04 - Resolvido

Iniciado por cosocara, 19 de Abril de 2008, 18:18

tópico anterior - próximo tópico

cosocara

Pessoal, acabei de instalar o xubuntu 8.04 no meu notebook velho de guerra (pIII - 10GB). Antes tinha o Dapper instalado nele.
Acontece que na instalação de erro ao instalar o grub e eu optei por não intalar o lilo, porque preciso alterar o arquivo do grub senão meu note não desliga...
Agora quando ligo o computador ele inicia o grub e depois trava a tela preta com a mensagem: error 15. Não dá pra dar nenhum comando. Simplesmente trava.
Sei que o erro é relativo a algum arquivo não localizado.
Já tentei a instalação 3 x e em todas deu o mesmo problema, salvo em uma, na qual instalei o lilo. Mas, como já disse, não sei configurar o lilo para o note desligar e não ficar em halt...
Alguém sabe a solução?
"If it ain't broken, keep fixing until it is".

csat

Citação de: cosocara online 19 de Abril de 2008, 18:18
Pessoal, acabei de instalar o xubuntu 8.04 no meu notebook velho de guerra (pIII - 10GB). Antes tinha o Dapper instalado nele.
Acontece que na instalação de erro ao instalar o grub e eu optei por não intalar o lilo, porque preciso alterar o arquivo do grub senão meu note não desliga...
Agora quando ligo o computador ele inicia o grub e depois trava a tela preta com a mensagem: error 15. Não dá pra dar nenhum comando. Simplesmente trava.
Sei que o erro é relativo a algum arquivo não localizado.
Já tentei a instalação 3 x e em todas deu o mesmo problema, salvo em uma, na qual instalei o lilo. Mas, como já disse, não sei configurar o lilo para o note desligar e não ficar em halt...
Alguém sabe a solução?

O LILO quer dizer Linux Loader possui um arquivo de configuração que fica localizado em /etc/lilo.conf
Se a máquina estiver funcionando basta você ir em uma janela terminal e digitar:

sudo gedit /etc/lilo.conf

Alterar o que você quiser e depois de salvar o arquivo modificado digiar também na janela terminal console:

cd /etc
sudo lilo

Uma nova versão do lilo será instalada com as atualizações que você fizer.

NOTA.  O GRUB é muito mais fácil e moderno que o LILO pois no GRUB basta alterar o texto em /boot/grub/menu.lst.

Não acredito que seu problema seja nem no LILO e nem no GRUB.  A máquina fica em HALT  (parada) por algum problema de hardware.  Como o seu hardware é bem antigo, conforme você explicou, talvez uma versão anterior de Linux ou um Linux que não seja tão exigente possa funcionar melhor.  No site http://distrowatch.com/  existem várias distribuições Linux.  Veja, por exemplo, uma distribuição pequena, que não precise tanto de memória, para testar, como a "Damm Small" ou a "Slax".

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

IgorM0L

O DSL é bem interessante como nosso colega citou.
Um outra distribuição bem completa mas bem leve em comparação ao Ubuntu é o Debian. Existe também um derivado do Ubuntu, o Fluxbuntu, bem mais leve e usa como gerenciador de janelas o Fluxbox.

cosocara

Pessoal,
realmente, o problema, no meu caso, era no próprio cd de instalação que instalava o grub com erro, pois regravei-o e a instalação se deu sem problemas.
Mas, mesmo instalando o xubuntu direitinho, ficou lento demais. Acho que, como vocês falaram acima, a solução para ressuscitar o meu note passa pela instalação de um dos linux mais leves.
Vou testar o fluxbuntu para ver no que dá.
Abraço.
"If it ain't broken, keep fixing until it is".