FIREWALL

Iniciado por glauco.s, 15 de Abril de 2008, 21:04

tópico anterior - próximo tópico

glauco.s

Oi!

A que ponto o Ubuntu, por si só, 'se garante' contra invasões e ameaças afins?

É necessário instalar firewall? E se eu deixar como está? (Versão 7.10, atualizações baixadas.) Qual o risco?

Estranhei porque pesquisei um pouco o assunto hoje à tarde. Numa ajuda do Ubuntu, vi que, 'opcionalmente', o usuário pode instalar o Firestarter. Mas opcionalmente é apenas uma sugestão para instalar uma firewall. Eu entendi mal? Aliás, dá para usar bem, considerando que sou iniciante em Linux?

Obrigado!

VB5

Sim, recomendo. O Ubuntu não tem problemas com vírus, mas não é imune a invasões, como qualquer sistema. A Firestarter ( eu uso) é uma excelente firewall, muito simples de configurar, e muito eficiente. Basta nstalar, configurar as políticas de entrada ( depende da sua rede, se houver) e colocá-la para iniciar a cada sessão.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

glauco.s

Obrigado!

Já instalei, rodei o wizard e está tudo OK.  :)

Habilitei ICMP Filtering, mas os testes continuam acusando falha pelo ping. Mas deve ser por causa do meu roteador...

Bem simples usar essa firewall.

Uma coisinha estranha nela: habilitei tray icon e o minimize to tray, mas o ícone sempre some uns minutos depois...

Obrigado pela ajuda (de novo).

VB5

Ótimo!... realmente ela é simples e eficiente. Normalmente não habilito o ICMP filtering pois pode afetar proramas que usem  o ping para estabelecer conexão com outra máquina.
Quanto ao sumiço do ícone, é comum, e não sei a razão, mas ela continua rodando. Para certificar-se, abra o terminal e digite:

sudo /etc/init.d/firestarter status

e verá que continua ativa. Boa sorte!...

VB5

Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Kan