Tipo de Linux // OpenOffice

Iniciado por glauco.s, 15 de Abril de 2008, 18:01

tópico anterior - próximo tópico

glauco.s

Como trabalho profissionalmente com textos, preciso investir mais em softwares para isso. Estou usando o Writer que veio com o Ubuntu 7.10 -- ou seja, OpenOffice 2.3.

Disseram-me que o Ubuntu 8.4 já virá com o OpenOffice 2.4, mas não estou com paciência de esperar. Fui fazer download no site do OpenOffice. No entanto, ainda sou iniciante em Linux, e lá, ao escolher as opções de download, vi que eu devo clicar no download por LINUX DEB ou LINUX RPM. O que é isso? Como eu descubro?

Aliás, convém eu desinstalar antes o meu o 2.3 para então colocar o 2.4?

Obrigado!  ;)

agente100gelo

O ubuntu utiliza arquivos .deb.
Baixe os arquivos em uma pasta e execute o seguinte comando:

sudo dpkg -i *.deb
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

glauco.s

Oi, agente100seglo!

Devo desisntalar antes o o 2.3? Esse comando que você ensinou só atualiza ou desinstala a versão anterior?

agente100gelo

Citação de: glauco.s online 15 de Abril de 2008, 18:09
Oi, agente100seglo!

Devo desisntalar antes o o 2.3? Esse comando que você ensinou só atualiza ou desinstala a versão anterior?

Se não tiver nenhuma versão pode ir sem medo. Se tiver, já vi recomendação de desinstalar antes, mas sempre instalo assim que atualiza a versão.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

glauco.s

Darcamo

Só um detalhe, não precisa usar o comando (embora seja útil saber) para instalar por linha de comando.
Basta clicar duas vezes que o Ubuntu instala (vai pedir a senha, claro).

glauco.s

Obrigado!

Agora eu estava 'fuçando' aqui... pra aprender mais... e me vieram mais duas dúvidas...

(1) Não acho a instalação do o aqui. Onde fica? Algo equivalente ao 'Arquivos de Programas' do Windows, eu quero dizer.

(2) O Linux desinstala bem os programas? Quero dizer, a gente desinstala um programa no Windows, mas fica um monte de coisas para trás (o que me faz, volta e meia, formatar o HD). E no Linux?

Aliás, vocês, como experts, têm algum livro para indicar, um livro atualizado e com o passo a passo do Linux, para que eu não pergunte coisas básicas aqui? Por exemplo, para que é o diretório bin, o etc, o dev... Quero desbravar esse mundo, pois estou cada vez mais empolgado com o Ubuntu -- e nem quero mais ouvir falar do Vista (que eu comprei, mas não contem pra ninguém, por favor!!!).  ;)

Pra finalizar: alguém quer comprar o meu Vista original?  :D  ;D  ::)  :-*

wildner

Glauco,

Quando eu tinha o Gutsy instalei desta forma:

Baixe da pagina do broffice o pacote (endereço: http://www.broffice.org/download )

Desempacote em uma pasta de programas qualquer.

Instalação:
1. Remova primeiro o OpenOffice, digite no terminal o comando:
$ sudo apt-get remove openoffice*

Em seguida, arraste e solte no terminal a pasta DEBS do BRoffice (que foi descompactada) e digite antes do endereço que irá aparecer
$ sudo dpkg -i --force all *.deb

ou faça isso:
1. Abra o terminal>digite cd /nome da pasta onde esta a pasta DEBS
2. sudo dpkg - i --force all *.deb

Agora vamos instalar os ícones no menu "Escritório".

Feche o terminal e e no navegador de arquivos abra as pastas DEBS>Desktop-integration, localize o arquivo: .deb,  de dois cliques e mande reinstalar o pacote.(pronto)

Não se preocupe se não der certo é só reinstalar o openoffice que vc tinha através do Synaptic.

Ah para sua informação já estão trabalhando no Openoffice 3.0 já instalei e está muito legal. Mas está com muitos bugs ainda mas o visual está melhorando.

Ah outra dica Openoffice e Broffice são a mesma coisa, o Broffice é a tropicalização do openoffice para o Brasil pois se não me engano openoffice  já tinha sido registrado por outra empresa e este nome não pode ser usado no Brasil, Algo assim não tenho certeza.

Abs

wildner

Valew

wildner

Outra coisa o Broffice/Openoffice 2.4 não está muito diferente do 2.31, não uso muito e não notei muitas melhorias. Mas dizem que foram corrigidos muitos bugs e incrementado algumas funções, esperamos que o grande salto seja dado na versão 3.0 será lançada dentro de uns 6 meses aproximadamente. Ouu seja na veresão 8.10 do Ubuntu provavvelmente teremos um office mais bunitinho e quem sabe com mais usabilidade.

glauco.s

Oi, wildner!

Obrigado pelas dicas, inclusive quanto ao item no menu Escritório.

E é bom saber sobre a versão 3 do o. É o mais essencial para mim num computador (editor de textos). Insisto em atualizar o meu o de 2.3 para 2.4 porque estou enfrentando uns bugs. Um irritante: depois que usei o atalho de teclado CTRL+U para sublinhar uma palavra, a formatação itálico/sublinhado/negrito não funciona mais direito! Eu ativo uma delas e funciona, mas aí não desativa mais! Espero não ver isso na 2.4. No momento, sou obrigado a escrever o texto antes, então voltar, selecionar e aí sim aplicar a formatação. Enviei esse bug para o site deles.

glauco.s

Pela primeira vez eu me apertei muito...

:-\

Baixei o o 2.4 e descompactei, mas simplesmente não consigo desinstalar o 2.3! Não deu pelo Applications/Add-Remove. Mandou usar Synaptic. Mas no Synaptic me retornou UM MONTE de ocorrências com OpenOffice! Como eu apago com segurança? Vou desmarcando todas, uma a uma? Estranho... Devia ter uma opção de simplesmente desinstalar o pacote todo... É sempre assim a desinstalação de um software?

Só mais uma coisa, pois quero usar logo o 2.4 para o meu trabalho. Descompactei os arquivos da instalação. Vou seguir a dica de arrastar e soltar no terminal a pasta DEBS. Para isso os arquivos deb devem estar em algum lugar especial ou em qualquer diretório, mesmo que numa simples pasta no desktop?

OBRIGADO!

cristianoquaresma

Amigo faça como eu desinstale completamete o o pelo synapitic, depois instale a nova versão, comigo só deu certo assim.  :)

Fernando Rodrigues

Citação de: cristianoquaresma online 15 de Abril de 2008, 22:36
Amigo faça como eu desinstale completamete o o pelo synapitic, depois instale a nova versão, comigo só deu certo assim.  :)

Boa, Cristiano.
Eu sei que o pessoal aqui adora linha de comando, mas como o cara é usuário novato (assim como eu) o melhor é ensinar o modo gráfico!
Também costumo fazer as atualizações dos programas exatamente conforme você descreveu!

wildner

Glauco;

Vc pode instalar em qualquer pasta, Eu por exemplo instalo através da pasta instalções no meu home:   
EX: /Home/meunomedeusuario/Instalacoes/

Vou descrever passo a passo como eu faria para instalar este programa:
1.Copie o Broffice 2.4 par a pasta de instalação(aquela que vc queira instalar) e descompacte o arquivo.
2. Abra o terminal e entre na pasta onde esta o Broffice descompactado:
3.Desinstale o openoffice que vc tem com o seguinte comando: sudo apt-get remove openoffice* (depois confirme que realmente quer desinstalar)
4.Instale o Broffice com o seguinte comando: sudo dpkg -i --force all *.deb (vc tem que estar dentro da pasta (1)DEBS
5. Agora vc tem que instalar o menu de escritório que também poderia ser feito pelo terminal mas vamos fazer abrindo o Nautilus que o gerenciador de arquivo.
Vá até a pasta DEBS e dentro dela deve ter uma outra pasta, entre nela e instale o arquivo .deb (se não me engano é algo como desktop integration, algo parecido.

(1)A pasta DEBS esta dentro do arquivo descompactado.

dicas:
ao digitar ls no terminal vc vê aonde vc está
ao digitar cd ./home  vc entra na pasta home e assim por diante.
ao digitar cd /home/seunomedeusuario vc entra na pasta e nas subpastas também.
Obedeça maiúscula e minúscula ao digitar os comandos

Quanto ao arrastar é o mesmo processo só que de forma diferente: descompacte o Broffice entre na pasta descompactada e encontre a pasta DEBS com o botaõa direeito do mouse clique e mantenha clicado e arraste até o terminal  previamente aberto e solte, ou seja vc escreve no terminal o endereço aonde quer entra depois é só digitar antes cd e dar enter, pronto vc está dentro da pasta e é só digitar sudo dpkg -i --force all *.deb

Valeu

cristianoquaresma

Citação de: Fernando Rodrigues online 15 de Abril de 2008, 22:53
Citação de: cristianoquaresma online 15 de Abril de 2008, 22:36

Boa, Cristiano.
Eu sei que o pessoal aqui adora linha de comando, mas como o cara é usuário novato (assim como eu) o melhor é ensinar o modo gráfico!
Também costumo fazer as atualizações dos programas exatamente conforme você descreveu!

Nem sempre o usuário se acostuma fazer as coisas pelo terminal, então caso seja possível é muito mais fácil usar o modo gráfico.  ;D