Autor Tópico: (k)Ubuntu 64bits ! ta valendo a pena ??  (Lida 2551 vezes)

Offline ArKanjo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 168
  • "Be free! Be Linux!"
    • Ver perfil
(k)Ubuntu 64bits ! ta valendo a pena ??
« Online: 18 de Abril de 2008, 20:55 »
Ola,
agora proximo a chegada da versão final do 8.04, consequentemente, chegando minha atualização pra nova versão, surgiu uma dúvida.

Vale a pena instalar o sistema em 64bits ??

Tenho um laptop com um sempron 3100+ que tem instruções 64bits. mas tenho usado 32bits nele, devido varias incompatibilidades, como o problema do Flash, Java, alguns drivers, e sei la mais o que tem por aí .... sei que tem varios meios de fazer essas coisas funciona, mas tudo sempre achei "gambiarra" pq tinha que por os programas dentro de uma "caixa" de 32bits instalando e carregando modulos e outras coisas 32bits ....

Mas depois de tanto tempo que sairam CPUs 64bits .. será que ainda tem muitos programas que encrencam com essas instruções ???
não so leigo, até que entendo bem, mas acho perda de tempo ficar remendando e fazendo as tais gambiarras, qd poderia ta usando o sistema ja ...

Então, o que me dizem ... continuo nos 32bits, ou o apt-get e cia instala na boa tudo que preciso pra rodar o sistema 100% 64bits ???

PS: tava na duvida em qual sala postar, então postei aki ... se os moderadores acharem mais indicado outra só mover ;)
Liberdade é tudo !
"Be free, be linux" Ed Carlos

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: (k)Ubuntu 64bits ! ta valendo a pena ??
« Resposta #1 Online: 19 de Abril de 2008, 11:36 »
Ola,
agora proximo a chegada da versão final do 8.04, consequentemente, chegando minha atualização pra nova versão, surgiu uma dúvida.

Vale a pena instalar o sistema em 64bits ??

Tenho um laptop com um sempron 3100+ que tem instruções 64bits. mas tenho usado 32bits nele, devido varias incompatibilidades, como o problema do Flash, Java, alguns drivers, e sei la mais o que tem por aí .... sei que tem varios meios de fazer essas coisas funciona, mas tudo sempre achei "gambiarra" pq tinha que por os programas dentro de uma "caixa" de 32bits instalando e carregando modulos e outras coisas 32bits ....

Mas depois de tanto tempo que sairam CPUs 64bits .. será que ainda tem muitos programas que encrencam com essas instruções ???
não so leigo, até que entendo bem, mas acho perda de tempo ficar remendando e fazendo as tais gambiarras, qd poderia ta usando o sistema ja ...

Então, o que me dizem ... continuo nos 32bits, ou o apt-get e cia instala na boa tudo que preciso pra rodar o sistema 100% 64bits ???

PS: tava na duvida em qual sala postar, então postei aki ... se os moderadores acharem mais indicado outra só mover ;)

Por diversas vezes experimentei versões 64bits e em nenhuma senti vantagens, mas só problemas com esse ou aquele software.  Minhas 3 máquinas (servidor, desktop e notebook) são 64 bits de hardware mas rodam somente softwares de 32 bits e não tenho problemas.  Portanto creio que seja válido que você experimente também para conferir e depois opte por uma delas.
Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline linhouse

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: (k)Ubuntu 64bits ! ta valendo a pena ??
« Resposta #2 Online: 20 de Abril de 2008, 08:26 »
Estamos utilizando aqui a versão beta do 8.04 em 64 bits em 9 máquinas, sete estações de trabalho e dois notebooks.

Não temos nada a reclamar. Utilizar a versão 64 implica em ganhos de velocidade e possibilidade de utilizar mais de 3 Giga de memória RAM. Para nós, nas máquinas que trabalham com design gráfico, isso é essencial.

Tivemos uma grata surpresa ontem pela manhã: o plugin Flash passou a funcionar perfeitamente bem. Testamos no Firefox 3 e no Firefox 2.
Se o impedimento era o Flash, chegou a hora de migrar para 64.

Abs,

Offline flsantos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
    • Ver perfil
    • pp.fls.10
Re: (k)Ubuntu 64bits ! ta valendo a pena ??
« Resposta #3 Online: 20 de Abril de 2008, 08:35 »
Muito boa notícia, o que me fez voltar aos 32bits foi essencialmente o flash, existem mais algumas incompatibilidades?



Offline linhouse

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: (k)Ubuntu 64bits ! ta valendo a pena ??
« Resposta #4 Online: 20 de Abril de 2008, 09:02 »
Até o momento não. Lembro de já ter visto algum aplicativo não ser instalado por isso, mas não lembro qual.
Mas estamos rodando:
- aplicativos de escritório (OpenOffice.org, essencialmente);
- aplicativos de desenho gráfico (Gimp, Inkscape, Scribus, Xara) Aliás, a nova versão do Inkscape está muito boa.
- aplicativos de som e vídeo (Rhythmbox, Audacity, Totem - para que o Totem rode alguns DVDs dá um trabalhinho, mas não é nada de mais;
- aplicativos para Internet (Firefox, Liferea, Ekiga, Pidgin, há um para podcast que não me recordo do nome e Elisa)
- Jogos (American Army, Trigger, Torcs, Gl 117, Egoboo, The Battle for Wesnoth, Extreme Tux Racer, StarFighter, dentre outros...) Aliás, tivemos um trabalhinho considerável escolhendo os softwares que utilizaríamos, mas o trabalho foi para decidir qual era o melhor, não qual era compatível. Ficamos surpresos com o bom desempenho do 64.
(Trata-se de uma Lan-house, por isso esse conjunto de softwares)


Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: (k)Ubuntu 64bits ! ta valendo a pena ??
« Resposta #5 Online: 20 de Abril de 2008, 09:48 »

Se o impedimento era o Flash, chegou a hora de migrar para 64.

Abs,

Um dos impedimentos era o Flash com certeza.  Outro:  o Opera não é mais desenvolvido para 64bits mas o Firefox dá conta do trabalho.  Não me recordo de outros problemas.  Tenho um servidor de jogos do Battlefield 2.  Não sei se teria esse utilitário de jogo para 64 bits, mas vou procurar.

Grato pela informação.
Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline ArKanjo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 168
  • "Be free! Be Linux!"
    • Ver perfil
Re: (k)Ubuntu 64bits ! ta valendo a pena ??
« Resposta #6 Online: 20 de Abril de 2008, 16:30 »
Opa, pelo jeito acho que ta chegando a hora de comessar a usar 64bits :D
mas ainda acho bom ver mais opniões ...


Será que nenhum site tem listado os contras do sistema 64bits de uns meses atraz, mas conferirmos tudo como esta agora no ubuntu 8.04 ???

Outra coisa que lembro era o Java ...

Alguem testou o java ... acho que agora também ja deve ter em 64bits né ?!?

Vamos deixa mais ativo este topico, pq acho que interessa a muitos.

Programas e jogos, alguem tinha problemas ?? acho que seria interessante postar aki, e quem puder, fazer o teste no 8.04 64bits !!
o colega linhouse aí ja ajudou com varios que estão funcionando OK :D
o que mais falta saber ?
Liberdade é tudo !
"Be free, be linux" Ed Carlos

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: (k)Ubuntu 64bits ! ta valendo a pena ??
« Resposta #7 Online: 20 de Abril de 2008, 18:23 »
Opa, pelo jeito acho que ta chegando a hora de comessar a usar 64bits :D
mas ainda acho bom ver mais opniões ...

É... quando sair o 8.04 vou baixar as duas versões.  Não sabia que havia problemas no JAVA.

Muito grato.
Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline Intruder_A6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 232
  • Kubuntu 14.04
    • Ver perfil
Re: (k)Ubuntu 64bits ! ta valendo a pena ??
« Resposta #8 Online: 14 de Julho de 2008, 22:01 »
Opa, pelo jeito acho que ta chegando a hora de comessar a usar 64bits :D
mas ainda acho bom ver mais opniões ...


Será que nenhum site tem listado os contras do sistema 64bits de uns meses atraz, mas conferirmos tudo como esta agora no ubuntu 8.04 ???

Outra coisa que lembro era o Java ...

Alguem testou o java ... acho que agora também ja deve ter em 64bits né ?!?

Vamos deixa mais ativo este topico, pq acho que interessa a muitos.

Programas e jogos, alguem tinha problemas ?? acho que seria interessante postar aki, e quem puder, fazer o teste no 8.04 64bits !!
o colega linhouse aí ja ajudou com varios que estão funcionando OK :D
o que mais falta saber ?

O plugin do Java 64 bits da Sun para Firefox continua sem funcionar ( informação do Site da SUN ). Será que algum dia eles vão fazer com que funcione para 64 bits ? E dizem que a SUN apóia o Linux.

Estou me mordendo todo para fazer a aceleração 3D ( NVidia 6800 GT ) funcionar num KUbuntu 64 bits, até agora estou levando uma surra tremenda.

A respeito do Java da SUN, acho que vou instalar o Firefox 3.0 versão 32 bits mesmo ( preciso dele para acessar o BB em caso de emergência ).