Autor Tópico: swap após instalação  (Lida 3055 vezes)

Offline i juca pirama

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
swap após instalação
« Online: 18 de Abril de 2008, 22:58 »
        Srs. gostaria de saber como provisionar pelo menos 512MB de memória virtual SWAP no hd, pois na instalação, não o fiz.                                                                                                                                   A partição ext3, onde está o ubuntu, tem 40G e sem SWAP. Tenho 2G de RAM. É necessário reinstalar tudo, ou tem algum recurso?
Tenho dual boot com o xp. Se eu abrir o windows, e utilizar o partition magic, que lê a partição ext3, posso separar um "pedaço" e depois com o Ubuntu "torná-lo" swap?
Obrigado pela ajuda. Desculpe os termos empregados.
Ruindows por enquanto só pra jogos, depois, só na lembrança....
Abraço à todos....

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: swap após instalação
« Resposta #1 Online: 19 de Abril de 2008, 00:12 »
Com 2 GB de RAM, você dificilmente vai precisar de swap... Mas é aconselhável criar uma partição para isso, e você pode fazê-lo com qualquer particionador, inclusive o citado.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: swap após instalação
« Resposta #2 Online: 19 de Abril de 2008, 00:43 »
Veja qual vai ser a partição após criá-la (se /dev/sda5, /dev/hda3 e etc) e acrescente também a linha no arquivo /etc/fstab. Um exemplo abaixo:

Citação de: Em negrito a informação a verificar
/dev/sda5  none            swap    sw              0       0
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline filhobol

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: swap após instalação
« Resposta #3 Online: 15 de Junho de 2009, 14:03 »
Veja qual vai ser a partição após criá-la (se /dev/sda5, /dev/hda3 e etc) e acrescente também a linha no arquivo /etc/fstab. Um exemplo abaixo:

Citação de: Em negrito a informação a verificar
/dev/sda5  none            swap    sw              0       0


opa eu tambem não instalei a swap no meu ubuntu 9.4 agora quando abri muitas coisa ele fica lento como eu faço para instalar a swap sem ter que formatar a hd de novo e sem perder nehum dado dele por que tenho muitos arquivos importantes nele queria um tutorial bem explicado para leigo mesmo sou novo no ubuntu menos de um mês!!! ??? tem como ???
É nois queiros!!!

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: swap após instalação
« Resposta #4 Online: 15 de Junho de 2009, 23:46 »
opa eu tambem não instalei a swap no meu ubuntu 9.4 agora quando abri muitas coisa ele fica lento como eu faço para instalar a swap sem ter que formatar a hd de novo e sem perder nehum dado dele por que tenho muitos arquivos importantes nele queria um tutorial bem explicado para leigo mesmo sou novo no ubuntu menos de um mês!!! ??? tem como ???

Não é o caso de tutorial - basta reler as respostas acima, está tudo explicado. Use o GParted para criar a partição swap, edite o fstab para incuí-la na montagem, e pronto...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline filhobol

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: swap após instalação
« Resposta #5 Online: 16 de Junho de 2009, 12:25 »
opa eu tambem não instalei a swap no meu ubuntu 9.4 agora quando abri muitas coisa ele fica lento como eu faço para instalar a swap sem ter que formatar a hd de novo e sem perder nehum dado dele por que tenho muitos arquivos importantes nele queria um tutorial bem explicado para leigo mesmo sou novo no ubuntu menos de um mês!!! ??? tem como ???

Não é o caso de tutorial - basta reler as respostas acima, está tudo explicado. Use o GParted para criar a partição swap, edite o fstab para incuí-la na montagem, e pronto...

VB5


sim, mas se eu separar um pedaço da partição de está os meus arquivos vai alterar alguma coisa corro o risco de perder os arquivos? e como eu faço isso não tenho a minima ideia de como usar esses programas no ubuntu!!!
É nois queiros!!!

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: swap após instalação
« Resposta #6 Online: 16 de Junho de 2009, 22:40 »
sim, mas se eu separar um pedaço da partição de está os meus arquivos vai alterar alguma coisa corro o risco de perder os arquivos? e como eu faço isso não tenho a minima ideia de como usar esses programas no ubuntu!!!

Dê o boot com o LiveCD do ubuntu e partir dele execute (via Terminal, ou Consola) o GParted ( particionador de discos). Encolha sua partição, criando espaço livre - o tamanho depende de quanta RAM você tem: se for 1 GB ou mais, bastam uns 300 MB. Nesse espaço livre, com o mesmo programa, crie uma partição swap. O restante , como disse, está nas respostas acima.

Você pode encontrar muita informação a respeito pesquisando aqui no forum mesmo, ou no Google; procure por 'particionamento Ubuntu', 'GParted' ou chaves de pesquisa similares.

Se ainda tiver dúvidas, por favor poste novamente e teremos prazer em ajudá-lo - porém sempre pesquise primeiro!   ;)

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline filhobol

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: swap após instalação
« Resposta #7 Online: 17 de Junho de 2009, 12:47 »
sim, mas se eu separar um pedaço da partição de está os meus arquivos vai alterar alguma coisa corro o risco de perder os arquivos? e como eu faço isso não tenho a minima ideia de como usar esses programas no ubuntu!!!

Dê o boot com o LiveCD do ubuntu e partir dele execute (via Terminal, ou Consola) o GParted ( particionador de discos). Encolha sua partição, criando espaço livre - o tamanho depende de quanta RAM você tem: se for 1 GB ou mais, bastam uns 300 MB. Nesse espaço livre, com o mesmo programa, crie uma partição swap. O restante , como disse, está nas respostas acima.

Você pode encontrar muita informação a respeito pesquisando aqui no forum mesmo, ou no Google; procure por 'particionamento Ubuntu', 'GParted' ou chaves de pesquisa similares.

Se ainda tiver dúvidas, por favor poste novamente e teremos prazer em ajudá-lo - porém sempre pesquise primeiro!   ;)

VB5


blz deu tudo certo meu ubuntu agora ta uma bala hehehehe!!! mas eu nem precisei dar o boot com o CD eu só instalei o gparted e criei uma nova partição e fis dela swap e pronto huuuuurumm valeu a todos ai pela a ajuda e pela paciencia com o leigo aki em breve só ubuntu eéééée.
É nois queiros!!!