Autor Tópico: Vista e agora Ubuntu  (Lida 2670 vezes)

Offline glauco.s

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 93
    • Ver perfil
Vista e agora Ubuntu
« Online: 12 de Abril de 2008, 16:46 »
Meus caros:

Quero entrar no Universo Linux. Antes de abrir este tópico, pesquisei no fórum. Não achei exatamente o que eu queria. Caso já exista a resposta, desde já peço desculpa.

Tenho o infeliz do Vista aqui. Meu desktop possui apenas um HD, por isso vou particionar. (Nem sei ainda como, estou descobrindo, mas vou particionar... Sou usuário de computador desde 1996, mas nunca precisei mexer com essas coisas, por isso não sei.)

Já baixei o Ubuntu 7.10. Vou gravá-lo em CD.

Reiniciarei o computador com o CD dentro, boot por CD. Até aqui, OK. Creio que saberei me virar no processo de instalação. MINHA DÚVIDA: escolher onde instalar o Linux e como garantir que, depois, ao ligar o computador, eu terei a opção no boot sobre qual sistema entrar. Como garantir isso? Pois tenho muitas coisas importantes no Windows e infelizmente precisarei trabalhar nele também. Se a opção de sistema não aparecer ao ligar o computador, ficarei perdido, sem noção de como 'forçar' a entrada de um ou outro.

Obrigado!

GLAUCO - Brasília

www.stonell.gs

~~~~~~~~~~~~~~~~~


alarcon

  • Visitante
Re: Vista e agora Ubuntu
« Resposta #1 Online: 12 de Abril de 2008, 17:47 »
Meus caros:

Quero entrar no Universo Linux. Antes de abrir este tópico, pesquisei no fórum. Não achei exatamente o que eu queria. Caso já exista a resposta, desde já peço desculpa.

Tenho o infeliz do Vista aqui. Meu desktop possui apenas um HD, por isso vou particionar. (Nem sei ainda como, estou descobrindo, mas vou particionar... Sou usuário de computador desde 1996, mas nunca precisei mexer com essas coisas, por isso não sei.)

Já baixei o Ubuntu 7.10. Vou gravá-lo em CD.

Reiniciarei o computador com o CD dentro, boot por CD. Até aqui, OK. Creio que saberei me virar no processo de instalação. MINHA DÚVIDA: escolher onde instalar o Linux e como garantir que, depois, ao ligar o computador, eu terei a opção no boot sobre qual sistema entrar. Como garantir isso? Pois tenho muitas coisas importantes no Windows e infelizmente precisarei trabalhar nele também. Se a opção de sistema não aparecer ao ligar o computador, ficarei perdido, sem noção de como 'forçar' a entrada de um ou outro.

Obrigado!

GLAUCO - Brasília

www.stonell.gs

~~~~~~~~~~~~~~~~~



Particionamento de HD e instalação do linux em dual boot com windows, principalmente para quem nunca fez, é um momento muito crítico e infelizmente não é possível prever que falhas não irão acontecer, na minha opinião, o que você pode fazer é tomar todos os cuidados para minimizar as chances de erros.

Primeiramente eu rodaria o LiveCD do Ubuntu, sem instalar, para ver se seu sistema roda numa boa com ele, depois faria um backup de tudo que você considera importante e que esteja na sua partição windows.

Com os passos anteriores já feitos, usaria o desfragmentador do windows para que os dados da sua partição windows fique no começo da partição para que você possa diminuir (redimensionar) o tamanho da partição windows sem apagar dados e com o que sobrar, formatar para o padrão do linux.

Sei, pelo que já li na internet, que o próprio Windows Vista possui um particionador de HD mais que não está explicito no sistema, portanto procure pelo google por ele.

Para simplificar você inicialmente poderia ficar somente com 3 partições ( a primeira o Windows Vista, a segunda para todo o linux Ubuntu e uma terceira com o tamanho do dobro de sua memória ram para a partição swap). Os tamanhos da partição Windows e linux você definiria ( como exemplo de um HD de 160 GB, poderia ficar assim 119GB para o windows, 40Gb para o Ubuntu e 1 GB de swap se você tem 512MB de memória ram,ou seja, o dobro).

Perlo windows vista você poderia particionar tudo (as 3 partições) em ntfs mesmo e quando do uso do LiveCd do Ubuntu e no momento  que fala em particionar você escolheria a opção manual (ou personalizada) clicaria na segunda partição e editava ela para formatar em ext3 (ou reiserfs) e o ponto de montagem / (raiz do sistema), para a terceira partição formatar como swap.

Esta é uma instalação simples, sem ter uma partição em separado para a /home

Se seu HD for SATA e todas as partições forem primárias seria assim:

sda1 = windows

sda2 = Ubuntu

sda3 = Swap


Atenção: Isso é só uma sugestão e caso outros colegas queiram exemplificar com algo melhor, fiquem a vontade. Muitos irão falar em mais outra partição para colocar a pasta /home,  local ondeo ficará todas as configurações e arquivos pessoais  dos usuários do Ubuntu, prefiro inicialmente indicar um tipo de instalação que fique com tudo apenas para ser mais simples e depois que o usuário tivesse mais familiarizado com o sistema possa mudar ao seu gosto.

===Editado===

Veja este link:
http://www.marcosdellantonio.net/2007/09/23/particionando-o-hd-no-windows-vista/

que mostra como particionar o HD pelo windows Vista
« Última modificação: 12 de Abril de 2008, 17:50 por alarcon »

Offline glauco.s

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 93
    • Ver perfil
Re: Vista e agora Ubuntu
« Resposta #2 Online: 12 de Abril de 2008, 17:52 »
Obrigado pela atenção, ALARCON!  ;)

Offline jonathas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
    • Ver perfil
Re: Vista e agora Ubuntu
« Resposta #3 Online: 12 de Abril de 2008, 19:41 »
o que eu fiz foi o seguinte
tambem tenho 1 hd e tinha o windows e queria colocar o ubuntu

usei o partition magic , um software que permite "modificar "os hds
no meu caso, eu tinha unidade C ( windows ) e D( onde salvava documentos ,musicas, etc) ambas formatadas em NTFS
minha unidade c = 20gb(estava usando 17)
minha unidade d= 20gb(estava usando 7)

o que fiz foi executar o partition magic e mudar o tamanho de D para 8 gb ( estava usando 7, ainda me sobra 1gb livre) e os outros 12 gb ficariam sem formatação(ESPAÇO VAZIO)

depois de inicializar com o cd do ubuntu  , ao chegar na parte de particionamente, vc seleciona MANUAL,
dai no meu caso:
apareçeu as 2 partições em ntsf e  UM ESPAÇO VAZIO( que eu criei com o partition magic lembra)
simplismente selecionei esse ESPAÇO VAZIO(que apareçerá como estando sem formatação) e algumas opçoes se abriram, entre elas: PARTICIONAR AUTOMATICAMENTE A PARTIÇÃO ( ou algo semelhante), e dai o resto é automatico, só precisa confirmar

nao sei se deu pra entender alguma coisa mas acho que seu caso é semelhante ao meu
« Última modificação: 12 de Abril de 2008, 19:45 por jonathas »

Offline A-THOMAZ

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 48
    • Ver perfil
Re: Vista e agora Ubuntu
« Resposta #4 Online: 13 de Abril de 2008, 23:21 »
pessoal, no momento da instalacao do Ubuntu, assim como qualquer Linux, existe o momento do particionador!

nao eh recomendado particionar um HD pra usar um sistema a partir de outro. Exemplo eh melhor particionar um HD pra Linux utiilzando Linux e Hd pra usar windows com particionador windows...

Depois de fazer as dicas que os colegas postaram aqui, as principais sao usar o sistema antes pelo CD, fazer back-up e desfragmentacao, voce pode particionar o sistema escolhendo a opcao MANUAL no momento de particionar o disco....

Utilizando a opcao manual, voce edita o disco antigo (inde esta o windows) e diminui um pouco a ponto de caber o seu Ubuntu...
Calcule sua memoria RAM e crie um disco swap com o dobro de sua memoria RAM...
Com o tamanho que sobrar (livre) crie uma particao ext3 ou ReiserFS...

eh bem intuitivo, apenas atente para o fato de fazer back-up e desfragmentacao do HD antes de tentar instalar!
Tambem antes de tentar instalar eh bom rodar varias vezes com o CD... aprender a conectar na internet ou configurar a rede...
Quando estiver se acostumando, voce pode instalar em DualBoot!

Logo, logo, voce vai querer ficar com todo o HD somente pra Linux Ubuntu e nao vai precisar mais da M$ pra nada!!
Abraco!
Seu celular é o mesmo desde 2001? Seu carro é o mesmo desde 2001?
Poucas coisas que você possui é de 2001! Porque o SO é de 2001?
Logo no computador, o maior símbolo de avanço e tecnologia...

Offline glauco.s

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 93
    • Ver perfil
Re: Vista e agora Ubuntu
« Resposta #5 Online: 14 de Abril de 2008, 15:54 »
Uepa!  :D

Tudo feito! Crime consumado!  :P

Mexi nas partições (criei) e instalei o Ubuntu ontem! Perfeito! Agora estou com ele e com o (cusp!) Vista!

Vou manter o (cusp!) Vista porque não sei do que posso precisar, mas certamente meu dia-a-dia será com o Linux! Beleza! Tentei 2 vezes, anos atrás, usar Linux, mas não gostei. Agora sim eu aprovei! Fantástico! Agora sou mais um divulgador do Ubuntu!  :)

Enfim... saí do 'LADO NEGRO DA FORÇA'!!! Tô ficando livre da Microsoft!  8)

Obrigado aos que responderam ajudando sobre a instalação.

GLAUCO - Brasília

www.stonell.gs


Offline shadowrsm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Re: Vista e agora Ubuntu
« Resposta #6 Online: 14 de Abril de 2008, 16:26 »
Olá Glauco,
só uma pergunta... como fica o particionamento, ou seja, é criada quantas partições e suas divisões?
Exemplo?
hda
swap
home

Como fica estas coisas e tamanhos?
"A amizade duplica as alegrias e divide as tristezas".

Offline glauco.s

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 93
    • Ver perfil
Re: Vista e agora Ubuntu
« Resposta #7 Online: 14 de Abril de 2008, 22:29 »
Oi, shadowrsm!

Sou usuário avançado de computador, mas só agora venho desbravar o Linux. Tentei outras vezes, mas não gostei. Pra mim, agora sim está ótimo. E decidi ficar pra valer.

Uma coisa posso garantir: a instalação desse Ubuntu é muito simples! Fiz 'brincando', apesar de esperar uma boa dificuldade.

Ficou assim: hda1=Windows XP  |  hda2=/home  |  hda3=Ubuntu  |  hda4=/Swap

Eu estava em dúvida sobre essa distinção, mas a instalação foi bem intuitiva, e na hora pude escolher cada partição e determinar o que cada uma seria. Beleza!

Ah! Eu ainda precisava criar as partições. E sabe como fiz? Como me sugeriram aqui no fórum: pelo próprio Vista! Fácil: nem foi preciso instalar outro programa...

Terminada a instalação, o computador foi reiniciado e eu já vi as escolhas: LINUX ou (cusp!) Vista.  ;)  :D

O que me ajudou muito foi um arquivo PDF de Júnior Madrigal. Pior que eu descobri o arquivo por um link aqui no fórum, mas não lembro onde... Se quiser, mande uma mensagem para mim, indicando seu e-mail, e eu envio como anexo. E o site desse autor é www.juniormadrigal.pro.br.

Boa sorte!  :)

GLAUCO

www.stonell.gs

======

Offline wildner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
    • Ver perfil
Re: Vista e agora Ubuntu
« Resposta #8 Online: 14 de Abril de 2008, 22:37 »
Curiosidade, que versão vc instalou?

Offline glauco.s

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 93
    • Ver perfil
Re: Vista e agora Ubuntu
« Resposta #9 Online: 14 de Abril de 2008, 22:55 »
Wildner, a 7.10.


Offline shadowrsm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Re: Vista e agora Ubuntu
« Resposta #10 Online: 15 de Abril de 2008, 06:05 »
Obrigado pela dica amigo,
eu estou com um problema, ou seja, meu notebook da marca CCE modelo J-75A não executa o Ubuntu, pois na hora que fica na tela com a barra de progresso o mesmo trava e só com reset na máquina depois disso  >:(

Mas gostaria de perguntar outra coisa para você, eu tenho um micro aqui em casa que já está particionando em HD C: e D: sendo o C: com 80GB e o D: com 20GB que utilizo o mesmo para backup, então só gostaria de saber se você mandou instalar no processo -> MANUAL <- na hora da escolha de particionamento, pois vou colocar o Ubuntu no HD de 20GB, eu acho que dá de espaço e sobra?

Grato,
Renato

PS: Muito obrigado por pela apostila, pois consegui fazer o download pelo link que você adicionou  ;)
"A amizade duplica as alegrias e divide as tristezas".

Offline wildner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
    • Ver perfil
Re: Vista e agora Ubuntu
« Resposta #11 Online: 15 de Abril de 2008, 13:10 »
Glauco,

A versão 8.04 está quase saindo do forno. Esta versão está muito legal com algumas melhorias tanto no Gnome; no sistema em geral e programas mais atualizados. (Firefox , Openoffice 2.4, Gimp 2.4.5.

Se vc quiser atualizar, sugiro que aguarde uns 20 dias após o lançamento para que todos os bugs sejam corrigidos, tendo assim uma maior estabilidade.

Para Atualizar:
Atualização do sistema atual
1. sudo apt-get upgrade

Upgrade da distribuição (Atualização da Distribuição)
2. sudo update-manager -c -d

Vc terá que ter uma boa Conexão pois são muitos arquivos a serem baixados:

Abs

Offline shadowrsm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Re: Vista e agora Ubuntu
« Resposta #12 Online: 18 de Abril de 2008, 08:33 »
Obrigado amigo, é exatamente isso que estou esperando para poder instalar o meu novo sistema :)
"A amizade duplica as alegrias e divide as tristezas".

Offline glauco.s

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 93
    • Ver perfil
Re: Vista e agora Ubuntu
« Resposta #13 Online: 18 de Abril de 2008, 17:27 »
shadowrsm: sou novo no universo Linux, por isso não sou a pessoa certa para responder aquela sua dúvida. Mas acho que posso dizer que você certamente deve colocar no MANUAL ao instalar. Pelo que sei, no AUTOMÁTICO a instalação pode apagar seu Windows e você perder todos os seus dados. Eu fiz backup em DVD antes de instalar, para me garantir.

Quanto ao 20GB, foi o que coloquei para mim e está tudo ótimo aqui.

wildner: obrigado pela dica sobre a atualização.  :)