Estou como pacote baixado aqui e não consigo sequer descompactá-lo pelas instruções que li. Tentei pelo "Gerenciador de Pacotes" e aparece uma coisa parecida com uma pasta, só que impenetrável pelo Terminal. Eu heim... negócio complicadim!
o arquivo está em *gz, e uso ubuntu 8.10 64bits
quem puder ensinar o caminho das pedras, agradeço antecipadamente.
Acho que essa "coisa parecida com uma pasta" é a pasta mesmo, não? Por via das dúvidas, clica sobre o arquivo baixado e seleciona "extrair aqui" que deve resolver o seu problema.
Quando a entrar na pasta pelo terminal, eu sempre faço assim: primeiro eu navego até a pasta em questão pelo nautilus mesmo. Depois, clico naquele primeiro botão presente na barra de localização do nautilus (aquele que quando você repousa o mouse em cima ele dá a mensagem "alterna entre botões e texto na barra de localização"). Desse modo, em vez dos botões, eu tenho o endereço do caminho. Seleciono o tal endereço e copio (Ctrl+C). Depois, com o terminal aberto, dou um Shift+Insert (é o "Ctrl+V" do terminal) e NÃO dou enter ainda. Em seguida, teclo "Home" para o cursor do terminal ir para o começo da linha e digito "cd " (cd+espaço) e dou enter. Não tem erro desse jeito.
Boa sorte pra você!