FIREWALL

Iniciado por glauco.s, 15 de Abril de 2008, 21:04

tópico anterior - próximo tópico

glauco.s

Oi!

A que ponto o Ubuntu, por si só, 'se garante' contra invasões e ameaças afins?

É necessário instalar firewall? E se eu deixar como está? (Versão 7.10, atualizações baixadas.) Qual o risco?

Estranhei porque pesquisei um pouco o assunto hoje à tarde. Numa ajuda do Ubuntu, vi que, 'opcionalmente', o usuário pode instalar o Firestarter. Mas opcionalmente é apenas uma sugestão para instalar uma firewall. Eu entendi mal? Aliás, dá para usar bem, considerando que sou iniciante em Linux?

Obrigado!

VB5

Sim, recomendo. O Ubuntu não tem problemas com vírus, mas não é imune a invasões, como qualquer sistema. A Firestarter ( eu uso) é uma excelente firewall, muito simples de configurar, e muito eficiente. Basta nstalar, configurar as políticas de entrada ( depende da sua rede, se houver) e colocá-la para iniciar a cada sessão.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

glauco.s

Obrigado!

Já instalei, rodei o wizard e está tudo OK.  :)

Habilitei ICMP Filtering, mas os testes continuam acusando falha pelo ping. Mas deve ser por causa do meu roteador...

Bem simples usar essa firewall.

Uma coisinha estranha nela: habilitei tray icon e o minimize to tray, mas o ícone sempre some uns minutos depois...

Obrigado pela ajuda (de novo).

VB5

Ótimo!... realmente ela é simples e eficiente. Normalmente não habilito o ICMP filtering pois pode afetar proramas que usem  o ping para estabelecer conexão com outra máquina.
Quanto ao sumiço do ícone, é comum, e não sei a razão, mas ela continua rodando. Para certificar-se, abra o terminal e digite:

sudo /etc/init.d/firestarter status

e verá que continua ativa. Boa sorte!...

VB5

Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Kan

Citação de: glauco.s online 15 de Abril de 2008, 21:04...opcionalmente, o usuário pode instalar o Firestarter.

O Linux possui na realidade um só firewall, chamado IpTables e vem embutido no kernel. O FireStarter serve na realidade como um programa de configuração automática do IpTables, isto é, dispensando a exaustiva digitação de linhas de comando no Terminal. Além do FireStarter, existem outros, como o Firewall Builder, e Shorewall.
Amicus Plato, sed magis amica veritas

VB5

Citação de: Kan online 15 de Abril de 2008, 22:52
Citação de: glauco.s online 15 de Abril de 2008, 21:04...opcionalmente, o usuário pode instalar o Firestarter.

O Linux possui na realidade um só firewall, chamado IpTables e vem embutido no kernel. O FireStarter serve na realidade como um programa de configuração automática do IpTables, isto é, dispensando a exaustiva digitação de linhas de comando no Terminal. Além do FireStarter, existem outros, como o Firewall Builder, e Shorewall.

Exatamente... Firestarter e outros programas semelhantes são exatamente isto: "front-ends" do IPTables. Ao que me parece, Firestarter é a mais simples e amigável dessas interfaces.

VB5

cristianoquaresma

Citação de: VB5 online 15 de Abril de 2008, 22:59
Citação de: Kan online 15 de Abril de 2008, 22:52

Exatamente... Firestarter e outros programas semelhantes são exatamente isto: "front-ends" do IPTables. Ao que me parece, Firestarter é a mais simples e amigável dessas interfaces.

VB5

Nunca usei outro firewall, mas acho difícil outro ter interface mais amigável que o firestarter.  ;D